A HQ brasileira Mondo Urbano é uma daquelas histórias que é simplesmente imperdível para os fãs de terror e de Rock n´Roll. O projeto chama a atenção por todos os aspectos: arte, roteiro, ideia inicial. É tudo simplesmente perfeito e pensado nos mínimos detalhes. Poucas vezes a vida do rockstar pareceu tão perigosa e interessante.

Mondo Urbano foi originalmente criado em 2009 pelo trio Mateus Santolouco, Eduardo Medeiros e Rafael Albuquerque. O projeto ganhou em 2019 uma belíssima edição capa dura pela Mino. Essa edição reúne toda a trama original que foi lançada em capítulos.

.

Mondo UrbanoO sucesso e a vida de Van Hudson são os fios condutores da trama da HQ Mondo Urbano
.

A Trama da HQ brasileira Mondo Urbano de Mateus Santolouco, Eduardo Medeiros e Rafael Albuquerque

.

Mondo Urbano é uma HQ interessante desde sua concepção porque ela simplesmente não tem uma história única. A realidade é que temos diversas tramas que giram ao redor do rock star Van Hudson. O personagem, que tem o típico comportamento de astro, era tido como um músico de pouco talento até colocar suas mãos em uma “guitarra mágica”.

Ao contrário do que acontece nos filmes da Disney, a magia apresentada na HQ não é “legal” nem divertida, está mais para um pacto com o demônio do que qualquer outra coisa..

Durante toda a HQ vemos relatos e histórias diferentes que orbitam o estrelato de Hudson: temos amigos, tietes, fãs que só querem ir ao show, músicos da banda e até um lojista que jura ter sido o responsável pela venda da tal “guitarra mágica”… Muitos acreditam na lenda enquanto outros refutam a tal teoria da guitarra encantada. Logo no começo da HQ ficamos sabendo que o rockstar não teve um fim muito bom e boa parte dos relatos que ouvimos visa descobrir os mistérios da morte do astro.

.

Mondo UrbanoVan Hudson e seu talento com a guitarra geram teorias dos fãs na HQ Mondo Urbano
.

Além da ideia inspirada, é preciso dizer que a HQ Mondo Urbano tem algumas características que fazem dela uma leitura incrível. A principal é o fato de que nem todos os personagens estão ligados com o trágico fim de Van Hudson ou estão atrás de saber o que aconteceu.

Alguns deles apenas querem curtir o talento do artista e quando nos aprofundamos em suas narrativas temos a concepção de personalidades distintas e bem pensadas – alguns com dramas extremamente reais que se desenrolam de forma muito interessante.

Uma segunda característica que vai te fazer se apaixonar pela HQ é a desorientação temporal que ela provoca no leitor. Na trama vemos algumas atitudes que parecem não fazer sentido e – em passagens mais a frente, que ocorrem no passado – descobrimos as justificativas. Isso acontece de forma orgânica e sem necessidade de “forçar a barra”. Essa desorientação torna a leitura gostosa e é como se o leitor fosse montando um quebra-cabeças e descobrindo os “porquês” de cada núcleo.

.

Mondo UrbanoVinnie, dono de uma loja conta sua história com a “mágica” guitarra de Van Hudson na HQ Mondo Urbano
.

A terceira característica que faz o leitor ficar vidrado na HQ é justamente a arte do trio Mateus Santolouco, Eduardo Medeiros e Rafael Albuquerque. Os três quadrinistas vão se alternando nos desenhos sem nenhuma espécie de aviso prévio e – subitamente – nos vemos saindo de traços mais complexos para traços mais simples.

O legal disso é justamente perceber que alterações de arte repentinas podem ajudar a dar dinâmica na leitura ao invés de atrapalhar. E sejamos honestos: essas mudanças, que normalmente tem relação com prazo e não com recurso narrativo, costumam incomodar bastante. Ponto para o trio que me fez enxergar esse recurso de uma outra forma.

.

Mondo Urbano (2019) - O Ultimato 1

.

Mondo Urbano de Mateus Santolouco, Eduardo Medeiros e Rafael Albuquerque é uma HQ que flerta com o terror, o rock n´roll e o cotidiano. A HQ é marcante e se destaca por misturar traços diferentes, brincar com a ordenação das histórias e criar personagens inesquecíveis (fique atento as ações do mendigo José e da groupie “baby Routh”). Uma leitura rápida e fluída que fica na cabeça do leitor!

Quer conhecer mais HQ´s brasileiras? confira nossa lista de quadrinistas brazucas que você precisa conhecer. 

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Mondo Urbano clicando na capa abaixo! 

.

Mondo Urbano

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: