Ultimato do Bacon

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny – O Ultimato

Em 17 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (2)

Criado em 1946 pelo belga Maurice de Béverè, Morris, Lucky Luke se tornou rapidamente uma das séries cômicas mais vendidas da Europa. As histórias são sempre divertidas e vemos o cowboy solitário se meter em diversos apuros dos mais variados tipos. Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny é o 39º álbum da série regular e é, sem dúvidas, o meu favorito!

Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny, Chasseur de primes no original, foi publicado originalmente em 1972. A trama possui pouco mais de 40 páginas em uma história completa que coloca Lucky Luke em uma trilha para impedir uma nova guerra com os índios. A história foi publicada no Brasil na íntegra pela Martins Fontes em 1984.

Dica para o leitor:  Nunca leu Lucky Luke? Fique tranquilo, isso não é um problema. As histórias do personagem são fechadas e te dão, basicamente, toda a informação que você precisa para ter uma boa experiência. Pode ir sem medo! 😉

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (3)

O roubo de um cavalo premiado ameaça começar uma guerra com os índios na HQ Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny

A trama da HQ Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny

A história desse álbum de Lucky Luke começa nos apresentando a odiosa profissão de caçador de prêmios. Essa famosa profissão do velho oeste consistia em procurar e trazer (vivos ou mortos) pessoas que eram foragidas da lei. A HQ retrata de forma muito divertida esse “asco” que boa parte da população tinha por esses caçadores.

A HQ nos apresenta Elliot Belt, um hábil caçador de prêmios que desde criança mostrou que tinha vocação para essa profissão. Elliot não gosta muito de Lucky Luke, basicamente porque ele faz a mesma coisa sem cobrar o “merecido” prêmio. O embate dos dois, que fazem tudo de maneira diametralmente oposta, é o que torna a trama especial e muito divertida.

Obs. Observe que o visual de Elliot Belt é inspirado no ator Lee Van Cleef, que ficou eternizado por seu papel na famosa trilogia dos dólares de Sergio Leone.

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (4)

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny é uma HQ cheia de referências. Reconhece a máscara acima?

A trama que coloca Lucky Luke e o caçador de recompensas Elliot Belt em conflito começa com o xerife pedindo a ajuda de Lucky Luke para resolver o caso de um cavalo, Lord Washmouth III, que desapareceu.

O premiado cavalo é muito querido por seu dono Bronco Fortworth, o maior criador de cavalos da região. O criador suspeita do índio, Tea Spoon, o responsável por cuidar do cavalo que também sumiu.

Quando Lucky Luke e o xerife dizem que preferem investigar ao invés de tomar conclusões precipitadas, Bronco decide colocar a cabeça de Tea Spoon a prêmio, oferecendo U $100.000!

É aí que a disputa do nosso herói com Elliot Belt começa e uma verdadeira caçada pelo índio começa – tudo isso com um grande risco de iniciar uma guerra com a tribo que não aceita entregar um dos seus.

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (1)

Elliot Belt reúne um exército de caçadores na HQ Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny 

O ritmo da HQ é intenso e vemos Morris e Goscinny imprimindo um ritmo veloz que é recheado de ação e de cenas muito cômicas – a representação da avareza dos caçadores de recompensa é de fazer o leitor gargalhar! O desfecho da HQ também é muito bem pensado e extremamente poético – com um fim não muito interessante para Elliot Belt.

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny é, na minha visão, o melhor álbum da fase clássica do icônico personagem. Apesar de não termos a presença dos Dalton (os maiores vilões de Lucky Luke), temos tudo que uma boa história do protagonista oferece: tiradas inteligentes, o humor de Jolly Jumper (o engraçado cavalo do herói), um antagonista caricato mas determinado e uma arte de deixar o leitor babando!

Quer conhecer outras HQ´s de faroeste? Confira nossas matérias sobre Ken Parker, a série Tex Willer (sobre a vida do jovem Tex) e Jonah Hex de Jimmy Palmiotti!

Avaliação: Excelente!.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade