Finalmente tivemos acesso à terceira publicação do Aranha de Saladin Ahmed no Brasil, lançada em janeiro de 2021 pela Panini. Em Miles Morales: Homem-Aranha – 3: Assunto de Família voltamos a ter não só o bairro do Brooklyn, mas toda Nova York muito presente. E a trama, mais uma boa notícia, vai ganhando aos poucos mais profundidade – e torcemos para que continue assim –.

É óbvio, mas necessário dizer, que a HQ, assim como este Ultimato, são mais indicados para quem já leu Miles Morales: Homem-Aranha – 1: Direto do Brooklyn e Miles Morales: Homem-Aranha – 2: Cai Dentro!. Teremos spoilers das duas publicações nas próximas linhas.

O roteiro de Saladin Ahmed continua contando com os desenhos de Javier Garron, desta vez com participações de Ig Guara, Zé Carlos, Ray Anthony Height e Belen Ortega. A arte, no entanto, mantém uma coesão bem interessante em seus traços atuais.

.

Miles Morales Homem-Aranha 3: Assunto de Família – O Ultimato 1

.

Qual é a trama de Miles Morales: Homem-Aranha – 3: Assunto de Família

.

Conforme visto na edição anterior, Aaron Davis, tio de Miles, precisou dever serviços como forma de pagamento para conseguir seu novo e eficiente uniforme de Gatuno e salvar o sobrinho.

Miles Morales, ao perseguir o grupo de criminosos que está fazendo a distribuição de uma nova droga pelas ruas do Brooklyn, acaba seguindo pistas e chegando à cobertura de um prédio em Washington Heights onde seu tio tem na mira Don Cardelino, um chefe de gangue rival de Ultimatum – aquele mesmo que “atropelou” Miles na edição anterior –. O assassinato servirá para pagar a dívida de Aaron com o crime organizado.

.

Miles Morales Homem-Aranha 3 Assunto de FamíliaMiles e o tio Aaron terão que cruzar Nova York inteira com caçadores de recompensas na cola

.

Por influência de Miles, o plano não dá certo. Ceres Goldstein, o contato de Gatuno que lhe entregou o novo uniforme, comunica por meio de um holograma que a cabeça dele está à prêmio. E é por meio desse diálogo que percebemos fortes ligações sentimentais entre Aaron e Ceres. A criminosa sugere que se ela mesma o capturar, pode negociar um acordo com Ultimatum, para quem o serviço seria feito.

Aí que a aventura começa de verdade. O Homem-Aranha e seu tio precisam cruzar a cidade de Nova York praticamente inteira, de Washington Heights à Red Hook, Brooklyn, base de operações de Ceres. Claro, com muitos criminosos e caçadores de recompensas da cidade no caminho de ambos.

O primeiro, inclusive, é o atrapalhado e agora “brother” Rino. Preciso dizer que a união dele com o Homem-Aranha em Miles Morales Homem-Aranha 1: Direto do Brooklyn foi bem legal, mas prefiro o vilão sendo vilão.

.

Miles Morales Homem-Aranha 3 Assunto de FamíliaRino é um dos primeiros interessados no prêmio pela cabeça do Gatuno

.

É só na segunda metade da revista que o Duende Verde Ultimate volta a aparecer. Desta vez para dar bem mais trabalho, junto com um exército de duendes verdes menores, colocando toda a Academia de Visões do Brooklyn em perigo.

Isso se dá porque em determinado momento o Norman Osborn da Terra-1610 rastreia Miles Morales, que já estava à paisana e pronto para uma reunião de observação acadêmica – meio que um acompanhamento para alunos problemáticos que define se eles seguirão ou não na escola –.

Se você vem acompanhando a série, já deve concluir que isso é resultado da perseguição do vice-diretor Lyle Dutcher. O chatíssimo “educador”, que não suporta Miles Morales e o vê como um grande preguiçoso, acaba protagonizando uma das partes mais legais da HQ. Deixarei você descobrir qual é ao fazer a leitura.

.

Miles Morales Homem-Aranha 3 Assunto de FamíliaDuende Verde Ultimate na Academia de Visões do Brooklyn, ao lado de suas cópias menores

.

Vale a pena ler?

.

A aventura do Homem-Aranha com seu tio pelas ruas de Nova York enfrentando os mais diversos vilões é incrivelmente divertida. O clímax na Academia de Visões do Brooklyn também consegue fazer com que não queiramos soltar o gibi de jeito nenhum.

O enredo segue e, de forma bem cadenciada, os elementos apresentados até aqui vão “engrossando o caldo” da história. Tudo isso caminha junto com os ambientes – a Academia de Visões do Brooklyn, o bairro, a cidade – e relacionamentos familiares, amorosos e de amizade de Miles, ajudando a manter a essência do herói aracnídeo.

Muita coisa parece estar sendo armada por Saladin Ahmed para as sequências, como a dúvida que o Aranha deverá ter entre Barbara Rodriguez e Tiana Toomes (Canora), as responsabilidades de irmão mais velho, o crescimento de Ultimatum no plano de fundo da história, agora mostrando domínio sobre o crime organizado de Nova York, o exército de duendes verdes, a forma que o Universo Ultimate será trabalhado e do que a nova droga que circunda a cidade é capaz.

Os vilões não parecem mais “fogo de palha” como o Lápide no primeiro volume. A história nos prende e tudo parece fazer sentido. Tomara que Ahmed valide as expectativas que está criando.

.

Gostou do texto? Confira outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o Ultimato do Bacon!

CAPITÃO STONE: O QUE ACONTECEU COM O CAPITÃO STONE? – O ULTIMATO

THANOS: SANTUÁRIO ZERO – O ULTIMATO

ESTRANHAS AVENTURAS VOL 1 DE TOM KING – O ULTIMATO

.

Miles Morales Homem-Aranha 3: Assunto de Família – O Ultimato 2

Avaliação: Bom!

.

Compre Miles Morales Homem-Aranha 1: Direto do Brooklyn clicando na capa abaixo! 

.

Miles Morales Homem-Aranha 3 Assunto de Família

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: