Ultimato do Bacon

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny – O Ultimato

Em 17 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (2)

Criado em 1946 pelo belga Maurice de Béverè, Morris, Lucky Luke se tornou rapidamente uma das séries cômicas mais vendidas da Europa. As histórias são sempre divertidas e vemos o cowboy solitário se meter em diversos apuros dos mais variados tipos. Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny é o 39º álbum da série regular e é, sem dúvidas, o meu favorito!

Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny, Chasseur de primes no original, foi publicado originalmente em 1972. A trama possui pouco mais de 40 páginas em uma história completa que coloca Lucky Luke em uma trilha para impedir uma nova guerra com os índios. A história foi publicada no Brasil na íntegra pela Martins Fontes em 1984.

Dica para o leitor:  Nunca leu Lucky Luke? Fique tranquilo, isso não é um problema. As histórias do personagem são fechadas e te dão, basicamente, toda a informação que você precisa para ter uma boa experiência. Pode ir sem medo! 😉

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (3)

O roubo de um cavalo premiado ameaça começar uma guerra com os índios na HQ Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny

A trama da HQ Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny

A história desse álbum de Lucky Luke começa nos apresentando a odiosa profissão de caçador de prêmios. Essa famosa profissão do velho oeste consistia em procurar e trazer (vivos ou mortos) pessoas que eram foragidas da lei. A HQ retrata de forma muito divertida esse “asco” que boa parte da população tinha por esses caçadores.

A HQ nos apresenta Elliot Belt, um hábil caçador de prêmios que desde criança mostrou que tinha vocação para essa profissão. Elliot não gosta muito de Lucky Luke, basicamente porque ele faz a mesma coisa sem cobrar o “merecido” prêmio. O embate dos dois, que fazem tudo de maneira diametralmente oposta, é o que torna a trama especial e muito divertida.

Obs. Observe que o visual de Elliot Belt é inspirado no ator Lee Van Cleef, que ficou eternizado por seu papel na famosa trilogia dos dólares de Sergio Leone.

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (4)

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny é uma HQ cheia de referências. Reconhece a máscara acima?

A trama que coloca Lucky Luke e o caçador de recompensas Elliot Belt em conflito começa com o xerife pedindo a ajuda de Lucky Luke para resolver o caso de um cavalo, Lord Washmouth III, que desapareceu.

O premiado cavalo é muito querido por seu dono Bronco Fortworth, o maior criador de cavalos da região. O criador suspeita do índio, Tea Spoon, o responsável por cuidar do cavalo que também sumiu.

Quando Lucky Luke e o xerife dizem que preferem investigar ao invés de tomar conclusões precipitadas, Bronco decide colocar a cabeça de Tea Spoon a prêmio, oferecendo U $100.000!

É aí que a disputa do nosso herói com Elliot Belt começa e uma verdadeira caçada pelo índio começa – tudo isso com um grande risco de iniciar uma guerra com a tribo que não aceita entregar um dos seus.

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny - O Ultimato (1)

Elliot Belt reúne um exército de caçadores na HQ Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny 

O ritmo da HQ é intenso e vemos Morris e Goscinny imprimindo um ritmo veloz que é recheado de ação e de cenas muito cômicas – a representação da avareza dos caçadores de recompensa é de fazer o leitor gargalhar! O desfecho da HQ também é muito bem pensado e extremamente poético – com um fim não muito interessante para Elliot Belt.

Lucky Luke Caçador de Prêmios de Morris e Goscinny é, na minha visão, o melhor álbum da fase clássica do icônico personagem. Apesar de não termos a presença dos Dalton (os maiores vilões de Lucky Luke), temos tudo que uma boa história do protagonista oferece: tiradas inteligentes, o humor de Jolly Jumper (o engraçado cavalo do herói), um antagonista caricato mas determinado e uma arte de deixar o leitor babando!

Quer conhecer outras HQ´s de faroeste? Confira nossas matérias sobre Ken Parker, a série Tex Willer (sobre a vida do jovem Tex) e Jonah Hex de Jimmy Palmiotti!

Avaliação: Excelente!.


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade