Se você ainda não leu Miles Morales: Homem-Aranha – 1: Direto do Brooklyn, sugiro que leia antes de chegar aqui. E caso tenha lido o Ultimato anterior (confira aqui), já posso dizer que o enredo começa a ganhar uma linha de condução interessante, com um pouco mais de profundidade ao terreno trazido por Saladin Ahmed no primeiro volume.

Em Miles Morales: Homem-Aranha – 2: Cai Dentro! temos a sequência da run de Ahmed nos quadrinhos de Miles Morales, contendo os títulos Miles Morales: Spider-Man 7-10 e Free Comic Book Day 2019. Na primeira mensal, curiosamente, Javier Garron divide o lápis com outros três artistas: Alitha Martinez, Ron Ackins e Vanessa Del Rey.

É estranho mas muito legal ver o Miles Morales ser desenhado de formas tão diferentes em uma mesma sequência. Em determinado momento, a arte chega a nos lembrar do búlgaro Alex Maleev, que trabalhou com Brian Michael Bendis – um dos criadores do personagem – nos quadrinhos do Demolidor do início dos anos 2000. No final, a arte de Garron segue parecendo a escolha certa para a HQ.

.

Qual é a trama de Miles Morales: Homem-Aranha – 2: Cai Dentro!

.

Logo de início temos uma novidade na família de Miles Morales. Não contarei qual é para não estragar a surpresa. Mas rapidamente esse momento familiar dá lugar a um tenso clima de sci-fi e suspense quando o jovem herói é sequestrado e mantido em um local de fuga aparentemente impossível.

No cativeiro, meio futurista por dentro, Miles é obrigado a realizar testes de seus poderes e agilidade à exaustão, sob pena de seus amigos e familiares serem mortos.

.

Miles Morales Homem-Aranha – 2 Cai Dentro! Nesta HQ, Miles Morales é sequestrado e mantido em um prédio que nos lembra quadrinhos e filmes sci-fi

.

Enquanto ele vive esse pesadelo, seu pai, Jefferson Davis – ex-agente da SHIELD -, e seu tio Aaron Davis – ex-vilão Gatuno e Aranha de Ferro – precisam se juntar para encontrar Miles, sumido há dias. Mesmo se você não conhece a história dos dois não é preciso ser adivinho para supor que eles têm um relacionamento dificílimo entre irmãos, um seguindo pelo caminho da lei e outro da vilania.

Para piorar, Aaron não tem mais o poderoso uniforme de Aranha de Ferro – criado por Tony Stark – e tampouco dinheiro para comprar um novo uniforme, o que fará com que ele, que havia saído do mundo da vilania, precise tomar uma importante decisão para conseguir um novo equipamento: dever um favor para o mundo do crime e salvar seu sobrinho ou deixá-lo desamparado em meio ao perigo?

É legal perceber que o filme coreano Oldboy (2003), onde o protagonista também é sequestrado e testado sem entender o real motivo, parece ter sido uma das referências e inspiração para algumas partes da revista, como em uma cena em que os irmãos Davis descem a escadaria do prédio com muita porradaria no que lembra um famoso plano-sequência de luta do longa-metragem, filmado horizontalmente em um corredor estreito.

.

Miles Morales Homem-Aranha – 2 Cai Dentro! Página possivelmente inspirada na famosa cena do corredor de Oldboy (2003)

.

Mas é na fase seguinte da HQ que os antigos fãs do Homem-Aranha e do Universo Ultimate ficarão mais contentes. Pela primeira vez o Duende Verde Ultimate, uma versão monstruosa e “boladona” de Norman Osborn da Terra-1610 – aquela em que Miles surgiu –, aparece quebrando um laboratório no Brooklyn. Pouco depois, surge um vilão chamado Ultimatum, com uma duvidosa relação com o prefeito da cidade, Wilson Fisk.

.

Vale a pena ler Cai Dentro?

.

A boa notícia, caso você tenha lido Miles Morales: Homem-Aranha – 1: Direto do Brooklyn, é que a história vai ganhando corpo. O problema da falta de um grande vilão na primeira revista não é 100% resolvido, mas o desafio e as decisões morais tornam este segundo volume um pouco mais denso em relação a profundidade da história.

E mais, Ahmed nos dá dicas consistentes de que os dois vilões serão protagonistas de uma trama bem mais complexa.

.

Miles Morales Homem-Aranha 2: Cai Dentro! – O Ultimato 1

.

O Brooklyn, aqui, fica mais em segundo plano, mas está presente. Se no primeiro volume o apelo estava muito mais no relacionamento de Miles com os colegas da Academia de Visões do Brooklyn e seus interesses amorosos, aqui o relacionamento familiar acaba tomando destaque.

A preocupação e a forma de lidar de toda a família com o desaparecimento do Homem-Aranha, o desespero da mãe, o reencontro dos irmãos e a forçada trégua entre eles para salvar o garoto…

.

Miles Morales Homem-Aranha – 2 Cai Dentro! Ultimatum e Duende Verde: será o ressurgimento do Universo Ultimate?

.

Na parte final de Miles Morales: Homem-Aranha – 2: Cai Dentro! há ainda dois bônus muito divertidos: A origem Secreta de Canora! (Miles Morales: Spider-Man 10) e Rivalidade Amigável (Free Comic Book Day 2019). No primeiro, de forma breve, somos levados ao relacionamento de Canora com seu avô, Adrian Toomes, o clássico vilão Abutre, em Detroit, cidade de sua família.

Já no segundo, temos uma disputa entre Peter Parker e Miles Morales para descobrir se a melhor pizza de Nova York fica no Queens ou no Brooklyn. Quem vencerá?

Miles Morales: Homem-Aranha – 2: Cai Dentro! dá mostras de que a run de Saladin Ahmed pode ficar cada vez mais interessante. E isso serve tanto para novos leitores do Aranha quanto para os fãs do Universo Ultimate.

.

Miles Morales Homem-Aranha 2: Cai Dentro! – O Ultimato 2

Avaliação: Bom!

.

Compre Miles Morales: Homem-Aranha – 2: Cai Dentro! clicando na capa abaixo! 

.

Miles Morales Homem-Aranha – 2 Cai Dentro!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: