Ultimato do Bacon

A Outra História do Universo DC de John Ridley – O Ultimato

Em 14 de Ago de 2023 5 minutos de leitura

Prepare-se para testemunhar os principais eventos da Editora das Lendas através de olhos que normalmente não ganham os holofotes. A trama da HQ A Outra História do Universo DC de John Ridley nos propõe um mergulho na vasta mitologia dos heróis encapuzados com um enfoque mais realista que dá voz aos problemas do dia a dia. Raio Negro, Katana, Questão (Renee Montoya), Tormenta e a dupla Abelha e Arauto contam suas histórias enquanto relatam os principais acontecimentos do mundo real e dos super-humanos. 

As tramas de John Ridley, roteirista ganhador do Oscar pelo filme “12 Anos de Escravidão” (2013), na HQ A Outra História do Universo DC tem um tom mais sombrio, cínico e tecem duras críticas aos principais heróis da editora – com tantos problemas reais para resolver (fome, guerra, ditadura..) porque o foco é sempre combater invasões alienígenas, vilões coloridos e grandes crises? O interessante é que as histórias, narradas em primeira pessoa, revelam mágoas e desejos dos próprios personagens que estão narrando – e não é incomum vermos os mesmos mudando de opinião no decorrer da HQ.

Se o roteiro é afiado e bem escrito, a arte não fica atrás! John Ridley é acompanhado por nomes como Andrea Cucchi, Giuseppe Camuncoli e José Villarrubia que cuidam das artes, cores e layouts. A HQ está mais para um livro ilustrado do que qualquer outra coisa e aqui basicamente não temos o uso de balões e afins. A proposta funciona bem e conseguimos imergir na história mesmo com ela fugindo do “padrão” de quadrinhos de super-heróis.

A Outra História do Universo DC de John Ridley (1)

Raio Negro encontra o Superman na HQ A Outra História do Universo DC de John Ridley

Dica para o leitor: apesar de se passar no Universo DC, a trama de John Ridley é uma crítica ao gênero de super-heróis como um todo e mesmo que você não conheça os principais eventos e acontecimentos da editora a leitura é válida! Se você, por outro lado, conhece bem os eventos retratados aqui (Crise nas Infinitas Terras, Morte do Superman…) a chance de ter uma conexão instantânea com a obra é grande!

As Tramas de  A Outra História do Universo DC de John Ridley

Os leitores mais antigos da Editora das Lendas vão se lembrar da incrível HQ Lanterna Verde & Arqueiro Verde da dupla Denny O’ Neil e Neal Adams. A obra mostrava os heróis viajando pelos EUA e tendo que lidar com problemas mais realistas como abuso de drogas, racismo e afins.

Essa narrativa, que deu vida ao Lanterna Verde John Stewart, parece exercer grande influência na obra de John Ridley e a sensação que tive ao ler é que a proposta é a mesma – mais ousada pelo formato e mais ácida e atual nas críticas mas não foge do estabelecido pela dupla O´Neil/Adams.

Dito isso, é importante ressaltar que esse ar de crítica social que a obra tem é muito bem usado por Ridley. Ele não tenta – em momento algum – criar heróis perfeitos que foram deixados de lado e são meramente vítimas da sua própria história.

O autor tenta (e consegue!) dar personalidade aos seus protagonistas de forma que eles acertem e errem e sejam capazes de mudar sua própria opinião. Dois ótimos exemplos do que comentei acima podem ser vistos na narrativa do Raio Negro e na narrtiva da dupla Abelha e Arauto.

Batman e os Renegados aparecem na HQ A Outra História do Universo DC de John Ridley

O caso do Raio Negro é muito interessante. O personagem tem uma visão de mundo cínica e que tende a um extremismo maior – ele parece buscar a todo momento o enfrentamento e tece críticas pesadas a diversos heróis, inclusive ao Lanterna John Stewart. No decorrer de sua história vemos o personagem ir perdendo um pouco dessa visão tão extremista e ele realmente muda de opinião sobre diversas questões. É um aprendizado que o leitor também vai tendo no decorrer da leitura – como se realmente estivéssemos vendo dois lados de uma mesma história.

A vida do Raio Negro ainda se apresenta sob uma outra ótica: a de sua filha Tormenta. A última narrativa que fecha a HQ traz o herói (protagonista da primeira trama) no papel de antagonista de sua filha – que o enxerga como controlador e mente fechada ao mesmo tempo que não consegue entender todas as decisões que o herói toma.

Mais um exemplo de como a HQ desconstrói visões absolutistas e extremas. A palavra-chave parece ser desconstrução.

O caso do casal Abelha e Arauto também é emblemático e me arrisco a dizer que é o mais divertido. Vemos a história sendo contada pela visão dos dois heróis que frequentemente se contradizem – Abelha é mais dura nas críticas que faz aos Titãs enquanto Arauto parece ter uma visão mais amistosa dos eventos. Esse capítulo flui particularmente bem pelo humor ácido que exala da química do casal. Entre “alfinetadas” e discordâncias vamos mergulhando na história dos dois e também na jornada da extinta Turma Titã.

A Outra História do Universo DC de John Ridley (5)

Raio Negro compartilha sua história na HQ A Outra História do Universo DC de John Ridley

As tramas da Questão Renee Montoya e da artista marcial Katana também não devem nada às outras. O ritmo, apesar de denso, é fluído e é bacana reconhecer diversos eventos do Universo DC ao mesmo tempo que redescobrimos a história dessas personagens.

Talvez elas tenham me impactado menos pois estamos falando de heroínas que foram amplamente exploradas nos últimos anos. Por mais que John Ridley tenha dado mais enfoque nos dramas pessoais delas, não eram exatamente dramas novos ou desconhecidos. Senti que a proposta adicionou muito mais camadas aos outros heróis (e me surpreendeu mais) do que nesses dois casos-  e não me entendam mal: são histórias muito boas!

A Outra História do Universo DC de John Ridley é uma HQ densa, reflexiva e pesada. Ela faz questão de misturar eventos americanos reais com os eventos ficcionais para nos fazer refletir. Não é o tipo de leitura que deva ser “maratonada” – às 264 páginas que compilam as 5 histórias lançadas originalmente em 2021 tem muitos detalhes escondidos e são eles que enriquecem a experiência.

Vale ressaltar que o planejamento de Ridley é perfeito e ao terminar a leitura percebemos que as 5 histórias estão entrelaçadas de alguma forma – mesmo tendo abordado épocas distintas.

A Outra História do Universo DC de John Ridley (4)

Raio Negro interage com a Liga da Justiça na HQ A Outra História do Universo DC de John Ridley

A Outra História do Universo DC de John Ridley é uma daquelas obras que é capaz de transcender o entretenimento e realmente nos faz refletir sobre questões reais enquanto interagimos com personagens familiares que nos são mostrados de uma forma diferente. A proposta não é necessariamente inovadora mas a execução sublime e perfeita impressiona e tira a HQ do lugar comum.

Essa é uma leitura que precisa ser feita em um momento oportuno – com o humor preparado/alinhado para receber a mensagem e com muita calma e atenção aos detalhes (estejam eles na arte ou no roteiro). Simplesmente impecável em todos os sentidos!

Quer conhecer outras grandes HQs da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics

Avaliação: Excelente!

Compre A Outra História do Universo DC de John Ridley Clicando na Capa Abaixo:

A Outra História do Universo DC de John Ridley Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade