Ultimato do Bacon

Monstros de Gustavo Duarte (2012) – O Ultimato

Em 19 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Monstros de Gustavo Duarte (4)

Conheça a melhor HQ do mestre dos quadrinhos mudos, Monstros de Gustavo Duarte!

Em Monstros! (2012), Gustavo Duarte segue com o gênero de HQs mudas, como é o caso da premiada dupla Có! & Byrds (2014), publicada em edição única pela editora Cia. Das Letras.

Na obra, Duarte está no auge criativo, narrativo e gráfico. Os desenhos são dinâmicos, com muita ação e timing acelerado. O quadrinista homenageia os grandes monstros da cultura popular japonesa, ao estilo Spectreman (1971) e Godzilla (1954), e a cidade de Santos, para onde as criaturas gigantes vão.

A HQ saiu por meio do selo Quadrinhos na Cia, em 80 páginas. O conhecido traço limpo de Duarte, com toques que lembram oras longas da Disney e oras Albert Uderzo, só fogem do P&B em alguns preenchimentos de verde água, num exercício que lembra a colorização de Ghost World (1997).

Qual a trama de Monstros de Gustavo Duarte?

Do mar surge o primeiro monstro gigante, que de fato se assemelha ao Godzilla, em uma versão mais divertida e cartunesca. Ele cruza a areia da praia assustando os banhistas e vai destruindo a cidade.

Pouco depois é a vez do polvo e da tartaruga gigantes e comicamente assustadores. Ambos vêm do fundo do oceano para o continente – as criaturas deixaram Tóquio de lado e atravessaram o Oceano Atlântico –.

Nós acompanhamos a interação dos monstros com o litoral sul paulistano e seus moradores. Tudo de forma criativa e em vários pontos turísticos conhecidos, como o calçadão, o Museu de Pesca, o porto e o antigo bonde da linha turística.

Monstros de Gustavo Duarte (3)

Duarte desenhou Monstros! de forma criativa, com objetos passeando entre os quadros

Só depois da metade do quadrinho conhecemos o velho Pinô. Parece que tudo foi apenas preparo para o verdadeiro protagonista. Dono de um bar inabitualmente vazio, pescador e contador de histórias que, aliás, faz bela referência ao Panoramix, druida dos quadrinhos Asterix e Obelix (1959).

As mesas vazias fazem o experiente Pinô investigar o motivo. Rapidamente descobre e, acredite, ele traçará o plano para acabar com os monstros de Santos. Aliás, quem melhor para criar poções no maior estilo Panoramix do que o dono de um estabelecimento com misteriosos ingredientes? Ovos coloridos, conservas, pimentas, molhos dos mais variados e sabe-se lá mais o que…

Vale a pena ler?

O enredo de Monstros! é muito simples. Mas não está aí seu mérito – nem demérito –. A arte de Gustavo Duarte e a construção dos quadros dão o ritmo exato que a narrativa muda precisa.

Econômico nas linhas, o quadrinista desenha o suficiente para detalhar personagens e cenários, não chegando a ser, porém, minimalista. Reparar nisso é interessante.

Monstros de Gustavo Duarte (2)

Pinô descobre o motivo de o bar estar vazio: monstros invadem Santos

Olhos dos monstros observando a parte de dentro dos ambientes dão ótimo efeito de terror, pois somos colocados no lugar dos populares, avistando pequenas partes das feras pelas janelas. A dinâmica entre os quadros, como nas chamas da tartaruga gigante que partem de uma página para outra, são alguns dos artifícios usados pelo autor.

Os easter eggs chamam a atenção, pontuando desde outras obras, o Esporte Clube Noroeste – time de coração de Duarte –, até alguns famosos músicos.

O jogo entre as coisas do dia a dia e o enredo são impecáveis: os botecos e suas tradições, os navios de contêineres que trazem tantos produtos do Oriente – região de onde viriam os monstros –, a garota assustada com o esqueleto da baleia no museu e a ideia do pescador contador de histórias… Duarte brinca com isso na dúvida que resta. São histórias de pescador as de Seu Pinô?

Para fazer algo simples com maestria, são necessárias habilidade e competência. O que Gustavo Duarte tem. Monstros! é um quadrinho mudo de ação, leve e de rápida leitura. Uma ótima dica para quem gosta do gênero.

Gostou do texto? Leia outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

UM OCEANO DE AMOR (2022) – O ULTIMATO

SONHONAUTA (2022) – O ULTIMATO

CÓ & BIRDS (2014) – O ULTIMATO

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Monstros de Gustavo Duarte clicando na capa abaixo! .

Monstros de Gustavo Duarte (1)


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade