Segundo o cineasta Guillermo del Toro, Jiro Taniguchi foi “um poeta dos mangás”. Considerado por muitos “o mais europeu dos mangakás”, Taniguchi ganhou vários prêmios durante sua carreira e seus trabalhos finalmente começaram a ganhar destaque aqui no Brasil.

Com seu forte sendo a narrativa de observação, Taniguchi produziu obras que saíram do padrão japonês mais popular e, mesmo assim, conseguiu conquistar o mundo.

Aqui estão 10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi que merecem ser lidas por todo fã de quadrinhos.

.

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi

.

Ice Age Chronicle of the Earth

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 1

.

Pra quem já leu algo de Jiro Taniguchi, esse talvez seja seu trabalho mais diferente: um seinen de ficção científica. Na história, conhecemos Akeru, responsável por uma mina de carvão, levado a embarcar em uma perigosa expedição, durante um novo período glacial. Com o fim do período, os humanos se veem em um novo curso evolutivo.

Guiado por um Deus, Takeru enfrentará a Grande Mãe, podendo salvar consigo não só ele e seus companheiros, mas sim toda a humanidade. Definitivamente, uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi.

A editora Pipoca e Nanquim publicará o mangá aqui no Brasil em 2021.

.

O homem que passeia

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 2

.

Em uma narrativa encantadora, Jiro nos apresenta oito passeios de um mesmo homem por sua cidade japonesa. Com uma linda sensibilidade diante daquilo que existe de poesia na banalidade do cotidiano (tanto na natureza quanto na cidade), Jiro nos faz refletir sobre as coisas simples da vida em uma obra simples e intimista.

A editora Devir publicou O homem que passeia aqui no Brasil.

.

A Zoo in Winter

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 3

.

Outro mangá simples e intimista, em que Jiro Taniguchi relembra seu início no mangá e sua juventude passada na Tóquio dos anos 60.

Na trama, Hamaguchi, um jovem trabalhador da indústria têxtil de Quioto, sonha em ser um artista. As coisas em sua vida mudam após um acidente envolvendo a filha de seu patrão num zoológico, levando Hamaguchi a tomar a decisão de mudar-se para Tóquio para tentar um emprego nos estúdios de um famoso mangaká.

A editora Devir publicará o mangá, uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi, aqui no Brasil em 2021.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui.

.

A Distant Neighborhood

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 4

.

Cheio de fantasia e profundidade, A Distant Neighborhood foi destaque no Festival de Angoulême e conta a história de Hiroshi Nakahara, um homem que tem a oportunidade de reviver o passado para corrigir erros ou mudar algumas decisões cruciais.

Após ser levado inconscientemente ao túmulo de sua mãe e, de repente, ser catapultado para sua infância, com todas as suas memórias e conhecimentos adultos intactos, Hiroshi Nakahara se esforça para encontrar um significado para o que aconteceu, descobrir se seu pai o abandonará e se ele ainda irá se casar com sua esposa.

Uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi, que ja teve até uma adaptação cinematográfica na França, continua inédita no Brasil.

.

Inu wo Kau

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 5

.

Um mangá realista e comovente em que Jiro retrata animais, vencedor do prêmio Shogakukan!

Ao todo, são 5 histórias. As 4 primeiras se dedicam aos animais de estimação de uma certa família japonesa. A última é uma história mais independente sobre um homem e sua “alma indomável”. O destaque maior da publicação é a primeira história, que dá o nome ao volume, e conta uma trama bem pesada emocionalmente, sobre o envelhecimento de um cachorro.

Infelizmente, segue sem previsão de lançamento aqui no Brasil, apesar de ser uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi.

.

The Summit of the Gods

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 6

.

Baseado em um romance de 1998 de Baku Yumemakura, The Summit of the Gods conta a história de Fukamachi, que encontra uma câmera em uma pequena loja. A tal câmera pertenceu a George Mallory, o primeiro a escalar o monte Everest, desaparecido em 1924.

Logo, Fukamachi decide escalar o Everest com seu amigo Habu Joji para ver se consegue encontrar pistas sobre o que realmente aconteceu com Mallory.  Indicado ao prêmio Eisner, The Summit of the Gods tem mais ação que o normal das obras de Jiro. Seu traço retratando as montanhas é um verdadeiro deslumbre, tornando essa uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi.

Infelizmente, segue sem previsão de lançamento aqui no Brasil.

.

Mary’s Ribon

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 7

.

Uma obra detetivesca com pitadas de faroeste que nos apresenta Taku Ryuumon, um homem que mora sozinho nas montanhas, com seu único companheiro, um cachorro chamado Joe.

No entanto, um dia, um visitante lhe pede um favor especial.

Aqui, Jiro faz uma obra de mistério sem perder as suas características de narrativa de observação e contemplação à natureza. E justamente por esse motivo, uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi.

Infelizmente, segue sem previsão de lançamento aqui no Brasil.

.

O Gourmet Solitário

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 8

.

Mais uma obra de Jiro sobre a vida cotidiana, de apreciação do momento e dos lugares. Ele nos mostra um gourmet solitário perambulando por restaurantes de todos os tipos, experimentando desde pratos sofisticados até a comida caseira, sem deixar de lado as barraquinhas com refeições rápidas e apetitosas.

Com isso, acompanhamos o personagem através de diferentes regiões de Tóquio e arredores, degustando pratos japoneses que lhe despertam emoções e pensamentos.

A editora Devir republicou o mangá aqui no Brasil que estava há bastante tempo esgotado.

.

The Times of Botchan

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 9

.

Ganhador do Prêmio Cultural Osamu Tezuka, esse trabalho é baseado na vida real de Natsume Souseki, que se tornou um famoso romancista japonês.

Souseki viveu na era Meiji e Taniguchi relata esse tempo de forma excepcional. Através de uma vida de provações, Taniguchi descreve ao longo dessa obra como é crescer e se tornar um artista nesse período do Japão com tantos contrastes, problemas e também, maravilhas.

Infelizmente, segue sem previsão de lançamento aqui no Brasil, apesar de ser uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi.

.

My Father’s Journal

10 obras obrigatorias de Jiro Taniguchi 10

.

Se há algo que os japoneses temem é um desastre natural. E o mangaká retrata isso em uma das obras obrigatorias de Jiro Taniguchi.

Após o grande incêndio que destruiu metade de Tottori em 1952, onde dois terços da cidade foram atingidos pelo incêndio – causando mais de 21.000 vítimas – Taniguchi conta a história de uma família de classe média cuja vida fica em ruínas.

Eles perdem não só bens materiais, mas seus laços também são colocados à prova. Alternando momentos de tranquilidade e tensão, Jiro faz um mangá bem pessoal – uma vez que nasceu em Tottori – o que faz com que todas as nuances e circunstâncias que o protagonista passa sejam ainda mais verossímeis.

Infelizmente, segue sem previsão de lançamento aqui no Brasil.

Se você curtiu nossa lista, confira também outras matérias como Os Melhores Mangás Já Publicados no Brasil, Os Melhores Mangás de Junji Ito, Os Melhores Mangás de Ozamu Tezuka , Os Melhores Mangás de Akira Toriyama e Os Melhores Mangás Shoujo!


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

obras obrigatorias de Jiro Taniguchi obras obrigatorias de Jiro Taniguchi obras obrigatorias de Jiro Taniguchi obras obrigatorias de Jiro Taniguchi

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: