Ultimato do Bacon

Porque Você Deveria Ler História do Oeste de Gino D´Antonio?

Em 13 de Dez de 2023 4 minutos de leitura

Em 1967 chegava para os leitores italianos uma das maiores epopéias de faroeste já escritas.História do Oeste de Gino D´Antonio é uma verdadeira viagem pelo velho oeste americano e sua ficção se mistura com personagens e fatos históricos em uma jornada que nos mostra esse período do começo ao fim. Confrontos com tribos indígenas, relações comerciais com outros países, mapeamento do imenso território inexplorado, criação de cidades.. Tudo isso está nessa obra que é regada com muita ação, aventura e personagens marcantes.

História do Oeste de Gino D´Antonio foi publicado na Itália entre 167 e 1980. A obra contava originalmente com 73 edições e depois passou por uma revisão e foi ampliada para 75 edições (com dois novos capítulos localizados no começo da epopéia). A coleção foi publicada no Brasil na íntegra pela Editora Ebal com o título Epopéia Tri. 

A boa notícia para quem quer conhecer essa obra é que a Editora Saicã está republicando o título com um belo acabamento em capa dura e pela primeira vez em cores no Brasil. Cada edição equivale a 3 edições originais – praticamente 300 páginas! Grande acerto da Saicã – que também já publicou na íntegra a excelente Bella e Bronco (também de Gino D´Antonio)

Dica para o leitor: Se você é fã de histórias de faroeste com uma pegada mais realista, vale dar uma chance para o excelente Ken Parker de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo

O Jovem Brett é o primeiro protagonista da HQ História do Oeste de Gino D´Antonio

A incrível Jornada da HQ História do Oeste de Gino D´Antonio

A epopéia de Gino D´Antonio se mostra ambiciosa desde a primeira página e acompanhamos o primeiro protagonista, Brett Macdonald, chegar aos EUA em busca de seus sonhos. O jovem artista veio do velho continente e logo descobre que a América ainda é um diamante bruto que é cheio de violência, perigos e.. Oportunidades!

O otimismo em meio a eventos ruins marca o começo da jornada de Brett Macdonald que logo se vê envolvido na célebre Expedição de Lewis & Clark. A participação do personagem na expedição mostra de forma mais clara a ambição de Gino D´Antonio: contar a história do Oeste americano, desde o seu começo, misturando personagens e fatos fictícios (mas com características extremamente reais) com história! Nomes como Buffalo Bill, Calamity Jane, Touro Sentado, Geronimo e outras lendas passeiam pelas páginas da HQ.

O leitor ainda tem a oportunidade de conhecer de perto grandes eventos que marcaram o Oeste americano. Além da Expedição de Lewis & Clark, temos contato próximo com a corrida do ouro da Califórnia, o trágico Álamo, as guerras indígenas e tantos outros acontecimentos.

Muita ação e confrontos épicos esperam pelo leitor na HQ História do Oeste de Gino D´Antonio

Os eventos retratados por Gino D´Antonio se desenrolam no decorrer de muitas décadas e por isso mesmo é inviável que a obra ocorra com apenas um protagonista. E é aqui que esse western realista nos conquista de vez: a trama começa com a chegada de Brett Macdonald mas ele logo cede o protagonismo para seu filho Pat e esse movimento se repete algumas vezes no decorrer dessa epopéia. 

Esse movimento de passagem do tempo e de troca de protagonistas faz com que nós leitores nunca estejamos confortáveis e seguros do destino do personagem que gostamos. Ele pode morrer, sumir ou simplesmente envelhecer e sair de cena a qualquer momento. Essa ansiedade, criada por esses fatores descritos acima, acaba dando um gosto especial à narrativa. 

Vale comparar com a leitura de um dos maiores sucessos da Bonelli. Sabemos que nosso herói Tex Willer (de quem sou muito fã!) sempre estará ali com a vitória e a justiça ao seu lado, mas o que acontece com Brett e outros protagonistas de  História do Oeste de Gino D´Antonio? Prepare-se para uma leitura nada segura e cheia de reviravoltas.

As questões envolvendo os índios são muito bem exploradas na incrível História do Oeste de Gino D´Antonio

Além da ousada e inspirada ideia é preciso dizer que História do Oeste de Gino D´Antonio também se destaca pela ótima execução. O autor consegue dar um ritmo narrativo ágil a obra e consegue combinar bem os eventos históricos com cenas de ação e aventura de forma que a trama não fica – em momento nenhum – parada demais ou óbvia demais.

O autor também não tem medo de abordar questões difíceis e a relação desigual e criminosa com os índios é amplamente explorada. E Gino consegue fugir do maniqueísmo de algumas obras que tratam da temática ao mostrar que existem erros de todos os lados. O tom cinza da vida real domina a maior parte da narrativa.

História do Oeste de Gino D´Antonio também ousa na hora de construir seus protagonistas. Claro que temos heróicos e talentosos homens de ação, mas o próprio Brett Macdonald, um artista sem talento ou vontade de combater, mostra que o autor não está preso a nenhuma convenção ou hábito do gênero de faroeste. Mais um baita acerto!

Cenas clássicas de faroeste nos esperam na HQ História do Oeste de Gino D´Antonio

História do Oeste de Gino D´Antonio é facilmente uma das melhores produções de faroeste já feitas – não se limitando a competir com obras de quadrinhos mas também com filmes e séries sobre o gênero. O realismo da obra se une aos eventos e personagens históricos para criar uma saga que só pode ser definida como única! A habilidade de Gino D´Antonio também se sobressai e é impressionante como as 73 (ou 75) edições apresentam tramas que são sempre relevantes e abordam questões pertinentes desse período histórico.

Se você é fã de faroeste ou de histórias épicas que são capazes de criar muitos personagens marcantes e memoráveis, História do Oeste de Gino D´Antonio vai te conquistar pela riqueza do seu universo, construção de seus personagens e beleza e dinamismo de suas páginas.

Uma verdadeira carta de amor ao Velho Oeste!


Créditos:
Texto: Lucas Souza 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade