Ultimato do Bacon

Có! & Birds de Gustavo Duarte (2014) – O Ultimato

Em 22 de Set de 2022 3 minutos de leitura
UB Có! & Birds 1 PRINCIPAL

Conheça a primeira HQ muda de Gustavo Duarte em: Có! & Birds

Em 2022 o Brasil teve alguns lançamentos muito interessantes na área dos quadrinhos mudos. Um oceano de amor, de Wilfrid Lupano e Grégory Panaccione, e Em fuga, do mineiro Lelis.

Vale também uma olhada para trás na produção nacional das HQs que dialogam com o leitor sem o uso de balões e recordatórios. E, nesse quesito, o paulistano Gustavo Duarte é uma das principais referências, colecionando sucessos.

Autor de Chico Bento: Pavor Espaciar (2005) – elencada entre as melhores Graphic MSP pelo Ultimato do Bacon –, Duarte passou como cartunista e ilustrador por Diário de Bauru, Folha de S. Paulo, Lance! e diversas revistas da editora Abril.

O quadrinista foi vencedor do prêmio HQ Mix oito vezes, incluindo pelos quadrinhos Có! (2009) em 2010 e Birds (2011) em 2012, lançados de forma independente. Ele também é autor das HQs mudas Taxi (2010) e Monstros! (2012).

Em 2014, a Companhia das Letras, por meio do selo Quadrinhos na Cia, publicou Có! & Birds, livro que reúne as duas HQs em 80 páginas e traz estudos de personagens como extras.

UB Có! & Birds 2

Os traços de Duarte são limpos, firmes e autorais, se destacando na HQ

Qual a trama de Có! & Birds

Em Có!, começamos com o camponês em sua fazenda vendo televisão de tubo e repondo a dose de destilado em um largo e confortável sofá. De repente, uma forte luz aparece pela janela e agita os porcos lá fora.

O fazendeiro acende a lamparina e vai até o chiqueiro para descobrir um extraterrestre querendo roubar os suínos. Mais do que isso não pode ser contado, mas espere abdução, perseguições, discos voadores e invasão de galinhas. Há ainda uma conexão enorme com Chico Bento: Pavor Espaciar, para quem gosta de easter eggs – e esse não é o único –.

Birds também trabalha com temáticas do terror, embora o lado cômico esteja sempre mais evidente. Em um mundo em que árvores são prédios e as aves estão no lugar dos humanos, dois pássaros trabalham como contadores e acabam tendo surpresas terríveis no escritório.

O mais alto da dupla encontra uma cópia de si esfaqueada pelas costas e morta em sua frente. Na sequência, o pássaro baixinho, que havia aberto a porta da sala para o “clone”, vê a personificação da Morte querendo entrar, com direito à foice e capuz.

Os dois ovíparos trancam a porta e tentam esconder da Morte de todas as formas que um deles morreu. Obviamente temos desdobramentos que só pioram a situação nesse enredo maluco.

UB Có! & Birds 3

Em poucas páginas e traços, a ambientação criada em Birds é incrível

Vale a pena ler?

Os desenhos do Gustavo Duarte, por si só, já valem a pena. Traço limpo e quadros pensados para que, de fato, o texto não seja necessário para transmitir a trama e as emoções dos personagens.

Duarte tem um estilo bastante autoral, mas é perceptível uma influência bem-vinda do francês Albert Uderzo, desenhista e cocriador de Asterix e Obelix (1959), e de Al Hirschfeld, famoso ilustrador do The New York Times.

Sobretudo em Birds, o mundo antropomórfico é bonito, divertido e lúdico. Parece ganhar vida como em uma animação da Pixar. O autor, porém, mistura aquela realidade de ação e aventura com elementos de terror, não economizando em cenas sangrentas, o que dá uma sensação tragicômica.

As duas histórias são objetivas e de poucas páginas, mas em um ritmo arrebatador que funciona perfeitamente para cada trama. Vale a leitura.

Gostou do texto? Leia outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

Um oceano de amor (2022) – O Ultimato

Sonhonauta (2022) – O Ultimato

Bebês Maníacos da Lagoinha (2021) – O Ultimato

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Có! & Birds de Gustavo Duarte clicando na capa abaixo! .

UB Có! & Birds 4 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade