Ultimato do Bacon

Monstros de Barry Windsor-Smith – O Ultimato

Em 27 de Out de 2023 5 minutos de leitura
Monstros de Barry Windsor-Smith - O Ultimato 5

Uma obra-prima do terror que demorou incríveis 35 anos para ficar pronta – essa é a HQ Monstros de Barry Windsor-Smith. A obra aborda temas pesados como abuso infantil e suas mazelas de uma forma que eu nunca havia visto. A trama começa mostrando a jornada do jovem Bobby Bailey – que sem rumo acaba virando cobaia em um projeto secreto do exército chamado Prometheus. A jornada de Bailey e de todos que estão ao seu redor até aquele momento é contada de forma magistral e impecável, com um clima tão denso que é capaz de gerar pesadelo nos leitores.

Monstros de Barry Windsor-Smith foi originalmente lançado em 2021 e chegou ao Brasil no final de 2022 pelas mãos da editora Todavia. A edição nacional traz mais de 350 páginas em preto e branco com toda a história. Vale dizer que muitos veículos apontam que a HQ foi originalmente concebida como uma história de origem para o Hulk em 1984 – ela acabou não sendo lançada por desavenças entre o autor e a editora. Se isso é verdade, acho que foi para o bem: aqui a narrativa não tem limites e o escritor conta a história de seu jeito – com momentos que me parecem que não seriam muito bem aceitos em uma HQ de super-herói.

Dica para o leitor:  Barry Windsor-Smith é um veterano das HQs e seu traço é aclamado! Você pode vislumbrar um de seus mais famosos trabalhos na nossa matéria As Melhores HQs dos X-Men.

Monstros de Barry Windsor-Smith - O Ultimato 4

O triste destino do jovem Bobby Bailey é contado na HQ Monstros de Barry Windsor-Smith

A Trama da HQ Monstros de Barry Windsor-Smith

A gênese de um monstro e toda a sua jornada até o momento de transformação são narrados nessa HQ de Barry Windsor-Smith que se aproveita do tema “chamativo” para abordar questões sérias como abuso infantil, violência doméstica, traumas de guerra e muito mais.

O autor não deixa nada subentendido: a tortuosa vida do protagonista é mostrada em detalhes de uma forma genial com flashbacks do passado que vão se apresentando de forma desordenada até montar um grande quebra-cabeça trágico com a vida de Bobby Bailey, seus pais e outras pessoas que são pegas no turbilhão desses eventos.

A impactante abertura da HQ, que mostra um menino sendo espancado até quase a morte, logo dá lugar a um jovem se alistando no exército. O jovem, que não possui documentos ou vínculos pessoais, logo é “convidado” para o projeto Prometheus – que tem fama dentro do exército de fazer experimentos horríveis com os jovens.

O Sargento McFarland é o responsável por alistar Bobby Bailey e avisar ao projeto Prometheus sobre a chegada de um candidato perfeito. McFarland passa a ser assolado pela culpa e por sonhos terríveis após a ida de Bobby e isso o compele a investigar mais com o intuito de saber se o garoto está bem. A busca do Sargento é o grande motor desse primeiro pedaço da história que mistura elementos de mistério e conspiração para ir, aos poucos, mostrando o que é o tal projeto secreto.

Monstros de Barry Windsor-Smith - O Ultimato 3

Bobby se recorda de sua infância na HQ Monstros de Barry Windsor-Smith

Esse começo de trama nos apresenta os grandes protagonistas e coadjuvantes da obra e temos o líder do projeto Prometheus, os pais de Bobby, um policial amigo da mãe de Bobby e o próprio McFarland. Esse começo linear nos dá a sensação de que estamos lendo uma história inspirada mas com um roteiro relativamente previsível onde um jovem ganha superpoderes após eventos traumáticos.

Barry Windsor-Smith deixa claro que não fazemos a menor ideia de onde ele está indo com a trama e dá um giro completo com a história – e é a partir desse ponto que o passado, contado em pedaços desordenados do ponto de vista temporal, ganha os holofotes.

É interessante perceber que a vida de todos esses protagonistas e coadjuvantes está interligada de uma alguma forma e as explicações do autor são extremamente convincentes – não falarei dessa relação para não dar spoilers mas aviso ao leitor: atente-se aos detalhes pois todas as falas e interações têm algum propósito.

Os flashbacks são todos muito interessantes, mas é inegável que duas passagens se destacam: a primeira (e mais longa) mostra a vida de Bobby e sua mãe após a volta de seu pai da guerra. O patriarca da família claramente está desequilibrado e desconta suas misteriosas frustrações na bebida e no ambiente familiar – que se torna cada vez mais opressor e violento. Cada evento, principalmente os que envolvem Bobby, são capazes de fazer o leitor se contorcer de raiva e é possível vermos o brilho de felicidade do menino desaparecendo aos poucos.

Monstros de Barry Windsor-Smith - O Ultimato 2

O pequeno bobby é protegido por sua mãe na HQ Monstros de Barry Windsor-Smith

A história de horror doméstico de Bobby contrasta com a segunda passagem mais marcante para mim: a jornada do pai de Bobby na guerra. Não é possível falar muito sem dar spoilers indesejados por isso vou dizer apenas que o violento pai do jovem se depara não com a violência “comum” de um conflito mundial mas com uma crueldade desmedida que é capaz de fazer qualquer um perder a cabeça.

Esses eventos são determinantes na vida de todos os envolvidos na narrativa. É interessante perceber como Barry Windsor-Smith sempre nos apresenta um pesadelo pior do que o outro e é como se – de alguma forma – todos estivessem presos em uma espiral de violência e loucura que parece não ter fim.

Se a trama é interessante e bem escrita, o que dizer do formato? O autor desafia a si mesmo e a nós leitores a todo momento e temos pedaços da narrativa que são contados a partir de cartas e outros documentos. Essa alternância é muito bem vinda e bem pensada e só faz a leitura ficar ainda mais surpreendente.

Outro ponto positivo é a profundidade dos personagens. Nada de vilões ou antagonistas caricatos e “simples demais” – cada um dos protagonistas e coadjuvantes tem sua história contada de forma consistente e isso dá uma dimensão incrível à narrativa como um todo. Parecem realmente pessoas reais que perderam, por algum motivo, o controle de suas vidas e foram pelos piores caminhos.

Cenas de guerra impressionantes esperam o leitor na HQ Monstros de Barry Windsor-Smith

As imagens falam por si só mas é preciso dizer: a arte de Barry Windsor-Smith impressiona e muito! A gravura acima mostra uma das muitas cenas detalhadas que se apresentam na HQ. Te faço um convite: analise a arte e perceba que quanto mais você olha mais ela fica aterrorizante – justamente por conta dos detalhes. Esse tipo de situação gráfica se repete com frequência nas mais de 350 páginas da HQ. 

Monstros de Barry Windsor-Smith é uma obra impressionante – não existe outra palavra. Ela lida com o terror de uma forma que vi poucas vezes – mesclando perfeitamente o fantástico com o dia a dia e sendo capaz de nos causar arrepios pelas situações que são retratadas. O terror dessa HQ vem da própria ação dos personagens – que em muitos casos tentam fazer o certo mas acabam errando feio ou sendo muito punidos por erros menores. O desfecho da obra é surpreendente e passei alguns dias sem conseguir ler mais nada por conta do poderoso eco que o autor conseguiu deixar na minha cabeça com a potente narrativa.

Monstros de Barry Windsor-Smith é uma HQ cheia de camadas que vai agradar em cheio tanto os que buscam uma história densa e cheia de nuances quanto os que buscam uma trama simples capaz de causar arrepios. IMPECÁVEL!

Quer conhecer grandes obras que vão te arrepiar? Confira nossa lista Filmes, Séries, Games, Mangás e HQs de Terror

Avaliação: Impecável!

Compre Monstros de Barry Windsor-Smith Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Sex Education (2ª Temporada) – O Ultimato

19 de Jan de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade