Ultimato do Bacon

Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial – O Ultimato

Em 13 de Abr de 2023 3 minutos de leitura
Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial - O Ultimato (2)

Em 2020 a editora Draco reuniu um verdadeiro pelotão de artistas nacionais para produzir histórias curtas que se passam na 2ª Guerra Mundial. O resultado desse esforço você encontra na coletânea Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial  e nomes como Raphael Fernandes, Larissa Palmieri, Luis Carlos Sousa, Laudo Ferreira e Thaynan Lana trazem suas artes e visões do conflito.

O grande mérito dessa coletânea é a diversidade de histórias que se apresentam: desde narrativas baseadas em fatos reais até tramas de terror e sobrenatural.

A bela edição lançada pela Editora Draco conta com mais de 220 páginas coloridas e 10 tramas curtas e completas. Vale destacar o excelente prefácio da edição, que ficou sob a responsabilidade do mestre em História Icles Rodrigues. 

Dica para o leitor: Se você quiser conferir uma outra excelente HQ de guerra produzida no Brasil, veja nosso review de O Elísio Uma Jornada ao Inferno de Renato Dalmaso

Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial - O Ultimato (1)

“Ligeiro” de Celso Menezes e Ademir Leal abre a HQ Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

As tramas da HQ Nacional Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

Em toda a coletânea é perfeitamente natural que o leitor se identifique mais ou menos com as narrativas. Como comentamos acima, o grande mérito dessa edição da Draco é trazer histórias tão diversas que inevitavelmente alguma vai te agradar.

Desde propostas mais realistas até histórias recheadas de horror e sobrenatural. Separei as 4 que mais me cativaram – o que não quer dizer que tenha achado as outras ruins – muito pelo contrário! É meramente uma questão de gosto e identificação.

“Ligeiro” de Celso Menezes e Ademir Leal é a história que abre a coletânea e confesso que ela me cativou pelo belo traço de Ademir e pelo fato de ser uma história baseada em fatos reais e bem “pé no chão”.

Saem de cena os grandes e heróicos confrontos e entra em cena uma unidade brasileira que precisa enfrentar os perigos e armadilhas para sobreviver. A tensão criada pela história é palpável e passamos toda a leitura temendo pela vida dos personagens. Simplesmente sensacional!

Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial - O Ultimato (1)

A conexão sobrenatural ganha os holofotes em uma das tramas da HQ Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

“Alandros de Hiroshima” de Alexey Dodsworth e David Arievilo retrata a conexão sobrenatural entre uma criança brasileira que vive em 2025 e uma criança japonesa que vive em 1945.

A relação dos dois é pautada em amizade e o desfecho da história é capaz de marejar até os olhos do leitor mais durão. Uma excelente e sensível narrativa!

“Os Sabores do Covil” de Larissa Palmieri, Tito Camello e Gabriel Calfa é outra narrativa que prende o leitor. A história retrata a vida de Lydia, uma jovem filha de um integrante do partido nazista que é obrigada a servir ao lado de outras mulheres experimentando a comida de Hitler em busca de veneno ou outras substâncias que possam fazer mal ao líder.

O cruel destino da jovem ocorre por conta de suas indiscrições – sem spoilers, mas é uma HQ que retrata um cotidiano de abusos causados pela guerra. Confesso que reli algumas vezes o excelente conto.

Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial - O Ultimato (4)

Luis Carlos Sousa e Rodrigo Matos entregam uma narrativa cheia de ação em Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

A edição que fecha o meu TOP 4 das histórias de Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial é a talvez a mais tradicional de todas. Em “Lobo”, Luis Carlos Sousa se une a Rodrigo Matos para contar a história de um atirador alemão cego que tem como parceiro um grande Lobo.

A história me remeteu imediatamente às antigas aventuras do Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher – talvez isso tenha me feito gostar tanto dela. A trama mostra a vida desse atirador e seu derradeiro combate contra os soviéticos. Um pouco de ação desenfreada com uma bela arte é uma mistura sempre bem vinda e o final poético fecha bem esse curto conto.

Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial  é uma HQ bem diferente do que eu esperava – e isso é extremamente positivo! Confesso que estava esperando um mar de histórias “sérias demais” e todas baseadas em fatos reais (o que também não seria ruim).

A pluralidade das narrativas propostas me surpreendeu e foi isso que me fez gostar tanto da edição. É difícil acharmos em 220 páginas tantas visões distintas e interessantes sobre o mesmo evento histórico. Parabéns a editora Draco que reuniu esses excelentes trabalhos!

Quer conhecer mais HQs nacionais incríveis? Confira nossa lista de Melhores Quadrinhos Brasileiros

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial clicando na capa abaixo! .

Os Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade