Ultimato do Bacon

Piratas do Cangaço de Al Stefano – O Ultimato

Em 1 de Ago de 2022 3 minutos de leitura
Piratas do Cangaço de Al Stefano (1)

A profecia de Antônio Conselheiro (Os Sertões de Euclides da Cunha) dizia que “O sertão vai virar mar”. Essas palavras ganham vida na HQ brasileira Piratas do Cangaço de Al Stefano.

A obra, que usa antropomorfismo (animais com características e aspectos humanos) como recurso, conta a história de alguns piratas cangaceiros (?!) que navegam nesse sertão alagado para salvar da morte certa o companheiro Labareda.

Piratas do Cangaço de Al Stefano possui pouco mais de 70 páginas preto e branco e conta uma história completa desses personagens incríveis! A HQ foi lançada em 2022 pela editora Zapata e está cheia de referências e nomes históricos.

Dica para o leitor: Se você é fã de HQs sobre o tema, confira nossa lista de Melhores HQs de Cangaço!

Piratas do Cangaço de Al Stefano (5)

Padim e Vela Seca conversam para planejar a libertação de Labareda na HQ Piratas do Cangaço de Al Stefano

A Trama da HQ Piratas do Cangaço de Al Stefano

A história sobre os piratas do sertão começa com o Capitão Vela Seca recebendo a notícia de que um ex-companheiro – Labareda – havia sido capturado e será enforcado em breve.

Disposto a salvar o pirata cangaceiro, ele busca as orientações de Padim (uma espécie de bispo/padre que tem grande influência no sertão). A conversa dos dois evolui e é traçado um plano de resgate.

Essa é a premissa de Piratas do Cangaço de Al Stefano. A ideia é extremamente criativa e a mistura de cangaceiros com piratas é no mínimo inusitada – e funciona muito bem na obra!

O que eu não esperava é que Al Stefano fosse transformar a premissa de um resgate simples em algo muito mais complexo e surpreendente. A história da tal missão (que passa longe de ser simples) se desenvolve em forma de recordatório e vemos o capitão Vela Seca conversando com outros personagens em um bar.

Cada um deles participou do resgate em momentos diferentes e por isso mesmo ninguém tem todos os detalhes do que aconteceu de fato.

Piratas do Cangaço de Al Stefano (4)

Embates entre cangaceiros e a polícia são frequentes em Piratas do Cangaço de Al Stefano

Essa conversa de bar enriquece muito a história! É como se nós fossemos descobrindo o que aconteceu com Labareda junto com os personagens – que vão se surpreendendo a cada novo relato dos companheiros. A sensação é de que estamos sentados e participando da trama junto com eles – tamanha a habilidade de Al Stefano na condução da narrativa.

Muitas reviravoltas acontecem e o que temos é um grande número de cenas de ação de tirar o fôlego: temos confronto entre navios, tiroteios no melhor estilo faroeste, facadas, afogamentos e muito mais.

O ritmo da leitura é frenético e no meio disso tudo vamos descobrindo mais sobre os personagens e seu histórico: Porque Labareda havia sumido? Porque o religioso Padim está interessado no resgate? Quais as motivações de cada um para ajudar o antigo companheiro? E por aí vai…

Dica para o leitor: Quer conhecer outras grandes HQs nacionais? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras!

Piratas do Cangaço de Al Stefano (2)

A captura de Labareda é o grande motor da HQ Piratas do Cangaço de Al Stefano

Piratas do Cangaço de Al Stefano é uma daquelas HQs especiais que exala brasilidade e é absurdamente bem executada. Os elementos criativos usados pelo autor se misturam com um conto intenso e veloz que brinca com uma forma pouco linear de se revelar ao leitor.

É difícil elencar um protagonista para a trama por conta dos diversos personagens magnéticos e especiais que são apresentados, mas podemos dizer que a última pirata a falar – a capitã Cordélia – rouba a cena com sua astúcia!

Piratas do Cangaço de Al Stefano é uma HQ que agrada em cheio os fãs de uma boa história de aventura!

Quer conhecer outros grandes profissionais dos quadrinhos nacionais? Confira nossa lista de Grandes Quadrinistas Brasileiros que você precisa conhecer!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Piratas do Cangaço de Al Stefano clicando na capa abaixo! .

Piratas do Cangaço de Al Stefano Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade