Ultimato do Bacon

MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka – O Ultimato

Em 5 de Mai de 2023 4 minutos de leitura

Em 1976 era lançado no Japão o capítulo de um novo mangá que mostrava uma faceta diferente daquele que viria a ser chamado de “Deus do Mangá”! MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka é – nas palavras do próprio autor – um rompimento dele com seu estilo convencional ao criar um drama de deixar os leitores boquiabertos.

Nessa obra o mangaká aborda tudo de ruim que você possa imaginar: mentiras, assassinatos, traições, armas nucleares, violência física, mental, sexual e por aí vai.. Prepare-se para ver um protagonista que vai te chocar!

MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka chegou ao Brasil em 2022 em uma edição com mais de 500 páginas lançada pela editora Pipoca e Nanquim. O mangá compila todo o material original.

Dica para o leitor: você é fã do Deus do mangá? Então confira nossa lista de Melhores Mangás de Osamu Tezuka

O padre Garai é um dos protagonistas do mangá MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka

A Trama do Mangá MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka

Osamu Tezuka cria uma história que começa com um gigantesco e grave acidente: uma arma química – uma espécie de gás que ninguém sabia que existia – vaza na ilha japonesa na qual era armazenada. O gás mortal acaba matando todos os moradores do local – ao menos é o que as autoridades imaginam.

Garai, que depois se torna um padre, e Yuuki, que depois se torna um eficiente funcionário de banco, sobrevivem e veem horrorizados o efeito da arma. Aparentemente o governo japonês fez um acordo com o país responsável pelo armazenamento e o acidente simplesmente desapareceu, a grande mídia nunca falou sobre o tema e se não fosse por Garai e Yuuki o assunto estaria finalizado.

Se você está achando que os protagonistas são grandes heróis que querem levar a verdade ao povo japonês, você está enganado e Tezuka deixa isso claro logo nas primeiras páginas. Descobrimos que Yuuki, além de trabalhar em um banco, é um temido sequestrador e assassino e Garai – seja por fraqueza ou amor ao seu companheiro – acaba acobertando as atrocidades que ele comete. Bem inesperado né?

Yuuki é imprevisível e maléfico no mangá MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka

Conforme a história avança, vemos ela se tornar uma espécie de “jogo de gato e rato” entre Yuuki e.. todo mundo! O personagem é a verdadeira personificação do mal e acaba atormentando todos que cruzam seu caminho. Garai se envolve física e emocionalmente com o personagem e passa o mangá inteiro lutando com o sentimento que tem e com o dever de denunciar Yuuki (e lembre-se: Garai é um padre).

Temos ainda algumas personagens femininas que se apresentam na trama e são basicamente usadas e descartadas pelo vilão das piores formas possíveis: assassinatos, envenenamentos, estupros e outros recursos bizarros – que muitas vezes combinam essas atrocidades – são mostrados. O importante é atingir o grande objetivo e “o fim justificam os meios”.

O objetivo final de Yuuki e seu modus operandi são surpreendentes e em alguns momentos é possível entender como ele consegue enganar a todos. O personagem é charmoso, bonito (tanto para o feminino quanto para o masculino) e absurdamente inteligente.

Soma-se a isso o fato de Garai achar que sabe o que o personagem está buscando.. Quando ele entende que não sabe nada sobre seu companheiro as coisas já estão em um estágio muito avançado.

MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka - O Ultimato (5)

Muitas pessoas morrem no vazamento de um gás mortal na obra MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka

Para ler e realmente aproveitar essa obra de Tezuka é preciso ter em mente que a narrativa foi escrita nos anos 70 – muita coisa parece ter resoluções simplistas e pouco profundas (o que não quer dizer que não funcione). Apesar das situações inusitadas, me arrisco a dizer que o grande chamariz da obra é Yuuki.

O personagem é extremamente bem desenvolvido e vemos sua maldade ir aumentando conforme a obra avança. O plano final do personagem é meio caricato, mas mostra bastante da sua personalidade e o final é feito – assim como toda a obra – para chocar.

O único ponto negativo para mim é a construção do Padre Garai. Ele tem uma importância grande na narrativa mas muitas vezes sua indecisão é irritante: não sabe se quer matar, se afastar ou amar Yuuki. No final da obra confesso que ele já estava me irritando com esse jeito “não sei o que eu quero mas daqui não saio e sou cúmplice de tudo sem querer querendo”. Outros personagens policiais, como o promotor Meguro, acabam sendo mais interessantes como perseguidores de Yuuki – por mais que eles não tenham tanto espaço na narrativa. 

Mal comparando, ler MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka é como ler uma HQ do Coringa ou de qualquer outro vilão louco e psicótico: a diversão é ver o que ele vai fazer depois e até onde ele está disposto a ir.

MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka - O Ultimato (1)

Os jovems Garai e Yuuki interagem no mangá MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka

MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka é um mangá pesado e cheio das piores atrocidades que o homem pode cometer. No centro de tudo isso temos um protagonista insano com um objetivo e ele é capaz de tudo: sedução, assassinato, mentiras, e sua paciência e cuidado só o tornam ainda mais perigoso.

Se você estiver disposto a encarar algumas soluções “muito simples” e alguns personagens não tão bem desenvolvidos, a obra te presenteia com uma boa história que mostra um lado completamente diferente do lendário mangaká Osamu Tezuka. E o protagonista Yuuki é um daqueles personagens que ficam muito tempo no nosso imaginário.

Quer conhecer outros mangás imperdíveis? Confira nossas listas de:

Os Melhores Mangás de Samurai

Os Melhores Mangás já Publicados no Brasil

Os Melhores Mangás Shoujo

Conheça Mangás Seinen Essenciais para Leitores Brasileiros

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre MW Psicopatia Profana clicando na capa abaixo! .

MW Psicopatia Profana de Osamu Tezuka Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade