Ultimato do Bacon

As Melhores HQs de Tex

Em 1 de Nov de 2023 9 minutos de leitura

Criado pela dupla Gianluigi Bonelli e Aurelio Gallepini em 1948, e originalmente publicado na Itália, Tex é um dos personagens de westerns mais amados do mundo, conquistando uma legião de fãs também aqui no Brasil. Para celebrar seus 75 anos, a equipe do UB se reuniu para elencar nossas histórias favoritas do personagem e indicar para vocês nesta matéria. 

Dica para o leitor: Além de Tex, já indicamos outros quadrinhos da italiana Sergio Bonelli Editore que valem a pena serem lidos, confira na matéria Além de Tex: Séries e HQs da Bonelli que Você Precisa Conhecer!

Sem mais delongas, vamos a lista de As melhores HQs de Tex

Índice

As Melhores HQs de Tex

El Muerto de Sergio Bonelli e Aurelio Galleppini

A história, que tem Sergio Bonelli no roteiro e Aurelio Galleppini na arte, gira em torno do desejo de vingança de um homem conhecido como El Muerto contra Tex, responsável pela morte dos irmãos do bandido alguns anos atrás. Ele planeja liquidar o ranger em um duelo no mesmo cemitério em que seus irmãos estão enterrados e, para fazer com que Tex aceite o desafio, 

El Muerto inicia uma verdadeira saga de assassinatos e espancamentos de pessoas que estão muito próximas ao herói.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Almanaque Tex n° 7, Tex Coleção n° 242 e Tex Edição Histórica n° 96

O Vale do Terror de Claudio Nizzi e Magnus

Em um vale escondido nas montanhas da Califórnia, uma seita de assassinos asiáticos impõe o terror. Quando o proprietário de uma mina ou um fazendeiro recebe um sinistro aviso, ele não tem escapatória… sua morte é certa e dolorosa. As autoridades locais estão tontas e sem pistas dos criminosos. Mas Tom Devlin, o chefe da polícia de São Francisco, chama Tex e Carson para investigar. 

A história não só impressiona pelo incrível roteiro de Claudio Nizzi, que usa como pano de fundo fatos históricos da criação do estado da Califórnia, mas também pela magnífica arte de Magnus, que levou sete anos para concluí- la.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante n° 13 e Tex Edição Gigante em Cores n° 9 , e pela Salvat em Tex Gold n° 26

Sangue Navajo de Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini

História de Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini! Um grupo de fora da lei, secretamente coordenado pelo Tenente Hoggins, do Forte Gila, tenta roubar o dinheiro destinado ao pagamento dos soldados do forte. No entanto, as sacolas com os dólares acabam nas mãos dos índios Iaquis. Tex e Carson estão nos rastros dos culpados para prendê-los e recuperar o dinheiro, mas, antes, terão que descobrir quem é o traidor de uniforme. 

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Os Grandes Clássicos de Tex n° 16.

Na Trilha do Oregon de Gianfranco Manfredi e Carlos Gómez

História de Gianfranco Manfredi e Carlos Gómez! Tex e Carson estão à caça de um assassino serial psicopata que já fez diversas vítimas no Texas sem motivo aparente. As últimas notícias informam que ele fugiu na direção do Oregon. Enquanto procuram o assassino, os dois rangers se deparam com uma caravana em dificuldades: algumas mulheres que rumam para Oregon City, onde deverão encontrar seus futuros maridos. 

Propondo-se a servir como guias e protetores das noivas, Tex e Carson encontram inúmeras dificuldades no caminho, mas é só em Oregon City que todos os pecados serão pagos.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante n° 25 e pela Salvat em Tex Gold n° 13. 

O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert

História de Claudio Nizzi e Joe Kubert! Os Colters são uma pacífica família de colonos. Porém, depois da passagem de quatro marginais, restam apenas túmulos com suas cruzes de madeira. Diante dessas cruzes, Tex jura vingança, dando início a uma implacável caçada humana entre povoados desolados e planícies arenosas do Sudoeste. A pista do ranger só acabará quando o último dos renegados pagar por sua culpa horrenda.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante n° 9, Tex Especial 50 Anos e pela Salvat em Tex Gold n° 2.

Confira nosso review completo em Tex O Cavaleiro Solitário de Claudio Nizzi e Joe Kubert – O Ultimato

Sangue no Colorado de Claudio Nizzi e Ivo Milazzo

Neste quadrinho de Claudio Nizzi e Ivo Milazzo, em Silver Creek, vemos que tudo está nas mãos de Guy MacLean: o banco, as atividades comerciais e até o juiz e o xerife. Agora, o arrogante proprietário da mineradora Mining Company pretende se apoderar também das concessões dos honestos mineiros do Carbon Valley, ricas em jazidas de ouro. 

Tex deverá fazer a lei ser respeitada numa cidade em que seu filho Kit, injustamente acusado de homicídio, está prestes a ser enforcado.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante n° 8, e pela Salvat em Tex Gold n° 5.

O Filho de Mefisto de Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini

Na trama de Gianluigi Bonelli, com arte de Aurelio Galleppini, antes de morrer, o diabólico Mefisto consegue transmitir os seus extraordinários poderes ao filho Blacky, obtendo em troca a promessa de uma cruel vingança contra Tex e seus parceiros. Algum tempo depois, o sinistro indivíduo, que assumiu o nome de Yama, vai para a Flórida, ao local em que o pai sofreu a última derrota.

Lá, ele faz um pacto de aliança com Loa, a sacerdotisa do vodu que sobreviveu à batalha entre o povo de Mefisto e os homens guiados por Tex. Dessa vez, sem a ajuda dos seminoles e nem do Exército, nossos heróis terão que enfrentar sozinhos um Yama cada vez mais poderoso. 

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em  As Grandes Aventuras de Tex – Terceira Temporada  n° 3, Tex Edição Histórica n° 67 e Tex Coleção n° 175.

Terra Prometida de Gianluigi Bonelli e Giovanni Ticci

Aventura de Gianluigi Bonelli e Giovanni Ticci! O assassinato do guia de uma caravana de quakers que querem chegar à Califórnia coloca Tex a par de falcatruas sem tamanho concebidas por um poderoso negociante de Cedar City. Para evitar a morte de várias famílias de colonos imigrantes, Tex, Carson, Kit e Jack Tigre se oferecem como guias, e os resultados logo aparecem. 

Nossos heróis terão que usar toda sua bravura e astúcia para salvar dezenas de colonos inocentes e fazê-los chegar sãos e salvos à Terra Prometida.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em As Grandes Aventuras de Tex  n° 10  e Tex Coleção n° 198 e 199.

Tex, o Implacável de Mauro Boselli e Claudio Villa

História que conta com um roteiro impecável de Mauro Boselli e a arte fenomenal de Claudio Villa! Os três irmãos Logan nasceram de mães diferentes, mas todos são igualmente perigosos. De Tucson aos desertos do México, encarando bandidos, apaches mescaleros e desperados mexicanos, Tex caça o trio para vingar a morte de seus amigos, mortos durante a evasão de um dos irmãos. Com ele estão seus três pards, que o seguem fielmente em defesa da justiça.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante  n° 35.

Capitão Jack de Tito Faraci e Enrique Breccia

Com Tito Faraci no roteiro e Enrique Breccia na arte! Na Califórnia, os índios rebeldes de Hooker Jim exterminam a família de um velho ranger amigo de Tex e Carson. O confronto entre os Modocs de Capitão Jack e o exército dos Estados Unidos é iminente. Os índios podem contar com o valioso conhecimento que têm do campo de batalha –  os Lava Beds – leitos de lava, uma grande área cheia de rochas enormes, túneis e cavernas. 

O Coronel Wheaton é escolhido para combater os índios, e o grande contingente de armamentos e soldados o faz ter a certeza da vitória. Mas Tex e Carson chegam para levar a justiça calibre 45 às fileiras de ambos os lados. 

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante  n° 31.

Patagônia de Mauro Boselli e Pasquale Frisenda

Nesta aventura de Mauro Boselli e Pasquale Frisenda, Tex recebe uma carta da Argentina. O remetente é um oficial daquele país, Ricardo Mendoza, velho conhecido do ranger e de Montales, que lhe pede ajuda e consultoria para uma missão delicada: penetrar nas terras dos índios da Patagônia, negociar a liberação de um grupo de prisioneiros e punir os culpados de um ataque sangrento. Sabendo que Mendoza é um homem honrado e que a expedição tem como objetivo último a paz e a convivência com os índios dos pampas, Tex aceita partir, junto com Kit Willer, em direção ao outro lado do continente!

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Gigante  n° 23 e pela Salvat em Tex Gold n° 3.

Confira nosso review completo em Tex Patagônia de Mauro Boselli e Pasquale Frisenda

O Passado de Kit Carson de Mauro Boselli e Carlo Raffaele Marcello

Com argumento de Mauro Boselli e desenhos de Carlo Raffaele Marcello, a trama narra o passado de Carson. Enquanto Tex viaja com seu filho Kit para se encontrar com Carson em Tucson, os sobreviventes da temível quadrilha conhecida como Os Inocentes se reúnem após 25 anos de separação. Ao chegarem em Tucson, pai e filho ficam sabendo que Kit Carson partiu para Bannock, Montana, sem esperá-los – isso após ter liquidado um antigo integrante dos Inocentes. 

Na trilha para Bannock Tex conta a Kit as dificuldades que seu veterano parceiro teve durante esse período de sua vida, um passado carregado de violência que se funde com o presente.

No Brasil, a história já foi publicada pela Mythos em Tex Coleção  n° 460 e Tex Edição Ouro n° 45.

Caçada Humana de Guido Nolitta e Fernando Fusco

Nessa história de 1976 vemos Tex e Jack Tigre se encontrarem com um xerife, Tom Kenyon, que se cansa do ócio da aposentadoria e volta a ação! Ele está buscando um jovem procurado por assassinato – Andy Wilson!

A trama frenética é veloz, ágil e recheada de ação. A arte de Fernando Fusco é dinâmica e dá um movimento muito bem vindo para a narrativa! Para os fãs de uma boa história de perseguição recheada de surpresas, essa é uma ótima pedida!

A HQ foi publicada no Brasil em “Tex Edição Histórica” #92

Oklahoma de Giancarlo Berardi e Guglielmo Letteri

Em 1991 chegava às bancas italianas a edição “Maxi Tex” #1. A história de 356 páginas é baseada em um fato histórico: a corrida à terra no Oklahoma. Na narrativa vemos Tex e Carson tendo que lidar com uma série de ataques a colonos a pedido do Comando dos Rangers. 

A trama é tensa e a corrida pelo lote de terras acaba despertando o pior nas pessoas. Cabe a Tex e Carson impedir uma verdadeira tragédia. História extremamente movimentada que ganha um brilho adicional justamente por se basear em um fato histórico!

“Tex Gold” #41 da Salvat e “Tex Edição de Ouro” #35 da Mythos são edições nacionais onde você encontra a trama!

Os Sete Assassinos de Mauro Boselli e Carlo Raffaele Marcello

A história de Mauro Boselli e Carlo Raffaele Marcello é considerada por muitos a mais violenta de Tex! Lançada em 1999, a trama mostra um bando de sete criminosos que são guiados pelo cego Jack Thunder. Eles promovem todo tipo de transgressões – desde assaltos até assassinatos a sangue frio. 

Tex e seus pards se colocam em rota de colisão com o bando e começa um dos confrontos mais estranhos e violentos da carreira do nosso ranger favorito!

A história pode ser encontrada no Brasil em “Tex Edição de Ouro” #72 e “Grandes Aventuras de Tex” #6 – ambas da Mythos Editora.

Entre Duas Bandeiras de Aurelio Galleppini e Giovanni Luigi Bonelli

Aurelio Galleppini e Giovanni Luigi Bonelli entregam uma história extremamente cativante e ágil que coloca Tex frente a frente com a morte em diversos momentos. A trama de 1970 mostra o reencontro do ranger com seu amigo Dick Furacão e isso faz com que o herói relate a seus pards sua atuação na Guerra de Secessão.

Violência e conflitos de vida ou morte frequente povoam as páginas dessa trama que é uma das mais memoráveis do herói e não poderia estar de fora da lista de As melhores HQs do Tex

“Tex Edição Histórica” #62 e “Grandes Aventuras de Tex” #2 da Mythos são edições nacionais recentes que trazem essa história!

Rio Hondo de Claudio Nizzi e Miguel Angel Repetto

A história de 2002 de Claudio Nizzi e Miguel Angel Repetto coloca Tex novamente em rota de colisão com malfeitores ricos que buscam se aproveitar dos mais desafortunados. Nas 360 páginas da trama somos apresentados a Adam McCoy, um velho pioneiro que sempre defendeu seu rancho de ameaças externas.

McCoy precisará mais uma vez se defender – mas dessa vez contra a Associação, um grupo de especuladores do Leste, comandados pelo banqueiro Charles Bascomb. O conflito parece não ter futuro, mas a chegada de Tex e seus pards vai mudar o desfecho dessa história. Essa trama é cativante pois usa todos os elementos clássicos das tramas de Tex e combina eles com muitas surpresas e quebras de expectativa que tornam a trama única!

A HQ pode ser encontrada no Brasil em cores na edição “Tex Gold” #46 da Salvat ou em preto e branco na edição “Tex Platinum” #5 da Mythos.

Tex o Herói e a Lenda de Paolo Serpieri

Essa marcante HQ de 2015 tem apenas 52 páginas (pouco para o padrão das longas histórias do herói) mas é simplesmente inesquecível e por isso mesmo não poderia estar de fora da nossa lista de Melhores HQs de Tex

A poética trama mostra um idoso Kit Carson relatando uma de suas incríveis aventuras ao lado de Tex para um jovem escritor (sua identidade, revelada apenas no final é de arrepiar). A trama tem muitos elementos fantásticos que conhecemos bem e o heroísmo de Tex se sobressai em cada uma das passagens da história. Realidade ou mito? Cabe ao leitor decidir.

Vale dizer que essa obra de Serpieri impressiona pelo ótimo roteiro e pela deslumbrante arte. O tipo de HQ que vai te fazer voltar algumas vezes para admirar as páginas.

“Tex Graphic Novel” #1 da Mythos é a edição que publicou essa inesquecível narrativa no Brasil.

A Morte de Lilith de Aurelio Galleppini e Giovanni Luigi Bonelli

Nada melhor do que fechar nossa lista de Melhores HQs de Tex com um clássico de 1969 de Aurelio Galleppini e Giovanni Luigi Bonelli. A trama mostra Tex revivendo as memórias do seu grande amor do passado, Lilith, após uma reportagem trazer notícias de um dos principais algozes da esposa do ranger.

A viagem nostálgica ao passado logo se transforma em um acerto de contas final. Uma trama emocionante que mostra um lado romântico de Tex que normalmente não vemos na maioria das suas histórias.

A HQ, que já foi republicada algumas vezes no Brasil, pode ser facilmente encontrada na edição da Mythos chamada” Grandes Aventuras de Tex” #1.

Gostou da nossa lista? Lembre-se que ela é baseada exclusivamente no gosto dos redatores aqui do Ultimato do Bacon!

Se sua história favorita não está aqui, não se irrite! Tex tem muitas décadas de histórias incríveis e você pode dar sua opinião em nossas redes sociais!

E se você é fã de histórias do gênero, confira nossa página exclusiva de HQs de Faroeste que traz reviews e indicações exclusivas!


Créditos:
Texto: Lucas Souza e Breno Raphael 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade