Ultimato do Bacon

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić – O Ultimato

Em 20 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić (2)

Um dos personagens mais fascinantes da Casa das Ideias tem sua história final imaginada e contada nessa excelente HQ lançada originalmente em 2007 nos EUA. Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić não têm nenhuma amarração com a cronologia (importante dizer!) e por isso mesmo consegue trazer características bem diferentes das histórias de super-heróis “normais”.

O foco aqui não é o conflito e sim o entendimento que o Surfista Prateado tem da vida e como ele irá se despedir dela.

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić foi originalmente uma minissérie em 4 edições. No Brasil ela chegou a primeira vez em 2008 em formato minissérie (2 edições ) pela Panini Comics. A obra voltou ao catálogo em 2022 em uma bela edição capa dura que compila toda a trama original em pouco mais de 100 páginas.

Dica para o leitor: Se você é fã do Surfista Prateado não deixe de conferir nossos reviews das HQs Surfista Prateado Parábola e Surfista Prateado Escuridão

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić (3)

Reed Richards e Sue Richards tentam ajudar o protagonista na HQ Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić

A Trama da HQ Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić

O Surfista Prateado sente que algo está errado em seu corpo. Com isso ele decide retornar a seu lar adotivo, a Terra, para pedir ajuda de Reed Richards.

Depois de muitos testes, o Sr. Fantástico diz que a vida de Norrin Radd está chegando ao fim e não há nada que eles possam fazer para interromper o processo.. Podemos dizer que é a partir desse ponto que a trama da obra de J. Michael Straczynski e Esad Ribić realmente começa.

Sabendo que seu fim não tardará a chegar, o Surfista Prateado decide se despedir da Terra e de seu planeta natal – onde sua amada Shalla-Bal ainda habita. Apesar de termos uma ou outra cena de ação na HQ, é inegável que o foco está na parte filosófica.

Vemos o surfista dar seu ponto de vista sobre diversas questões como a raça humana, o presente que é estar vivo, as guerras.. A visão do personagem é nobre, otimista e contagiante. Por mais que a situação seja terrível e definitiva, vemos o herói sempre buscando o melhor lado do destino que o aguarda.

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić (4)

A inevitabilidade do fim da vida é abordada na HQ Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić

Antes de falarmos dos destaques da narrativa (e são muitos) é importante dizer como a arte de Esad Ribić é impressionante! O roteiro de Straczynski deixa margem para o artista criar belas imagens do surfista no espaço ou em cima de grandes centros urbanos. Um verdadeiro deleite para os olhos e só faz a leitura ficar ainda mais especial e marcante.

Por mais que a arte seja um grande ponto forte da obra, é relevante dizer que o roteiro não deixa o nível cair nem por uma página.

A sinergia entre os dois artistas parece perfeita e o que temos é um roteiro extremamente emocional que impacta o leitor toda vez que o Surfista interage com algum personagem.

Em especial, podemos destacar a conversa dele com o Homem-Aranha e com o Dr. Estranho – que são de marejar os olhos. O mesmo acontece quando ele encontra Shalla-Bal e seu antigo mestre Galactus.

No meio de tudo isso ainda vemos o personagem se envolver em uma milenar “guerra santa” interestelar que precisava de uma nova visão.

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić (1)

O Dr Estranho se despede na HQ Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić é uma HQ que está extremamente preocupada em mostrar o legado que o protagonista deixou por onde passou.

Suas ações deixam marcas positivas fortes e seus momentos finais só fazem reforçar a bela jornada desse herói. Seus últimos momentos no seu planeta natal são marcantes e acredito que fazem todo o sacrifício que o personagem fez, ao assumir o posto de Arauto de Galactus, valer a pena.

Se você é fã do Surfista ou adora uma história emocional que te deixa pensativo e reflexivo, Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić vai ser uma leitura marcante e poderosa!

Se você adora as HQs da Casa das Ideias, confira nossa lista de Melhores Quadrinhos da Marvel!

Avaliação: Excelente!

Compre Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić clicando na capa abaixo! .

Surfista Prateado Réquiem de J. Michael Straczynski e Esad Ribić Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade