Ultimato do Bacon

Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini – O Ultimato

Em 20 de Set de 2023 4 minutos de leitura
Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini - O Ultimato (2)

O Rei de Wakanda enfrenta desafios que o tiram totalmente de conforto nessa trama que possui fortes elementos de espionagem. Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini é uma narrativa em 8 partes que mostra nosso protagonista tendo que lidar com muitas mudanças ao mesmo tempo: Wakanda se tornando uma democracia, um programa secreto de espionagem sendo comprometido, seu papel como diretor/líder dos Vingadores em xeque, seu relacionamento com Tempestade sendo abalado por segredos e mentiras.. Absolutamente tudo dá errado para T’Challa nessa HQ!

Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini foi originalmente publicado em 2021 nas edições Black Panther #1 – #8. A trama chegou ao Brasil em 2022 na mensal “Avante, Vingadores” #1 – #6 e #8.  Apesar de falar brevemente de tramas anteriores, a HQ não pressupõe nenhum grande conhecimento prévio sobre o personagem – o que ajuda na imersão de novos leitores.

Dica para o leitor: John Ridley é o roteirista ganhador do Oscar pelo filme “12 Anos de Escravidão” (2013). Ele possui um outro trabalho incrível nas HQs que pode te interessar e você pode descobrir mais lendo nosso review A Outra História do Universo DC de John Ridley

Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini - O Ultimato (3)

T´Challa tem que lidar com uma trama cheia de mistérios em Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini

A Trama de Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini

Estamos acostumados a ver o Pantera Negra sempre no controle das situações. Além de um incrível combatente, T´Challa é também um exímio planejador e parece sempre estar preparado para tudo. Essas características são postas a prova e usadas contra o personagem na história escrita por John Ridley e desenhada por Stefano Landini.

É importante dizer que o mundo do herói está mudando e ele não está muito confortável com isso: Wakanda decidiu seguir o caminho da democracia e isso coloca o papel de seu antigo Rei em xeque e suas decisões começam a ser questionadas.

Acostumado a mandar e ter obdiência incondicional, o Pantera Negra se vê em uma posição desconfortável e para piorar as coisas também não vão bem nos Vingadores: sua constante ausência faz com que o Capitão América questione cada vez mais o herói. O desconforto do ex-soberano de Wakanda logo se torna desespero porque um de seus agentes infiltrados é morto de forma brutal por um desconhecido inimigo.

Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini - O Ultimato (4)

Tempestade ajuda o ferido protagonista na HQ Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini

Muita ação espera os leitores na HQ Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini

John Ridley comete erros e acertos nessa HQ que é o começo de seu run. O longo arco é muito hábil em desconstruir as convicções do protagonista e mostrar para ele que o mundo mudou e que sua forma de agir não é mais a melhor. O ritmo frenético da trama e a ação que ela traz também funcionam muito bem e fazem a leitura ser fluida e prazerosa. Infelizmente o autor derrapa, na minha visão, em dois pontos relevantes: no tom e no desfecho.

O tom da obra se altera bastante e em alguns momentos isso me atrapalhou. Temos passagens com grande carga dramática que funcionam super bem e logo na página seguinte temos cenas mais cômicas e aventurescas que acabam tirando um pouco da carga proposta anteriormente.

Essa alternância tirou um pouco o peso da história e pessoalmente acho que seguir por um caminho mais “sério” teria sido melhor. A obra funciona, mas tenho dúvidas se ela consegue causar o impacto que Ridley previa quando a escreveu.

O segundo ponto de incômodo é o desfecho. Entendo que muito do que é acontece é por culpa do nosso protagonista mas ele tenta – a todo momento – consertar seus erros e a realidade é que temos grandes conspiradores na nova democracia de Wakanda. A trama fala sobre culpa e acho que isso é muito exagerado no óbvio desfecho.

Ridley não só deixa claro em dado ponto quem é o vilão (de forma prematura na minha visão) como também faz com que todos os coadjuvantes esqueçam das vilanias dele para culpar T´Challa – que já salvou Wakanda e a Terra sabe-se lá quantas vezes. Entendo que a narrativa é sobre os atos errados do herói mas achei que ficou bem forçado

Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini - O Ultimato (5).png

O protagonista comanda os Vingadores no começo da HQ Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini

Pantera Negra A Longa Sombra de John Ridley e Stefano Landini é uma boa história do herói. Ela mistura elementos de suspense com muita ação em uma trama frenética que – em linhas gerais – funciona bem. Citei acima minhas ressalvas em relação ao desfecho e ao tom da obra, mas isso passa longe de invalidar a leitura – que é capaz de divertir e de inovar ao mostrar o Pantera Negra em uma situação que o tira da “zona de conforto”.

Confesso que esperava mais da HQ por conta do premiado roteirista e acredito que essa expectativa possa ter atrapalhado – espere uma boa história que funciona mas não ousa muito e você não irá se decepcionar.

Quer conferir tramas marcantes do herói de Wakanda? Confira nossos reviews de X-Men e Pantera Negra Reino Selvagem, Pantera Negra Uma Nação Sob Nossos Pés e Quem é o Pantera Negra de Reginald Hudlin e Romita Jr.

Não deixe de conferir também nossa lista de As Melhores HQs do Pantera Negra

Avaliação: Bom!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade