Ultimato do Bacon

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch – O Ultimato

Em 29 de Dez de 2021 4 minutos de leitura
Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch - O Ultimato (1)

Prepare-se para ver os Vingadores de um jeito que você nunca viu antes! Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch traz uma nova versão da maior equipe da Marvel em um universo totalmente novo – O Ultimate.

Alguns heróis apresentam leves diferenças em relação a suas versões do universo regular, enquanto outros são totalmente reformulados -e funciona se o leitor estiver disposto a embarcar nessa proposta diferente!

A HQ Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch foi originalmente lançada em 2002 nos EUA como parte do Universo Ultimate (um universo novo para versões mais “modernas e atuais” dos personagens da Marvel). Aqui no Brasil a série já foi lançada em diversas edições diferentes como na antiga mensal de 2002 “Marvel Millennium – Homem-Aranha” e na coleção de capa dura da Salvat “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel” #28.

A edição mais fácil de ser encontrada (e mais bonita na minha opinião) é a lançada pela Panini em 2012 “Os Supremos Edição Definitiva”. Ela reúne as 13 primeiras edições da série original.

Se você é fã da Casa das Ideias, Confira nossa matéria sobre as Melhores HQ´s da Marvel Comics!

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch - O Ultimato (2)

Hulk é um dos personagens mais diferentes do original na HQ Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch

A trama de Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch

A missão de Mark Millar e Bryan Hitch não é fácil: modernizar uma das maiores equipes de super-heróis dos quadrinhos! Felizmente podemos dizer que a dupla, acostumada a grandes desafios, se sai muito bem e consegue criar uma identidade própria para a sua encarnação dos maiores heróis da Terra.

Vale uma ressalva porém: assim como a tentativa de reformulação chamada Heróis Renascem, O universo Ultimate sofre de um mal chamado “pressa”. Em alguns momentos Hitch e Millar “jogam” personagens sem muita explicação. Na minha visão, se o universo está começando do zero é sim necessário apresentar os personagens.

Isso ocorre especialmente com Wanda e Pietro (sim, eles aparecem em outros títulos mas o uso aqui é, no mínimo, estranho). Não é algo que invalide a experiência mas confesso que foi o único tópico que me chamou a atenção de maneira negativa – no resto a história funciona de maneira perfeita!

A trama mostra o ressurgimento do Capitão América, sumido desde a 2ª Guerra Mundial, em um mundo que acabava de ver a iniciativa do agrupamento de heróis que nós conhecemos como os Vingadores surgir.

O interessante é que o autor adiciona muitas camadas políticas na história e consegue dar espaço para que cada um dos heróis tenha seu momento (seja ele bom ou ruim). Bruce Banner, Tony Stark, Hank Pym, Janet van Dyne, Nick Fury e um relutante Thor são os membros mais participativos nas histórias (por mais que tenhamos momentos incríveis com Gavião Arqueiro e Viúva Negra).

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch - O Ultimato (3)

A violência é frequente na HQ Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch

Apesar de termos diversos heróis participando da HQ, os holofotes mesmo estão com o Capitão América e o seu ressurgimento. O vilão da trama tem total relação com a 2ª Guerra Mundial (e garanto que não é nada que possa ser adivinhado) e a descoberta do mundo moderno pelo herói também é incrível!

Nessa realidade seu grande amor se casou com seu amigo e o jeito como as coisas mudaram parecem deixar o personagem, no mínimo, desconfortável.

Para mim essa é a melhor encarnação do herói que deixa de ser um escoteiro “eventualmente hipócrita” para ser algo mais próximo de um homem do mundo real (que tem suas convicções mas falha ao se irritar e perder a cabeça em alguns momentos).

Outro personagem que merece destaque pelas mudanças que apresenta é Thor. O herói pomposo e sempre disposto a ajudar ganha ares hippie e passa a ser um personagem que luta contra o sistema estabelecido pelo capitalismo.

Isso faz com que ele só participe da equipe quando é realmente necessário. Vale salientar que nesse universo, Nick Fury e outros heróis desconfiam da origem dos poderes do personagem. Seria ele um mutante ou algo assim? Essa desconfiança gera momentos muito divertidos.

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch - O Ultimato (4)

As tensões entre personagens do grupo explodem em diversos momentos na HQ Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch acerta ao trazer um vilão misterioso que funciona muito bem e ao deixar o foco nas relações interpessoais do time (temos tensões entre diversos personagens e elas são muito bem exploradas) e na volta do Capitão América.

Outro grande acerto são as modificações feitas nas personalidades e nas origens de alguns protagonistas. Apesar de não ter gostado tanto da forma como a dupla Hulk/Banner é retratada, é preciso dizer que a ideia funciona bem demais no contexto criado. Gavião Arqueiro e Viúva Negra funcionam melhor que no próprio universo regular e o ar militarizado que a equipe ganha por conta de Nick Fury também é muito bem vindo!

A HQ ainda se aproveita da liberdade dada por esse novo universo para trabalhar bem a violência e o uso de temáticas mais picantes, sensuais (o Hulk é um baita tarado, por exemplo) e pesadas (violência doméstica é abordada de forma profunda em algumas passagens da história).

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch é uma HQ que vai agradar os fãs de longa data dos Vingadores e serve como um excelente ponto de partida para leitores que querem ver como a equipe funciona nas HQ´s – apesar das mudanças, as principais características da equipe continuam lá!

Confira também a lista de Melhores HQ`s dos Vingadores!

Avaliação: Excelente!.

Compre Os Supremos Vol1 clicando na capa abaixo! .

Os Supremos Vol 1 de Mark Millar e Bryan Hitch - Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade