Ultimato do Bacon

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

Em 5 de Dez de 2022 4 minutos de leitura
Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (1)

Em 1965 um dos personagens de guerra mais inusitados das HQs americanas nascia! O barão Von Hammer é um piloto de avião que é simplesmente implacável nos perigosos céus da 1ª Guerra Mundial! O que torna essa história magnética é o fato de vermos um combatente que é tão bom no que faz que acaba sendo um solitário até mesmo entre os seus colegas de esquadrão. O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher é uma corajosa HQ que retrata os feitos de um piloto alemão contra os aliados em plena guerra. O personagem é honrado e possui um código próprio de vida e comportamento nos céus!

A edição brasileira de 2005 da editora Opera Graphica é a última (e mais caprichada!) publicação que saiu no país trazendo o trabalho de Robert Kanigher e Joe Kubert no personagem. A revista compila 11 tramas do personagem em pouco mais de 200 páginas de quadrinhos em preto e branco. A obra traz também uma ótima matéria contando mais sobre a criação do herói de guerra e de como Kubert e Kanigher estudaram bastante sobre os combates nos céus da 1ª Guerra Mundial.

Dica para o leitor: Se você é fã de histórias de guerra e de Joe Kubert, não deixe de conferir nossos reviews sobre Sargento Rock A Profecia e Dong Xoai, Vietnã 1965!

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (3)

As páginas de combate impressionam na HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

As tramas da HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

As aventuras do barão Von Hammer começaram a ser publicadas na icônica HQ Our Army at War #151 da DC Comics. A primeira aventura do Ás Inimigo estabelecia o personagem como sendo um solitário e exímio aviador que lutava em prol da Alemanha durante a 1ª Guerra Mundial.

Atormentado pelo próprio sucesso, o herói só se sente bem na companhia de um grande lobo negro que ele encontra recorrentemente na floresta. Von Hammer considera que o animal é o único que sabe como ele se sente por também ser um grande predador.

Apesar da primeira e icônica aparição ter estabelecido a base do personagem, a realidade é que seu passado só foi totalmente revelado na HQ Star Spangled War Stories #138 de 1968.

A história mostra as raízes da família Von Hammer e conta que o personagem foi treinado desde criança pelo pai para ser um exímio combatente em diversas modalidades diferentes. Os eventuais confrontos corpo a corpo que se apresentam nas histórias do Ás Inimigo sempre mostram esse lado do personagem.

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (2)

O protagonista da HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher sempre apresenta reflexões filosóficas profundas e que atingem o leitor!

Ao contrário das outras histórias de guerra da época, O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher parece apresentar uma maturidade e uma profundidade que a tornam diferente das demais.

Enquanto as aventuras dos outros heróis de combate costumam dar espaço, em sua grande maioria, para a ação desenfreada (que acabava sendo pouco realista e muito romanceada) dos embates, as histórias de Kubert e Kanigher dividiam as ações dos céus com os tormentos sofridos pelo solitário protagonista que sabia admirar seus inimigos caídos (muitas vezes prestando continência).

O herói parecia entender que a guerra o estava afastando da sua própria humanidade.

O barão Von Hammer teve diversos inimigos memoráveis durante suas aventuras mas o mais marcante, ao menos para mim, foi o Capuz Negro!

O personagem era tão bom no comando de um avião quanto o protagonista e vivia pelas mesmas regras de honra e valores que o herói – sua história de vida também foi contada e a riqueza de detalhes faz com que acabemos torcendo por ele em alguns breves momentos.

A sensação é de que os dois seriam grandes amigos se não estivessem em lados opostos da guerra. Eles chegam a salvar a vida um do outro antes que o fim de um deles se apresente. As tramas onde os dois aparecem acabam envolvendo temas como família, valor e dever.

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (4)

Capuz Negro enfrenta o barão Von Hammer na HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

Por mais que as tramas e sua profundidade mereçam destaque, é importante dizer que a ação mostrada pelo traço de Kubert também impressiona muito!

O autor conta que estudou muito os modelos de avião da 1ª Guerra e suas principais manobras de combate para fazer com que os enfrentamentos fossem o mais real possível. Em uma ou outra situação vemos os autores apresentarem soluções mais simples para os combates, mas essa é a exceção e não a regra. O que não era muito comum no período de publicação dessas histórias!

O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher é uma HQ diferenciada. A construção do barão Von Hammer é simplesmente impressionante e os antagonistas acabam ganhando tanto espaço quanto o barão em muitas situações.

Nada de “preto e branco” aqui – o fato de o personagem ser um alemão faz com que as tramas sejam carregadas de nuances e em muitos momentos não é questão de certo e errado. A ação que se passa nos céus fica estupenda no lápis de Kubert e é muito bacana constatar que as narrativas e situações propostas envelheceram muito bem – a fuga do maniqueísmo que é proposta em toda a HQ faz muita diferença e tira a obra do lugar comum. 

É o tipo de leitura que vai agradar em cheio os fãs do gênero!

Quer ler outra HQ de guerra que fez história? Conheça Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade