Ultimato do Bacon

Tex Pela Honra do Texas de Mauro Boselli e Maurizio Dotti – O Ultimato

Em 18 de Jan de 2024 3 minutos de leitura

O que será que Tex e seu fiel pard Kit Carson fizeram durante a sangrenta guerra civil americana? Se você já se fez essa pergunta alguma vez, é possível que a leitura de Tex Pela Honra do Texas de Mauro Boselli e Maurizio Dotti te agrade bastante! 

Lançado em 2023 pela Bonelli na Itália, a HQ chegou ao Brasil no mesmo ano e traz uma história completa em pouco mais de 240 páginas. A trama se destaca por mostrar peripécias de Tex e Carson quando eles ainda não atuavam constantemente em parceria.

Dica para o leitor: se você é fã do mais famoso ranger das HQs, confira nossa lista de As Melhores HQs de Tex

Tex e Carson precisam lidar com o ódio dos sulistas na HQ Tex Pela Honra do Texas de Mauro Boselli e Maurizio Dotti

A Trama da HQ Tex Pela Honra do Texas de Mauro Boselli e Maurizio Dotti

Tex e Carson, que ainda não atuavam constantemente juntos, começam a contar a Kit – o filho de Tex – uma de suas grandes histórias do passado. Essas memórias voltaram a ganhar os holofotes por conta de um evento que o trio vai acompanhar e esse é o catalisador para que os dois amigos revivam a trama que participaram em detalhes.

A história se desenrola em duas frentes e cada uma é comandada por um dos experientes Rangers. Tex e Carson se alternam no papel de narradores e isso dá uma dinâmica pouco comum à narrativa. Todo conto tem relação com colonos alemães que viviam no Texas mas que não concordavam com a posição do estado na guerra e por isso eram considerados traidores pelos sulistas.

A animosidade vai ganhando escala e em pouco tempo a vida desses colonos passa a correr risco e a intervenção de Carson e Tex – que fizeram de tudo para não se envolverem na guerra – tem o propósito de salvar a vida dessas pessoas.

Carson precisa lidar com violentos mascarados na HQ Tex Pela Honra do Texas de Mauro Boselli e Maurizio Dotti

A narrativa, que não é necessariamente inovadora, se destaca por dar protagonismo para dois personagens que muitos leitores adoram: Kit Carson e a detetive Kate Warne. Os dois são vitais na missão e sem eles o destino dos colonos poderia ser muito pior.

Essa dinâmica de ver os pards trabalhando separados (sem um saber do envolvimento do outro) e se cruzando apenas no final fez com que a leitura realmente conseguisse sair do lugar comum para mim.

É inegável que o formato da história fez com que ela ficasse mais verborrágica do que outros contos de Tex. A sensação é de que Mauro Boselli quis explicar demais os acontecimentos (colocando detalhes e personagens desnecessários) e isso fez com que a leitura se tornasse um pouco maçante em alguns momentos – principalmente no começo.

Não chegou a ser um problema na minha visão pois a bela arte de Maurizio Dotti e as ótimas situações que foram apresentadas compensaram muito!

Kit Carson e Kate Warne se cruzam na HQ Tex Pela Honra do Texas de Mauro Boselli e Maurizio Dotti

destaca por “romper” de maneira leve com o tradicional modelo das histórias do ranger da Bonelli. Essa mudança “leve” na “fórmula” me fez imergir ainda mais na trama – que é capaz de trazer bons plot twists e boas cenas de ação – tudo que um bom fã de faroeste gosta!

Se você é fã de Tex ou adora uma boa história de faroeste que mexe com eventos históricos, essa leitura vai te agradar em cheio!

Mergulhe na juventude do famoso personagem da Bonelli conferindo nossa matéria Conheça a HQ Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade