Ultimato do Bacon

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross – O Ultimato

Em 16 de Nov de 2021 4 minutos de leitura
O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross - O Ultimato (1)

E se as histórias tivessem poder? E se elas fossem tão reais quanto o nosso mundo? E se os dois se misturassem? O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross é uma série que só pode ser definida como genial. Ela aborda de maneira inédita a relação entre literatura e a realidade e faz isso de uma forma que deixa o leitor preso à narrativa até a derradeira última edição.

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross é uma daquelas raras séries longas que consegue se manter relevante e interessante do começo ao fim. A série original teve 54 edições que desembocam em O Inescrito Apocalipse – 12 edições que narram o fim da série. Ainda temos o prequel O Inescrito: Tom Taylor e o Navio que afundou Duas Vezes (ele não muda nada na trama mas explica algumas questões do começo da HQ – vale ler depois da série regular e de Apocalipse).

A dinâmica série nos presenteia com diversos plot twists, um sem número de referências e diversos personagens icônicos – até crossover com Fábulas (outra série incrível da extinta Vertigo) temos!

Dica para o leitor: A série de Mike Carey e Peter Gross traz referências de diversas histórias. Desde tramas mais atuais e populares como Harry Potter até tramas clássicas como Moby Dick e outros. Apesar disso, a série não torna a leitura dessas obras obrigatória – se você as conhece e sabe suas narrativas, isso só vai tornar a leitura de O Inescrito mais divertida. É o tipo de leitura que entretém e nos dá um “banho” cultural!

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross - O Ultimato (2)

Um dos momentos chave de O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross é o confronto entre Tom Taylor e a jornalista Lizzie Hexam

A trama de O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross

Tom Taylor é uma das pessoas mais famosas e conhecidas do mundo todo. Tudo porque seu pai, Wilson Taylor, criou a série de livros mais famosa do planeta. O pai de Tom, desaparecido há muito tempo, criou um mundo sobre um bruxinho (a semelhança com Harry Potter é muito grande!) que vive aventuras com seus dois amigos e salva o mundo do malvado vampiro Conde Ambrósio. Tommy Taylor é baseado em Tom e isso faz com que muitos fãs olhem e interajam com ele como se estivesse na presença do próprio personagem.

A vida de Tom, que detesta ser confundido com Tommy, é relativamente tranquila, mas tudo muda em uma convenção quando a jornalista Lizzie Hexam expõe o personagem como sendo uma fraude. Segundo ela, toda documentação sobre Tom é falsa: seu seguro social, sua certidão de nascimento e outros.. A vida do nosso protagonista vira de cabeça para baixo enquanto a opinião pública (e os fãs) começam a vê-lo com outros olhos.

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross - O Ultimato (3)

Tommy Taylor é o personagem mais famoso do mundo na HQ O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross

Enquanto Tom lida com as reviravoltas de sua vida, descobrimos que existe uma seita secreta que se interessa pelas histórias e que ela está determinada a dar um fim no nosso protagonista. Sr. Pullman é o assassino designado para o caso e fica claro que ele possui poderes que são, no mínimo, incomuns… 

OBS.  A revelação de quem é o Sr. Pullman e de qual o objetivo da tal seita vai deixar o leitor de “queixo caído”.

A trama avança e as coisas vão ficando cada vez mais estranhas e temos personagens “fictícios” atacando Tom, que se torna amigo de Lizzie (a jovem se sente culpada por tudo que aconteceu com a vida do rapaz após sua entrevista no evento).

A “magia” dos livros começa a invadir o mundo real em diversos momentos e a diversão, para nós leitores, para ser tentar descobrir as inúmeras referências e personagens literários que aparecem na história ao mesmo tempo que tentamos entender quem (ou o quê) é Tom e o que a tal seita quer com ele.

A trama é acelerada e vemos o protagonista sempre às voltas com revelações, reencontros e situações surreais (tipo ser engolido por uma baleia ou ficar preso dentro de um livro!). O mais impressionante é que conforme os números da série avançam tudo encaixa com uma maestria que é assustadora. Consegue imaginar a história da Moby Dick encaixando com a história infantil de um coelho em uma vila feliz? Pois é…

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross - O Ultimato (4)

A Tommy Con é um dos maiores eventos da cultura pop na HQ O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross

É difícil falar sobre a obra sem dar spoilers. Mas posso dizer que a HQ começa com uma simplicidade que nos cativa (quem não quer entender o mistério por trás de Tom e Tommy?) e nos prende pelos diversos plot twists que vão tornando a trama muito complexa – e é aí que O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross foge do lugar comum. 

O clima da HQ é realmente o de uma aventura mágica, por mais que tenhamos cenas de assassinato e acontecimentos mais sombrios. A longevidade da série e seus muitos números são bem aproveitados por Carey que desenvolve bem os personagens e faz com que nós realmente nos importemos com eles.

O final de O Inescrito é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores desfechos que já li em uma série desse porte. O autor se aprofunda cada vez mais no tema proposto (o poder das histórias) e não mede esforços para nos fazer entender as regras de seu mundo mágico!

Aliás, outro ponto para o autor. Ele faz questão de descomplicar seus conceitos e uma série que aplica ideias tão complexas e diferentes se torna simples pela repetição da explicação (sempre com propósito e nunca de forma forçada) e pela linguagem empregada. O Inescrito poderia ser só mais uma série pedante que poucos leitores entendem mas ela se torna algo diferente ao fazer questão de usar uma linguagem inclusiva.

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross - O Ultimato (5)

Conde Ambrósio é o vilão dos livros de Wilson Taylor na HQ O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross

O Inescrito de Mike Carey e Peter Gross é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores leituras que já tive o prazer de fazer na vida. Uma leitura que dá bagagem ao leitor ao buscar obras literárias e misturá-las em uma trama envolvente. Terror, aventura, mistério, magia e romance se misturam com questões filosóficas que – se o leitor estiver disposto a ultrapassar a camada de ficção – podem até explicar um pouco do funcionamento do mundo atualmente. Afinal, tudo são histórias e narrativas, certo?

Se você nunca se aventurou em uma obra complexa, essa é a sua oportunidade – O Inescrito é uma ótima obra de transição de leitura e eu acredito piamente que pode te ajudar a buscar outras leituras estimulantes. Se você já é um leitor apaixonado por leituras mais densas, te garanto que a história de Tom e Tommy Taylor não vai te decepcionar. 

Quer ler um outro grande conto que mistura referências literárias? Confira nosso review de A Liga Extraordinária.

Avaliação: Impecável!

Compre O Inescrito de Mike Carey clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade