Scooby! O Filme (Scoob!, 2020): Scooby! O Filme é uma história de origem dos famosos personagens da série animada da Hanna Barbera. Salsicha e Scooby tem uma conexão instantânea envolvendo comida em seu primeiro encontro, e logo se unem aos jovens detetives Fred, Velma e Daphne para formar a Mistério S/A. Só que, após resolver centenas de casos, eles encontram o desafio de impedir o “apocãolipse”, que virá quando o fantasma do cão Cerberus for liberado no mundo.

Ano: 2020Distribuição: Warner
Estreia: 13 de MaioDireção: Tony Cervone

Roteiro: Matt Lieberman, Adam Sztykiel, Jack Donaldson, Derek Elliott (roteiro); Matt Lieberman, Eyal Podell, Jonathon E. Stewart (história); William Hanna, Joseph Barbera.

Duração: 93 Minutos  

Elenco: Will Forte, Mark Wahlberg, Jason Isaacs, Zac Efron

Scooby! O Filme - O Ultimato 1

João Maia

Scooby! O Filme é a aposta da Warner para recomeçar a franquia Scooby-Doo. Para os fãs mais fervorosos, a franquia Scooby-Doo não é alheia a reboots e novas realidades.

Podemos citar aqui o desenho Scooby-Doo! Mistério S/A (Scooby-Doo! Mystery Incorporated, 2010) e os filmes, – Scooby-Doo: Ilha dos Zumbis (Scooby-Doo on Zombie Island, 1998), Scooby-Doo: Música dos Vampiros (Scooby-Doo! Music of the Vampire, 2011), entre outros – muitos dos quais tinham apenas Scooby e Salsicha se metendo em confusões.

É questionável que uma franquia que sempre se renova e se reinventa tenha fãs chatos desse nível, mas fica aqui o aviso caso eles existam.

Mas qual é afinal o grande lance de Scooby! O Filme?

Ao longo dos anos, Scooby, Salsicha, Velma, Daphne e Fred foram confrontados com diversos tipos de desafios (incluindo a bizarra HQ Scooby Apocalipse – leia mais aqui e aqui). Tanto em desenhos quanto nos live actions, a gangue enfrentou diversos vilões se fantasiando de monstros para tentar promover seus esquemas criminosos.

Salsicha e Scooby uma vez inclusive acabaram como professores numa escola de monstros reais. Existe pouco que não tenha sido feito ainda com os personagens (e contando com a HQ, menos ainda). Entretanto, os trailers já demonstravam que o filme não seria apenas um reboot para a turma da Mistério S/A.

O começo da amizade entre a turma é rapidamente mostrado, com o encontro ao acaso entre Salsicha e Scooby, além da aventura que uniu os dois ao restante da equipe ao acidentalmente desmascarem um criminoso. Com o tempo, o time percebe que precisa expandir seus horizontes, o que não demora a acontecer quando eles são colocados no meio do plano maligno do vilão do filme.

E não é o Capitão Cutler ou o Cavaleiro Negro (aliás, diversos monstros clássicos aparecem na montagem de abertura). Conforme anunciado, os planos de um universo Hanna-Barbera tomam forma ao colocar Scooby-Doo na mira de Dick Vigarista! Para quem não se lembra, Dick Vigarista, normalmente acompanhado de seu fiel parceiro Mutley, era o trapaceiro da Corrida Maluca e eventualmente líder da esquadrilha que tentava pegar um pombo correio em Dick Vigarista e Mutley.

Para parar o vilão e salvar o mundo, a turma conta com a ajuda de um verdadeiro herói na pele de ninguém menos que Falcão Azul e seu parceiro Dinamite, diretamente do desenho Dinamite, o Bionicão (Dynomutt, Dog Wonder, 1976)!

Além disso, a bordo da Fúria do Falcão, eles são auxiliados por Dee Sykes. Ok, o nome Dee Dee pode ser estranho para a galera que via o desenho dublado (conhecido também como “todo mundo”). Mas que tal Kelly, diretamente de Capitão Caverna e as Panterinhas (Captain Caveman and the Teen Angels, 1977)?

Ok, vamos deixar a caça aos easter eggs para cada um ao assistir ao filme e vamos prosseguir com nosso ultimato. Conforme mencionado, optar por mostrar o ponto onde Scooby e Salsicha se conheceram não é apenas para compor uma parte de um reboot, mas eventualmente mostrar como isso amarra bem o filme. Mais do que mistérios a serem resolvidos e um vilão a ser desmascarado, até mesmo mais do que servir como porta de entrada para as propriedades da Hanna-Barbera, esse filme é sobre eles.

A amizade entre os demais membros da Mistério S/A também é importante para o filme, mas não tanto quando a de Salsicha e Scooby. E é isso que torna o filme tão maravilhoso. Sim, não é a primeira vez que isso é mostrado em algum lugar, afinal, essa amizade é o cerne do desenho todo, mas pelo menos, o roteiro soube ser bem construído e aproveitar bem.

Afinal, é isso que importa num roteiro de um reboot, saber trabalhar com o que já foi feito, para que não sejam criadas aberrações que contradizem anos de uma franquia. E a animação também não peca em sua trilha sonora, com não apenas as trilhas clássicas, mas diversas músicas famosas sendo usadas para compor a atmosfera de comedia.

Por fim, o que resta é esperar que o filme não sofra com a escolha de lançamento digital, uma vez que as salas de cinema estão fechadas. Scooby-Doo é uma franquia que diverte toda a família naturalmente e o acréscimo de todas as referências ao universo Hanna-Barbera vai levar até os mais velhos a ficarem escaneando todos os detalhes atrás de cada um dos easter eggs.

 

 

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

 

 

Trailer


Créditos:
Texto: João Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!