Ultimato do Bacon

O Colecionador de Sergio Toppi – O Ultimato

Em 17 de Jun de 2021 3 minutos de leitura
O Colecionador O Ultimato

Conheça o incrível trabalho de Sergio Toppi em O Colecionador

É impossível ler uma obra de Sergio Toppi e não ficar encantando pela arte. Por isso, quero comentar logo de cara sobre esse assunto para depois me aprofundar nos outros aspectos.

Creio que, no campo “Histórias em Quadrinhos”, o italiano Sergio Toppi esteja no panteão dos melhores artistas. O que ele fez é extraordinário. Quando você começa a analisar aspectos técnicos de sua arte, ela se agiganta ainda mais; e não estou falando apenas do seu lindo traço, mas do layout dos quadros, da aplicação de onomatopeias, da narrativa perfeita e do drama intenso que ele consegue aplicar nos painéis.

O Colecionador O UltimatoOs povos indígenas norte-americanos em O Colecionador

O Colecionador de Sergio Toppi – O Ultimato

Em O Colecionador, ele se aproxima muito de takes parecidos aos que Sergio Leone usava nos filmes western spaghetti. Aquela utilização dramática de zoom, no rosto de personagens, e, de repente, sangue.  Por meio desse “corte” em zoom, ele consegue bifurcar uma cena e explorar outro ângulo dela. Coisa de gênio!

Você também se deparará com muitas cenas de ação em “forma de z”. É um aspecto que Toppi usa bastante e mostra o quanto ele manjava de narrativa, deixando a leitura intensa e mantendo o leitor em suas mãos; hora ele acelera a narrativa, hora a deixa mais lenta e, assim, manipula todo o drama que almeja ao desenhar a página. Quadros invadem outros e certificam um dinamismo que ele era exímio em aplicar.

.

O Colecionador O Ultimato

A arte de Sergio Toppi em O colecionado é colossal

Esse encadernado conta 5 histórias do personagem conhecido apenas como “colecionador”. Um ricaço excêntrico, atirador com mira acurada, profundo conhecedor de história e antropologia, e que não mede esforços para ter o item que deseja em sua coleção.

O grande barato dele é possuir algo para sua própria admiração… ele não deseja expor, colocar em museus nem nada do tipo. É apenas para si mesmo. E seu lema, como está na contracapa, é “eu sempre consigo o que quero”; e ele vai até as últimas consequências para fazer isso se cumprir.

Banner Suenero UB

Em suas buscas, todas datadas no séc. 19, ele passeia por diferentes regiões do mundo; em uma história ele está na colonizada Etiópia, em outra se encontra com maoris na Nova Zelândia e passei até pelos povos indígenas norte-americanos. E essa exploração de culturas não tão conhecidas é magnífica. Toppi consegue respeitá-las sem conferir um aspecto estereotipado demais para eles.

Muito interessante também é o contraste entre o colecionador, homem branco, e os povos que ele visita. Toppi coloca seu personagem quase sempre ao lado dos povos oprimidos, e não como um branco colonizador. É bacana demais acompanhá-lo no contexto da Batalha de Adwa, na qual os italianos tomaram um pau das tribos etíopes!

Toppi consegue ser exímio não apenas na arte e narrativa, como também no texto. Há diálogos excelentes que desenvolvem os personagens e, por vezes, o texto ét tão rico que lembra prosa e poesia.

O Colecionador chegou ao Brasil pela Editora Figura, que aos poucos está montando um catálogo de respeito! A obra foi resultado de uma campanha de financiamento coletivo via Catarse. Possui capa dura, papel couché de alta gramatura e 264 páginas. Tem um texto introdutório muito bacana, de autoria de Alexandre Linck, do canal Quadrinhos na Sarjeta. Minha edição acompanha um marca páginas e um postal fold.

O Colecionador é um quadrinho maravilhoso, fora do mainstream e que merece sua atenção!

O Colecionador O Ultimato

Avaliação: Excelente!

Confira a review em vídeo: 


Não deixe de conferir também o Ultimato de Primavera em Tchernóbil e Três Coringas!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Kim Martins
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade