Ultimato do Bacon

O Poderoso Thor de Walt Simonson – O Ultimato

Em 1 de Dez de 2022 5 minutos de leitura
O Poderoso Thor de Walt Simonson 1

Alguns autores conseguem marcar permanentemente os personagens que escrevem. Não necessariamente pela consequência de suas histórias, mas por conseguir utilizar de forma incrível toda a mitologia que eles carregam. O Poderoso Thor de Walt Simonson é um desses casos – ele tem, sem sombra de dúvida, um dos runs mais incríveis e regulares do personagem. Dificilmente uma história ruim se apresenta.

Walt Simonson começou sua jornada no personagem na HQ Thor #337 de 1983. Ele finaliza sua passagem com o herói em Thor #382 de 1987. Nesse período o autor fez de tudo: criou o Ragnarok, deu uma nova identidade secreta para o herói, criou um dos coadjuvantes mais amados das HQs do Deus do Trovão (Bill Raio Beta), colocou um novo soberano sentado no trono de Asgard.. Tudo isso regado a muitas batalhas épicas e inesquecíveis.

Os leitores brasileiros que quiserem acompanhar O Poderoso Thor de Walt Simonson tem três opções “fáceis”: O Omnibus da Panini de 2022, as 5 edições da coleção “Os Maiores Clássicos do Poderoso Thor de Walter Simonson” lançadas entre 2006 e 2012 e as 3 edições capa dura da coleção “Marvel Edição Especial Limitada: Thor” da Salvat de 2018.

Essas edições foram também lançadas em formatinhos da abril como “Heróis da TV”, “Superaventuras Marvel”, “Marvel Saga” e outras – para os colecionadores novos não considero uma boa alternativa pela dificuldade de achar e pelo acabamento das edições.

O Poderoso Thor de Walt Simonson 2

O Deus do Trovão ganha uma de suas armaduras mais “bacanudas” em O Poderoso Thor de Walt Simonson

5 Motivos para Ler O Poderoso Thor de Walt Simonson

A fase de Walt Simonson apresenta muitas tramas marcantes e memoráveis. E elas são muito variadas – temos desde o confronto com Bill Raio Beta (que depois se torna um amigo) até o Ragnarok – e tudo isso tendo que enfrentar os planos cada vez mais mirabolantes de Loki (que não mede esforços para usurpar o trono de Asgard). A palavra épica não é usada em vão quando nos referimos ao trabalho do autor na HQ do Thor.

Antes de falarmos dos 5 motivos para ler O Poderoso Thor de Walt Simonson vale destacar que essa é uma daquelas obras que envelheceu muito bem!

Obviamente ela possui uma ou outra solução que acaba parecendo “boba” e “datada” mas a grande maioria das tramas e situações propostas por Walt Simonson parecem ser ainda extremamente atuais. É importante salientarmos isso porque nem sempre os grandes clássicos de um determinado personagem são indicados para os novos leitores.

Sem mais delongas, vamos aos principais motivos para ler essa fase do Deus do Trovão:

1- O surgimento de Bill Raio Beta: O autor mostra suas credenciais logo no começo de seu run e vemos Thor ter que enfrentar um antagonista que é tão forte e honrado quanto ele.

Bill se torna um personagem regular dentro da fase de Walt e passa a ser um personagem amado pelos fãs da Casa das Ideias. Ele consegue impressionar até Odin e com isso conquista um novo e poderoso martelo: o Rompe-Tormentas.

O Poderoso Thor de Walt Simonson 3

Bill Raio Beta se torna tão poderoso quanto o Deus do Trovão em O Poderoso Thor de Walt Simonson

2- Malekith e Surtur: Nem só criações honradas viveram as histórias de Walt Simonson. O autor é responsável por criar um dos grandes antagonistas do personagem, Malekith o Elfo Negro (que foi responsável pela Guerra dos Reinos da fase de Jaso Aaron).

Nessa história vemos o surgimento do vilão que se alia com o perigoso Surtur. A ameaça é tão grande e poderosa que tem potencial para destruir os 9 reinos e abalar Asgard de um jeito impensável até então.

3- Nem só de Thor vive Asgard: Ao contrário de outras fases do Deus do Trovão, podemos dizer que o autor foi generoso e vemos mais do dia a dia de Asgard – muito além de Thor e suas rápidas visitas. Odin, Balder, Lady Sif, Loki e outros tem seu momento nos holofotes.

Esse espaço que o autor dá para os coadjuvantes torna Asgard mais rica e nos ajuda a criar uma conexão adicional com esses personagens e chegamos até a temer pelas suas vidas (afinal, todos sabemos que o Thor não irá morrer, certo?). Ótima decisão do autor!

O Poderoso Thor de Walt Simonson 4

Surtur é um terrível vilão e faz Asgard sofrer em O Poderoso Thor de Walt Simonson

4- O confronto com Hela: Thor e Hela protagonizam um dos confrontos mais interessantes de toda a fase de Walt Simonson. A personagem se sente desrespeitada por Thor após perder para o herói em um desafio e lança sobre ele uma maldição: ele não será capaz de morrer e seus ossos serão tão frágeis quanto os de pessoas idosas.

Isso faz com que o herói seja – potencialmente – condenado a uma eternidade de sofrimento enquanto ainda está vivo. O desenrolar dessa história dá origem a uma armadura nova e tem participação direta de Loki – que parece sempre envolvido com os infortúnios do Deus do Trovão.

5- Thor contra Jormungand: Thor enfrenta a própria Jormungand em uma emocionante batalha que é – para mim – o ápice da excelente fase de Simonson. Sabendo da fraqueza do herói, que foi amaldiçoado por Hela, a lendária serpente decide destruir seu temido inimigo. A batalha é ilustrada com grandes e belos painéis de página inteira que só fazem a sensação de ler algo épico aumentar.

Se esses 5 motivos não te convenceram, saiba ó leitor que temos ainda: O Deus do Trovão transformado em sapo e envenenado para se apaixonar por uma Deusa que está disfarçada, confronto de Thor com seus principais vilões terrestres (como o Homem Absorvente), toda uma saga de romance do herói com Lady Sif e até a busca pelo novo soberano de Asgard após a “partida” de Odin. Não é exagero dizer que Walt Simonson faz de tudo com o herói!

O Poderoso Thor de Walt Simonson 5

O Deus do Trovão se une a Loki e Odin para um combate em O Poderoso Thor de Walt Simonson

O Poderoso Thor de Walt Simonson é a melhor fase do personagem?

É inegável que o Deus do Trovão possui uma grande quantidade de boas histórias – sejam elas com os Vingadores ou ao lado de seus companheiros de Asgard. O que impressiona no trabalho de Simonson é a regularidade de suas histórias.

Elas simplesmente não ficam ruins – não importa o quanto ele mude o seu enredo. Como falamos acima, o autor também merece destaque por fazer basicamente tudo que é possível com Thor, que enfrenta todas as ameaças que se apresentam com o mesmo espírito de sempre.

Óbvio que temos outras boas fases como a de Dan Jurgens, J. Michael Straczynski e Jason Aaron. Todos esses runs apresentam boas tramas mas falta regularidade e se comparado com o trabalho de Simonson, é fácil dizer que elas não foram tão versáteis.

O caso de Aaron é emblemático: o autor apresenta um primeiro arco que é simplesmente sensacional (Carniceiro dos Deuses e Bomba Divina) e entrega outros bons momentos mas de uma maneira geral o run acaba sendo bem irregular e – em algum nível – decepcionante pela expectativa que é criada após o seu avassalador começo.

O Poderoso Thor de Walt Simonson dura incríveis 4 anos e consegue surpreender com tramas inventivas, diferentes entre si e que realmente mostram o Deus do Trovão usando todo o seu potencial.

O Thor tem histórias muito boas e memoráveis e muitas delas são da fase de Simonson. Se você é fã do Deus do Trovão (e de super-heróis em geral) essa fase vai te conquistar!

Avaliação: Excelente!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade