Ultimato do Bacon

Tungstênio de Marcello Quintanilha – O Ultimato

Em 30 de Jan de 2023 3 minutos de leitura
Tungstênio de Marcello Quintanilha - O Ultimato (4)

A vida de quatro personagens se cruzam em uma trama cotidiana com elementos surreais que se passa na Bahia. Tungstênio de Marcello Quintanilha começa mostrando um ex-militar que quer impedir uma pesca com bombas (não, eu não digitei errado) que está acontecendo na orla e a história logo se torna algo muito maior e mais pessoal para todos os envolvidos. A narrativa me lembrou muito o filme ganhador do Oscar “Crash – No Limite” (2004) mas com aquele gingado e jeitinho que só o brasileiro tem!

A HQ Tungstênio de Marcello Quintanilha foi originalmente lançada em 2014 pela editora Veneta em uma edição capa dura e contando com 188 páginas em preto e branco. A obra já virou filme – em um lançamento homônimo de 2017 que conta com direção de Heitor Dhalia e nomes como Samira Carvalho Bento, Jamile Alves e Juarez Alves no elenco!

Dica para o leitor: Se você quer conhecer outros grande quadrinhos nacionais, confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras

Tungstênio de Marcello Quintanilha - O Ultimato (3)

Richard é um policial engajado e cheio de defeitos na HQ Tungstênio de Marcello Quintanilha

A Trama da HQ Brasileira Tungstênio de Marcello Quintanilha

Antes de falarmos da trama em si, é importante salientar a habilidade que Quintanilha tem em criar personagens que parecem reais. Nada de heróis em armaduras reluzentes e vilões caricatos que querem dominar o mundo. As narrativas propostas pelo autor trazem – consistentemente – personagens falhos, humanos e que nos passam uma sensação de realidade que impressiona.

A história da HQ Tungstênio acontece na Bahia e tem quatro grandes protagonistas: o policial Richard e sua mulher Keira, o ex-militar aposentado conhecido como Seu Ney e o jovem que está envolvido “com coisas erradas” chamado Caju.

Esses personagens veem suas histórias se cruzarem quando Seu Ney decide denunciar uma pesca ilegal com bombas que estava acontecendo na orla. Acompanhado de Caju, ele percebe que o exército do forte não irá se mover para impedir o crime e é aí que as coisas aceleram fortemente na trama!

Tungstênio de Marcello Quintanilha - O Ultimato (2)

Cenas de ação povoam as páginas da HQ Tungstênio de Marcello Quintanilha

Caju – obrigado a ajudar Seu Ney – chama o policial Richard (que também estava na orla) para impedir o crime. Toda essa história, que tem um final alucinante, vai sendo recheada com flashbacks  que nos ajudam a entender um pouco mais a essência de cada um dos personagens.

E a situação de perigo acaba fazendo com que eles também descubram mais sobre si mesmos (mesmo que depois não queiram admitir os fatos).

A personagem menos conectada a tal pesca ilegal é Keira – que está sofrendo com graves problemas crônicos no casamento com Richard.

O interessante é que esses flashbacks nos ajudam a ver como os próprios personagens são percebidos pelos outros protagonistas da história – Keira é casada com Richard que já deu uma “dura” em Caju que é conhecido de Seu Ney. Tudo já estava levemente conectado e essas conexões só aumentam com o passar das páginas.

Tungstênio de Marcello Quintanilha - O Ultimato (1)

Keira e Richard tem problemas no casamento na HQ Tungstênio de Marcello Quintanilha

A comparação que fizemos com o filme ganhador do Oscar “Crash – No Limite” (2004) não foi à toa. As duas obras tem uma narrativa macro muito interessante acontecendo, mas o que brilha de verdade na leitura é a construção dos personagens, suas atitudes contraditórias e o meio no qual estão inseridos.

Tungstênio de Marcello Quintanilha é interessante justamente por estar tratando de uma realidade tipicamente brasileira com cenários e personagens altamente reconhecíveis. Os defeitos de cada um dos protagonistas acabam sendo suavizados por atitudes e revelações que vão aparecendo no decorrer da narrativa.

Se você busca uma história complexa, cativante, com ritmo ágil e que exala brasilidade, essa obra vai te surpreender e certamente vai figurar na sua lista de favoritas!

Conheça outras obras de Quintanilha nos nossos reviews de Escuta Formosa Márcia e Luzes de Niterói!

Avaliação: Excelente!

Compre Tungstênio de Marcello Quintanilha clicando na capa abaixo! .

Tungstênio de Marcello Quintanilha - O Ultimato (1)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade