Fábulas de Bill Willingham é uma das HQ´s mais aclamadas do selo Vertigo. A história, que traz uma trama envolvente sobre personagens de famosos contos infantis, tem a habilidade de fazer com que seja extremamente fácil ficar apegado as carismáticas fábulas e abandonar os conceitos que já tínhamos delas. Bill Willingham parece se divertir fazendo com que personagens tenham seus papéis de mocinho e vilão invertidos e se aprofundando em relações para mostrar que nem tudo é um “viveram felizes para sempre”.

Fábulas - As Melhores Séries da Vertigo 1

Branca de Neve e Bigby (o Lobo Mau) são alguns dos protagonistas da série Fábulas de Bill Willingham

A série “Fábulas” da Vertigo começou a ser publicada nos EUA em 2002 e sua série principal foi até 2015 em “Fables” #1 – #150. Das páginas da história principal saíram diversas minisséries como “Everafter: From The Pages of Fables” #1 – #12, “Fables: Werewolves of The Heartland” #1 , “Cinderella: From Fabletown With Love” #1 – #12, “Cinderella: Fables Are Forever” #1 – #6, “Fables: 1001 Nights of Snowfall” #1, “Jack of Fables” #1 – #49 e “Fairest” #1 – #33. A série principal foi publicada pela Panini em “Fábulas” #1 – #22 e ainda tivemos as minisséries “Para Sempre n° 1” #1 – #2, “Fábulas – Lobisomens No Coração da América”, “Fábulas Apresenta – Cinderela: da Cidade das Fábulas, Com Amor”, ”Fábulas – Cinderela: Fábulas São Eternas”, “Fábulas – As 1001 Noites de Neve”, “João das Fábulas” #1 – #4, “João das Fábulas – Americana”, “João das Fábulas – O Grande Livro da Guerra”, “João das Fábulas – O Mau Príncipe”, “João das Fábulas – Páginas Viradas” e “As Mais Belas Fábulas” #1 – #5. Para os que estão iniciando sua caminhada no mundo de “Fábulas”, recomendo as edições de Luxo da Panini (que começaram a ser lançadas em 2018) que são fáceis de achar !

A trama de Fábulas de Bill Willingham

A história de Fábulas de Bill Willingham da Vertigo é essencialmente um conto de suspense e mistérios com elementos fantásticos. Espere ver os três porquinhos ao lado de Shere Khan e Cachinhos Dourados. Bill Willingham inicia sua narrativa nos apresentando a uma comunidade de refugiados chamado “O Bosque” que fica em Nova York. Essa comunidade abriga as Fábulas das histórias infantis que vivem entre nós em segredo – a história vai lentamente revelando que eles precisaram fugir de seus antigos reinos por conta de uma terrível ameaça.

Fábulas - As Melhores Séries da Vertigo 2

Shere Khan dá as caras em “Fábulas” escrita Bill Willingham para a Vertigo

Conforme a história avança sabemos um pouco mais sobre a situação política das fábulas exiladas e entendemos que a falida sociedade tem na figura do Rei Cole e da Branca de Neve seu prefeito e vice prefeita que mantém a sociedade ativa na base de doações dos membros mais ricos. Barba Azul, por exemplo, é um dos que conseguiu fugir da Terra das Fábulas com sua fortuna quase intacta enquanto outros, como o Príncipe Encantado, perderam tudo. O primeiro arco da revista serve como apresentação da sociedade enquanto estabelece Branca de Neve e o Xerife Bigby (o Lobo Mau) como protagonistas do mistério do assassinato de Rosa Vermelha (irmã de Branca de Neve). A investigação começa tendo na figura de João (sim, o do pé de feijão) o principal suspeito. O tom divertido mas investigativo da história é arrebatador e faz com que não consigamos parar de devorar as páginas de “Fábulas”.

A política ganha uma voz ainda mais forte no segundo arco intitulado “A Revolução dos Bichos”. Nele descobrimos que os lendários peresonagens possuem um segundo local escondido : uma fazenda. Neste local somos apresentados aos refugiados de aparência não humana que precisam ficar isolados para não serem descobertos. Branca de Neve se depara com uma conspiração muito interessante que cria uma guerra entre as fábulas da fazenda. Cachinhos Dourados é uma das grandes personagens desse arco – fique atento ao discurso poderoso da personagem!

Fábulas - As Melhores Séries da Vertigo 3

Príncipe Encantado é um vigarista em Fábulas de Bill Willingham do selo Vertigo

A representação dos personagens é um dos pontos altos da HQ de Bill Willingham que cria personalidades extremamente reais para eles. Destacam-se o Príncipe Encantado, que nessa versão não passa de um conquistador barato que usa seu charme para iludir suas vítimas (e ele é o mesmo no caso da Branca de Neve e da Cinderela), e o Lobo Mau, que parece muito interessado em usar o exílio para recomeçar. É importante entender que a Guerra que exilou as fábulas fez com que elas criassem uma nova regra de anistia geral, onde o que foi feito antes da vinda para o mundo mundano é desconsiderado – uma segunda chance para todos.

Bill Willingham ainda consegue fazer com que os sentimentos demonstrados pelas Fábulas sejam extremamente reais. Essa habilidade em criar a personalidade de cada um dos personagens, e a criatividade ao usar gigantes, dragões e afins, faz com que a série saia completamente do lugar comum e parece ser a chave do sucesso que fez a história ter 150 edições e diversos derivados.

Fábulas - As Melhores Séries da Vertigo 4

Branca de Neve e outras fábulas pronta para ação na história da Vertigo

“A série da Vertigo é especial porque consegue se manter boa em 150 números utilizando e modificando conceitos de histórias infantis para criar um universo totalmente novo. O clima leve, que não abandona o mistério, faz com que a história seja fluída e divertida. Bill Willingham ainda consegue fazer com que os personagens tenham características extremamente reais e subverte alguns personagens, como o Príncipe Encantado e o Lobo Mau, fazendo com que eles não sejam exatamente aquilo que esperávamos. Sem sombra de dúvida, uma das grandes obras lançadas depois dos anos 2000 – seus 25 prêmios Eisner não deixam margens a interpretação. Leia a série e descubra porque ela é um indiscutível sucesso!

Compre Fábulas com desconto clicando nas capas abaixo: 

 

Fábulas - As Melhores Séries da Vertigo 5

Fábulas - As Melhores Séries da Vertigo 6

Veja tudo de “As melhores séries da Vertigo” clicando aqui!


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: