Ultimato do Bacon

Os Gatos de Ulthar de H.P Lovecraft por Leander Moura – O Ultimato

Em 13 de Set de 2021 3 minutos de leitura
Os Gatos de Ulthar de H.P Lovecraft por Leander Moura - O Ultimato (1)

Uma obra diferente do que esperamos de Lovecraft é adaptada de maneira muito interessante para as HQ´s! Sai de cena o terror cósmico, e por vezes complexo e confuso, e entra em cena uma trama bem simples – mas bem feita – de vingança e acerto de contas. Isso é o que o leitor vai encontrar na obra Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft por Leander Moura.

A obra foi lançada em 2020 pela editora Diário Macabro e apresenta uma arte belíssima! Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft por Leander Moura é aquele tipo de obra que consegue dar uma visão diferente ao conto original – seja pelo ritmo narrativo (que fica mais intenso) ou pela própria arte de Leander.

A HQ conta ainda com excelentes extras – um deles um ensaio de Lovecraft que fala um pouco sobre o fascínio que o autor tinha pelos felinos.

Os Gatos de Ulthar de H.P Lovecraft por Leander Moura - O Ultimato (1)

Estranhos nômades chegam a pequena cidade de Ulthar na HQ Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft por Leander Moura

A trama de Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft por Leander Moura

A HQ adapta um conto de Lovecraft que é muito mais um conto de vingança do que um conto de terror. Esqueça os seres estranhos que normalmente são trazidos à vida pelo autor. Aqui o grande horror vem do próprio comportamento humano.

Leander Moura começa a narrativa nos mostrando que a cidade de Ulthar tem um problema grave: um casal sinistro e recluso detesta gatos e faz questão de matar todos os bichanos que chegam próximo da sua isolada cabana.

O estereótipo do casal deixa a cidade em pânico e ninguém possui coragem de repreender os 2 assassinos de gatos – os gritos dos bichanos enquanto são mortos deixam a cidade ainda mais desencorajada.

Os Gatos de Ulthar de H.P Lovecraft por Leander Moura - O Ultimato (1)

A chegada de forasteiros muda o destino dos bichanos na HQ Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft por Leander Moura

A vida segue na cidade de Ulthar e tudo que os donos dos gatos fazem é tentar impedir que os felinos se aproximem do tenebroso casal. A dinâmica de poder muda quando um grupo de nômades adentra a cidade.

Misteriosos e com características chamativas, eles possuem em suas fileiras um garoto que sobreviveu à peste – infelizmente não sem ter sequelas. A diversão do jovem órfão é brincar com seu gato preto. Já deu pra imaginar para onde a trama está indo, não é mesmo?

O tal gato que acompanha a caravana desaparece e o jovem rapaz é informado de seu provável destino. O que temos a partir daqui é uma trama de vingança com uma pegada sobrenatural forte. Vale olhar para dois elementos que se destacam na HQ: a crueldade perpetuada pelo casal recluso (queria muito saber porque eles detestavam gatos mas isso é pouco relevante para a história) e a facilidade com a qual o medo paralisa os habitantes da cidade de Ulthar – a auto preservação transforma todos em verdadeiros covardes.

Os Gatos de Ulthar de H.P Lovecraft por Leander Moura - O Ultimato (1)

A arte de Leander Moura deixa o conto Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft bem mais dinâmico

Os Gatos de Ulthar de H.P.Lovecraft por Leander Moura é uma história simples – e não poderia ser diferente já que o material original também é bem linear. Não confunda simples com “bobo” ou “ruim” – quero dizer que temos aqui uma história de baixa complexidade, mas isso não quer dizer que o impacto do conto é pequeno. 

A arte de Leander se encaixa muito bem na história e ajuda a dar um ar ainda mais macabro e melancólico para a desafortunada cidade de Ulthar. Amor, autopreservação e crueldade se digladiam nessa história que nos mostra que gatos são muito mais do que aparentam…

Gosta de HQ´s de Terror? Confira nosso review sobre Samuel Stern, A Família da Casa de Bonecas e a lista com as Melhores HQ´s de Vampiro!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo! 

Os Gatos de Ulthar de H.P Lovecraft por Leander Moura - O Ultimato (1)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade