Ultimato do Bacon

Os Melhores Mangás de Hayao Miyazaki

Em 20 de Fev de 2024 4 minutos de leitura

Hayao Miyazaki é uma verdadeira lenda. Ele co-fundou o Studio Ghibli em 1985 e fez produções aclamadas pela crítica e pelo público, sendo várias vezes indicado a diversos prêmios e ganhando inclusive um Oscar. Porém, antes de se tornar renomado no mundo das animações, Miyazaki desejava se tornar um artista de mangás, e mesmo com a produção de seus longas, publicou alguns mangás curtos sobre os seus temas mais recorrentes como natureza, veículos e guerra.

Na matéria de hoje, viemos indicar alguns mangás de Hayao Miyazaki que consideramos essenciais para você conhecer um pouco mais da obra desse grande mestre, só que agora em outra área que ele também brilha.

Índice

Os Melhores Mangás de Hayao Miyazaki

Nausicaä do Vale do Vento

A obra-prima de Miyazaki em mangás. A poluição tomou conta do mundo. As águas, o ar e as florestas foram contaminados por causa do crescimento da industrialização. É nesse mundo caótico, onde até mesmo o ar é venenoso, e sem esperança que Nausicaä do Vale do Vento enfrentará uma jornada que decidirá o futuro da humanidade.

E editora JBC está relançando a obra aqui no Brasil. Compre clicando aqui.

Shuna’s Journey

Shuna, o príncipe de uma terra pobre, observa em desespero enquanto seu povo trabalha até a morte, colhendo os pequenos grãos que ali crescem. Um dia, um velho misterioso chega à sua terra depois de uma longa viagem e, morrendo, conta-lhe sobre algumas sementes douradas com as quais poderia devolver a abundância às suas colheitas.

Porém, ele terá que pagar um preço alto se quiser encontrá-las, pois as sementes estão em um lugar de onde ninguém jamais voltou. Shuna, esperançoso com a ideia de acabar com a fome de seu povo, sai em uma perigosa jornada para o oeste.

A obra segue inédita no Brasil.

People of the Desert

Escrita e ilustrada por Hayao Miyazaki, essa série foi publicada sob o pseudônimo de Akitsu Saburō. A história se passa em um passado distante, nas planícies desérticas, algo em torno do século XI da Ásia Central. Parte da trama se localiza na cidade chamada Pejite.

A história segue as façanhas do personagem principal, Tem, um pastor da tribo fictícia Sokut, enquanto ele tenta escapar da milícia montada da tribo nômade Kittāru. A fim de restaurar a paz no reino, Tem reúne seus compatriotas e rebeldes restantes contra as tentativas do Kittāru de obter o controle do território e escravizar seus habitantes através da força militar. 

A obra segue inédita no Brasil.

To My Sister / Imouto he

Um poema gráfico curto e emocionante, de seis páginas, ilustrado por aquarelas magníficas, sobre um sonho que um menino tem que ele e sua irmã mais nova voem e viajem pelo mundo, trazendo a felicidade para ela.

A obra segue inédita no Brasil.

A Trip to Tynemouth

Pequeno mangá ilustrado em aquarela que encerra um livro sobre uma coleção de contos do escritor britânico Robert Westall, cujos romances sobre a Segunda Guerra Mundial (e em particular a aviação e os aviões associados durante esse período) tiveram uma forte influência criativa em algumas das obras de Miyazaki. O livro também inclui um ensaio escrito por Miyazaki, onde ele compartilha seus pensamentos sobre as histórias de Westall, bem como suas próprias experiências com a Segunda Guerra Mundial.

O mangá curto, que se divide em 2 partes, segue Miyazaki (aparecendo mais uma vez como seu alter ego porco) em uma viagem imaginária para visitar Westall em Tynemouth, onde muitas de suas histórias se passam.

A obra segue inédita no Brasil.

The Wind Rises

Antes de se tornar o último longa-metragem de Hayao Miyazaki antes de sua longa pausa na carreira em 2013, Kaze Tachinu (The Wind Rises) foi um mangá curto publicado na revista japonesa Model Graphix , de abril de 2009 a janeiro de 2010.

Assim como o filme do Ghibli que viria poucos anos depois, a obra já é inspirada na vida do engenheiro aeronáutico Jirô Horikoshi –  o designer do Mitsubishi A6M Reisen “Zero”, famoso caça japonês da Segunda Guerra Mundial.

A obra segue inédita no Brasil.

Tigers Covered With Mud

Baseado no livro Tigers in the Mud, esse mangá curto todo em aquarela é focado nas memórias do tenente Otto Carius, um famoso motorista de tanques alemão que destruiu mais de 150 tanques durante a Segunda Guerra Mundial.

A obra de Miyazaki narra as façanhas de Carius e seu “Tigre” durante a campanha da Estônia, onde lutou contra o avanço do exército soviético. Como na maioria de seus mangás com tanques e aviões, todos os personagens aparecem na forma de porcos.

A obra segue inédita no Brasil.

A Pig’s Tiger e The Return of Hans

Dois mangás curtos, com características semelhantes ao citado anteriormente. A Pig’s Tiger retrata uma tripulação de porcos de um VK 45.01 (P), um protótipo de tanque projetado por Ferdinand Porsche em 1942, em meio a luta contra os russos durante a Segunda Guerra Mundial.

Personagens desta obra, incluindo um engenheiro mecânico chamado Hans, seriam trazidos de volta em The Return of Hans, uma história de três partes ambientada nas aldeias devastadas pela guerra da Europa, já no fim da Segunda Guerra. Mais aventura seguirão Hans e seus companheiros à medida que a história se desenrola.

A obra segue inédita no Brasil.

Hayao Miyazaki’s Daydream Notes

Ensaios gráficos e pequenas histórias, que Hayao Miyazaki escreveu e publicou esporadicamente, da metade dos anos 80 ao começo dos anos 90, na revista japonesa Model Graphix, são coletadas nessa obra.

As curtas histórias de mangá são totalmente independentes, além da edição também apresentar projetos de veículos ou ideias de filmes sobre tanques, aviões ou navios de guerra – os “favoritos” de Miyazaki. A versão mais recente da obra reúne 13 histórias, incluindo A Era dos Hidroaviões  – o mangá que serve de inspiração para o longa-metragem do Ghibli Porco Rosso.

A obra segue inédita no Brasil

Confira também nossa lista com Os Melhores Mangás de Goseki Kojima e Os Melhores Mangás de Kazuo Umezu.


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade