A HQ Brasileira Despacho é mais uma antologia de terror que possui muitos elementos do folclore nacional. Essa característica é super interessante e torna o terror mais próximo da nossa realidade – o que, normalmente tende a afetar mais o leitor. 

A HQ Despacho é um volume único que foi publicado em capa cartão pela editora Draco em 2017. A publicação conta com 8 histórias independentes que variam nos tons de terror, desde o satírico até o terror que visa realmente chocar. Alessio Esteves, Victor Freundt, Samuel Sajo e Fernando Barone são alguns dos nomes envolvidos na antologia que possui times criativos diferentes em cada trama.

.

DespachoVictor Freundt abre a antologia de Despacho com a história “”O Diabo que te Carregue”

.

As histórias da HQ Brasileira Despacho

.

Como qualquer antologia, é natural que tenhamos oscilações mas posso dizer, de uma maneira geral, que a coletânea proposta na HQ Despacho vale muito a pena. As histórias, que sempre dialogam com o nosso folclore, tendem a ser caricatas e ter uma pitada de humor. Não espere uma seleção que tenha a intenção de te chocar nem nada do gênero (para os fãs de terror brasileiro, vale conhecer também Gibi de Menininha).

Dentre as oito histórias que compõem Despacho, tiveram três que realmente me impactaram. Vale ressaltar que as outras não são ruins mas não ficaram na minha cabeça. 

.

DespachoUm corretor de imóveis é assombrado na trama de “O Castelo” de Alessio Esteves e André Martuscelli

.

“O Diabo que te carregue” de Victor Freundt é uma das HQ´s mais divertidas da coletânea e é ela que abre a HQ  Despacho. Na trama vemos um homem, tido como covarde, indo recorrer a um velho que possuía poderes mágicos por, supostamente, ter roubado o gorro do Saci. A trama fica mais sombria a cada virada de página mas nunca perde seu ar caricato. O desfecho foge da tradicional “surpresa do final”  e funciona muito bem!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

Já “Lupina” de João Carpalhau e André Oide tem uma estrutura mais tradicional no que diz respeito aos contos de terror. O que realmente surpreende aqui é o ar de brasilidade da história que evoca locais famoso de São Paulo e de outras regiões do país. A representação do “monstro da trama” também é bem legal!

.

DespachoO inusitado conto “brutalizados no sítio” mostra o destino de três pervertidos que mexem com poderes ocultos

.

“Fúria Ancestral” de Fernando Barone e Eder Santos é o terceiro conto que fecha o meu Top 3. Aqui vemos uma antiga maldição dos índios sendo utilizada para parar a ganância do homem branco. O Problema é que magia, seja ela qual for, sempre cobra o seu preço.. A HQ é que tem o tom mais escuro e trágico de todas da coletânea.

Apesar de não estar entre as minhas favoritas, vale ressaltar a bizarrice do conto “brutalizados no sítio”  de Airton Marinho e Samuel Sajo. A HQ acompanha três personagens perturbados que sequestram uma pessoa para sodomizá-la. O problema é que a proximidade do local escolhido para o ato com a floresta pode fazer com que acontecimentos estranhos ocorram. A trama é realmente fora da caixinha e digna dos trabalhos mais perturbados de Garth Ennis (como Preacher e Crossed). 

.

DespachoFúria Ancestral é o conto com o tom mais sério na antologia da HQ Despacho

.

A HQ brasileira Despacho é uma boa antologia de terror que tem histórias memoráveis. Indico a leitura para os que buscam um terror mais caricato com elementos de folclore ao invés do tradicional gore ou de um terror que se leva mais a sério. Vale a pena conhecer o trabalho dos autores envolvidos e mergulhar em cenários mais próximo do cotidiano dos brasileiros.

Confira outras dicas de HQ´s de Terror aqui!

 

Compre Despacho clicando na capa abaixo!

.

Despacho

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: