Ultimato do Bacon

Có! & Birds de Gustavo Duarte (2014) – O Ultimato

Em 22 de Set de 2022 3 minutos de leitura
UB Có! & Birds 1 PRINCIPAL

Conheça a primeira HQ muda de Gustavo Duarte em: Có! & Birds

Em 2022 o Brasil teve alguns lançamentos muito interessantes na área dos quadrinhos mudos. Um oceano de amor, de Wilfrid Lupano e Grégory Panaccione, e Em fuga, do mineiro Lelis.

Vale também uma olhada para trás na produção nacional das HQs que dialogam com o leitor sem o uso de balões e recordatórios. E, nesse quesito, o paulistano Gustavo Duarte é uma das principais referências, colecionando sucessos.

Autor de Chico Bento: Pavor Espaciar (2005) – elencada entre as melhores Graphic MSP pelo Ultimato do Bacon –, Duarte passou como cartunista e ilustrador por Diário de Bauru, Folha de S. Paulo, Lance! e diversas revistas da editora Abril.

O quadrinista foi vencedor do prêmio HQ Mix oito vezes, incluindo pelos quadrinhos Có! (2009) em 2010 e Birds (2011) em 2012, lançados de forma independente. Ele também é autor das HQs mudas Taxi (2010) e Monstros! (2012).

Em 2014, a Companhia das Letras, por meio do selo Quadrinhos na Cia, publicou Có! & Birds, livro que reúne as duas HQs em 80 páginas e traz estudos de personagens como extras.

UB Có! & Birds 2

Os traços de Duarte são limpos, firmes e autorais, se destacando na HQ

Qual a trama de Có! & Birds

Em Có!, começamos com o camponês em sua fazenda vendo televisão de tubo e repondo a dose de destilado em um largo e confortável sofá. De repente, uma forte luz aparece pela janela e agita os porcos lá fora.

O fazendeiro acende a lamparina e vai até o chiqueiro para descobrir um extraterrestre querendo roubar os suínos. Mais do que isso não pode ser contado, mas espere abdução, perseguições, discos voadores e invasão de galinhas. Há ainda uma conexão enorme com Chico Bento: Pavor Espaciar, para quem gosta de easter eggs – e esse não é o único –.

Birds também trabalha com temáticas do terror, embora o lado cômico esteja sempre mais evidente. Em um mundo em que árvores são prédios e as aves estão no lugar dos humanos, dois pássaros trabalham como contadores e acabam tendo surpresas terríveis no escritório.

O mais alto da dupla encontra uma cópia de si esfaqueada pelas costas e morta em sua frente. Na sequência, o pássaro baixinho, que havia aberto a porta da sala para o “clone”, vê a personificação da Morte querendo entrar, com direito à foice e capuz.

Os dois ovíparos trancam a porta e tentam esconder da Morte de todas as formas que um deles morreu. Obviamente temos desdobramentos que só pioram a situação nesse enredo maluco.

UB Có! & Birds 3

Em poucas páginas e traços, a ambientação criada em Birds é incrível

Vale a pena ler?

Os desenhos do Gustavo Duarte, por si só, já valem a pena. Traço limpo e quadros pensados para que, de fato, o texto não seja necessário para transmitir a trama e as emoções dos personagens.

Duarte tem um estilo bastante autoral, mas é perceptível uma influência bem-vinda do francês Albert Uderzo, desenhista e cocriador de Asterix e Obelix (1959), e de Al Hirschfeld, famoso ilustrador do The New York Times.

Sobretudo em Birds, o mundo antropomórfico é bonito, divertido e lúdico. Parece ganhar vida como em uma animação da Pixar. O autor, porém, mistura aquela realidade de ação e aventura com elementos de terror, não economizando em cenas sangrentas, o que dá uma sensação tragicômica.

As duas histórias são objetivas e de poucas páginas, mas em um ritmo arrebatador que funciona perfeitamente para cada trama. Vale a leitura.

Gostou do texto? Leia outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

Um oceano de amor (2022) – O Ultimato

Sonhonauta (2022) – O Ultimato

Bebês Maníacos da Lagoinha (2021) – O Ultimato

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Có! & Birds de Gustavo Duarte clicando na capa abaixo! .

UB Có! & Birds 4 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda (3)

Os melhores mangás de Riyoko Ikeda

25 de Set de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade