Ultimato do Bacon

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell – O Ultimato

Em 29 de Ago de 2022 4 minutos de leitura
X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell - O Ultimato (1)

O grupo de mutantes mais famoso da Marvel enfrenta Magneto em um confronto completamente diferente de todos os outros! Em 1993 começava uma trama impressionante que tratava de temas como legado, sonhos, perda.

Tudo que uma boa história de Xavier e seus discípulos tem! X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell foi uma mega saga que envolveu todo o universo mutante. A narrativa contou com arte de grandes nomes da Casa das Ideias como Brandon Peterson, Joe Quesada, John Romita Jr. e muitos outros.

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell chegou ao Brasil pela primeira vez em 1996 pela editora Abril. A saga foi dividida em diversas revistas da linha regular dos mutantes mas seu “marco zero” aconteceu na edição “X-Men” #90 de 1996.

Dica para o leitor: Se você é fã dos mutantes, vale conferir a nossa lista de Melhores HQs dos X-Men!

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell - O Ultimato (5)

Logan e Magneto travam um confronto épico na HQ X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell

A trama da HQ X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell

O maior inimigo dos X-Men está – aparentemente – morto, mas seu legado sobrevive! A trama de Atração Fatal começa mostrando a atuação dos Acólitos, um grupo de seguidores de Magneto que acreditam que seus ideais eram os corretos e estão dispostos a lutar contra os humanos para fazer valer a vontade de seu messias caído. O grupo é extremamente violento e sua atuação dá trabalho para Xavier e seus discípulos.

A história segue dando voz para dramas pessoais e para as consequências da violência do grupo seguidor de Magneto. Suas ações fazem com que os humanos se tornem cada vez mais reativos e temerosos e vemos a X-Factor de Alex Summers, o Destrutor, tendo que lidar com algumas dessas consequências.

Enquanto a X-Factor e o Professor X tentam minimizar os problemas com a raça humana, Colossus é obrigado a lidar com um vírus imbatível que está acometendo sua pequena irmã – Illyana.

Enquanto tudo isso acontece, paira a dúvida: Magneto realmente está morto?

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell - O Ultimato (4)

Ciclope e os X-Men lidam com as consequências de um ataque na HQ X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell

Podemos dizer que a trama se divide em dois momentos: antes e depois do retorno de Magneto. Confesso que acho as histórias que antecedem a volta do mestre do magnetismo pouco inspiradas e meio arrastadas (com raras exceções como as tramas de confronto com os acólitos e o embate de ideias entre o Professor X, o Senador Kelly e Creed).

Essas histórias duram pouco mais da metade da saga Atração Fatal e acabam alinhando as “peças” para que o retorno do vilão principal seja ainda mais impactante!

Podemos dizer que a grande diversão do leitor está mesmo nas narrativas que se passam após o retorno de Magneto. Ele se coloca como uma espécie de messias que pretende criar um paraíso para os mutantes.

O personagem me parece mais extremista do que nunca e algumas narrativas nos mostram mais do seu passado para que fique claro como ele chegou naquele estágio de “loucura”. Aliás, a definição do que é Magneto (louco ou defensor dos mutantes?) é bem interessante e temos argumentos bons que defendem e condenam sua atuação.

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell - O Ultimato (3)

Magneto retorna triunfante na HQ X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell

Por mais que a trama de Fabian Nicieza e Scott Lobdell consiga trabalhar bem na construção do embate e nos argumentos que diferem e aproximam Magneto e Xavier, é inegável que a ação acaba roubando a cena. A HQ é recheada de confrontos impactantes e temos a famosa cena da extração do adamantium de Wolverine ocorrendo em um confronto da história.

Além disso, vemos uma faceta mais extremista do próprio Professor Xavier que acaba tomando ações que em muito se assemelham às de seu oponente para impedi-lo de causar um mal ainda maior.

O confronto final é épico e bem no estilo X-Men: muito drama, consequências e cenas de tirar o fôlego. Por mais que todos os personagens ganhem os holofotes em algum ponto, é bacana destacar a jornada de Colossus e Xavier – além do próprio Magneto. Eles mudam muito no decorrer da saga e suas crenças e ações são postas a prova com alguma frequência.

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell - O Ultimato (2)

Xavier reúne um time para enfrentar Magneto na HQ X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell é uma saga que tem todas as características marcantes dos mutantes da década de 90: grandiosidade nas histórias, dilemas morais frequentes e muita – mas muita! – ação. Para os leitores mais novos, acho que a saga tem apenas um defeito: se alonga mais do que deveria.

Algumas situações poderiam ser resolvidas de forma mais rápida e direta, enquanto outras acabam sendo subutilizadas. Apesar disso, o clima da equipe é bem mais maduro do que as histórias da década anterior e aquele ar de “malhação” com o foco em “quem gosta de quem” dá lugar a dilemas mais profundos e a relações mais bem construídas (do ponto de vista do entendimento do leitor atual).

X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell é uma ótima história para os leitores que querem conferir uma saga marcante e clássica dos mutantes da Marvel!

Quer ler outras histórias marcantes da Casa das Ideias? Confira nossa lista de Melhores HQs da Marvel!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre X-Men Atração Fatal de Fabian Nicieza e Scott Lobdell clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade