Ultimato do Bacon

Os melhores mangás de Kazuo Umezu

Em 23 de Jan de 2023 3 minutos de leitura
Os melhores mangás de Kazuo Umezu (6)

Nascido em 3 de setembro de 1936, Kazuo Umezu é simplesmente uma lenda.  O mangaká, músico e ator japonês está entre os autores mais famosos e prestigiados do mangá de terror e foi peça fundamental para o desenvolvimento do gênero desde a década de 1960.

O trabalho de Umezu inspirou novas gerações de autores. Junji Ito e Toru Yamazaki o citam como uma de suas maiores influências e Kanako Inuki começou sua carreira em uma revista compilada por ele.

Na matéria de hoje, vamos indicar alguns mangás que consideramos essenciais, para você saber o porquê de Kazuo Umezu ser um dos principais mangakás de horror de todos os tempos

Índice

Os Melhores Mangás de Kazuo Umezu

Baptism

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (1)

A atriz Izumi Wakakusa vê sua beleza declinar após o aparecimento de rugas e manchas horríveis em seu rosto. Agarrando-se com todas as suas forças ao menor vislumbre de esperança, concebe um plano com a ajuda do seu médico pessoal, o Doutor Murakami.

Pouco tempo depois, dá à luz uma menina. Para encontrar a juventude e a beleza perdida, e conquistar tudo que não deu tempo de conseguir, Izumi está pronta para tudo, inclusive fomentando o mais maquiavélico dos projetos com sua própria filha.

Infelizmente, a obra segue inédita no Brasil.

The Drifting Classroom

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (3)

Um clássico dos mangás de terror, após um grande terremoto, uma escola primária japonesa desaparece, deixando apenas um buraco no chão. A escola é transportada para um mundo hostil, onde alunos e professores são cercados por criaturas nojentas,  aterrorizantes e enlouquecidas.

Enquanto os pais choram e as autoridades investigam, os alunos e professores estão presos em um terreno baldio aterrorizante, onde devem lutar para sobreviver. A obra ganhou o 20º Shogakukan Manga Award em 1974, além de adaptações em outras mídias.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

My name is Shingo

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (4)

Dois alunos do ensino fundamental, uma garota chamada Marine e um garoto chamado Satoru, se apaixonam na fábrica do pai do menino e criam um laço com um robô super tecnológico, ensinando-o várias coisas como se ele fosse um filho.

Quando Satoru e Marin são obrigados a se separarem, o robô cria consciência própria e sai pelo mundo atrás de seus “pais” que não teve a chance de conhecer.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

Cat Eyed Boy

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (2)

A história é narrada pelo garoto do título conhecido como “Nekome Kozou” (“Moleque dos olhos de gato”), odiado por humanos e demônios, e que se envolve em contos de terror, incluindo monstros e crianças.

Suas histórias curtas e independentes entre si envolvem vingança e obsessão.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

Fourteen

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (6)

14 anos. Esse é todo o tempo que os homens têm antes que tudo acabe. Nos dias atuais, em um mundo sujo e estranho, onde os seres humanos esgotaram seus principais recursos e levaram à extinção uma infinidade de animais, existe uma empresa que desenvolve uma das últimas formas de alimentação existentes na face da Terra, os biofrangos.

Contudo, um certo frango se transforma em um super mutante. E assim, uma jornada de pesadelo por uma versão distorcida do futuro se desenrola.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

Orochi 

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (5)

Nesta obra, cada capítulo é uma história independente que explora diferentes aspectos da humanidade e da condição humana. A personagem principal, Orochi, é uma mulher misteriosa com poderes estranhos e um grande interesse em entender a natureza humana.

Em suas viagens, ela conhece pessoas que a deixam tão fascinada que se interessa por suas vidas, às vezes para melhor e às vezes para pior. Aqui temos um Kazuo Umezu experimentando narrativas e aperfeiçoando seu estilo.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

Ultraman

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (6)

Sim, Umezu fez sua adaptação de Ultraman, seriada de 1966 a 1967 e completo em 5 volumes. Na época, também era seriado um mangá do herói com autoria de Daiji Kazumine.

Ambos são inéditos no Brasil. As histórias desta obra têm uma semelhança vaga com os roteiros de televisão. O desenho de Umezu mantém os personagens caricaturais e simples, exceto no que diz respeito aos monstros. Os monstros são as verdadeiras estrelas do mangá, com uma arte primorosa do mangaká.

Gods Left Hand – Devils Right Hand

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (2)

Os seis livros contém cinco histórias de horror relacionadas a um garoto da escola primária chamado Sou que tem a capacidade de prever eventos sobrenaturais em seus pesadelos.

As cinco histórias são: Eroded Scissors, the Disappeared Rubber, the Tongue of the Spider Queen, the Black Picture-book and Shadow Dead. Causos sobrenaturais aguardam o leitor nesta obra que já ganhou adaptação cinematográfica no Japão.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

Makoto-Chan

Os melhores mangás de Kazuo Umezu (1)

Saindo do horror, aqui temos um outro lado de Kazuo Umezu –  um mangá shonen gag (mangá focado em comédia, parodiando outros gêneros e estilos) que segue a vida ímpar de Makoto Sawada e sua família.

Suas histórias são embaladas por um humor adulto e muitas vezes escatalógico. Ele tem o costume de se vestir com as roupas da sua mãe e geralmente é visto com um muco característico pendurado em seu nariz.

Infelizmente, segue inédito no Brasil.

Não deixe de conferir também nossa entrevista exclusiva com outro mestre do terror japonês, Junji Ito! Clique aqui e confira


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade