Superman Paz na Terra divide opiniões aqui na redação. Mas não há como negar que este é um dos grandes clássicos da Editora das Lendas.

 

Qual verdadeiro poder do Homem de Aço?

O que faz do Superman um grande herói?

Paul Dini e Alex Ross falam sobre isso e muito mais na HQ Superman Paz na Terra. Muitos dizem que o Azulão é um personagem difícil de escrever por conta de sua natureza super poderosa e, ao mesmo tempo, não violenta. Ross e Dini mostram que é possível utilizar os poderes do herói e manter sua filosofia intacta nesta que é considerada por muitos uma das melhores histórias do herói da DC Comics.

Superman Paz na Terra (Superman: Peace On Earth, 1998) é uma HQ feita pela dupla Paul Dini e Alex Ross lançada em 1999 que chegou ao Brasil pela primeira vez pelas mãos da editora Abril no mesmo ano (com o nome Super-Homem – Paz Na Terra) e foi republicada pela Panini Comics no encadernado (gigante!) capa dura chamado Os Maiores Super-Heróis do Mundo (2017) onde ainda reúne outras histórias igualmente emocionantes da dupla sobre Batman, Shazam, Mulher-Maravilha e Liga da Justiça.

.

Superman Paz na Terra - O Ultimato

Um evento de natal de Metrópolis é o ponto de partida para Superman Paz na Terra de Paul Dini e Alex Ross

.

A trama de Superman Paz na Terra

 

A HQ de Ross e Dini traz o Homem de Aço enfrentando ninguém menos que a fome mundial. O personagem, após ver uma pessoa desnutrida precisando de ajuda, decide que vai tentar percorrer o mundo – em um dia – levando alimento para os mais necessitados. O interessante de Superman Paz na Terra é que ela mostra a reação da mídia, dos políticos e das pessoas em geral e dá um panorama de como uma boa ação pode ser interpretada de diversas formas diferentes.

Reunindo o excedente de produção dos EUA e de outros países, o Homem de Aço começa sua jornada pelos EUA, passa pela América do Sul (onde temos a icônica cena do herói sobrevoando o Cristo Redentor), vai para países do Leste Europeu e do oriente e termina na África.

Superman Paz na Terra é extremamente hábil em retratar a sofrida realidade de diversos locais e o desespero das pessoas mais necessitadas. Em um dado ponto da HQ um menino pergunta ao herói “se ele vai voltar amanhã” e Ross captura todo sofrimento do personagem que sabe que é impossível cumprir sozinho essa missão todos os dias….

.

Superman Paz na Terra - O Ultimato

Linda pintura de Alex Ross de Superman Paz na Terra mostrando o herói alimentando os famintos

 

Superman Paz na Terra – O que podemos fazer para dar o exemplo?

O conto atemporal de Paul Dini parece ganhar vida com os magistrais desenhos de Ross para nos lembrar que nem mesmo os super poderes do Homem de Aço podem derrotar a ganância humana. A HQ é recheada de frases e passagens memoráveis e vemos o herói citar Charles Dickens para dizer que na época das festas de fim de ano “a carência é profundamente sentida e a abundância, festejada”. 

Superman Paz na Terra é o tipo de HQ que vai te gerar muitas experiências antes e depois da leitura. É inevitável parar para pensar nos desafios que o Azulão enfrenta no roteiro de Paul Dini ao mesmo tempo que é impossível não admirar as magistrais pinturas de Alex Ross.

Uma obra-prima das HQs nasce quando temos o encontro perfeito entre roteiros e desenhos – e é exatamente isso que a aclamada dupla Dini e Ross entrega. Leitura essencial para qualquer Superfã!

.

Superman Paz na Terra - O Ultimato 1

Avaliação: Excelente!

.

Agora, se quiser uma opinião ligeiramente diferente desta magnífica obra, confira a review (em vídeo) do Alexandre Baptista lá no Sobrecapa!

 

Quer conhecer outras HQs memoráveis do Homem de Aço? Confira nossa matéria sobre o run de Peter Tomasi, Superman As Quatro Estações e Superman e Batman Gerações!

 

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse e Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!