Apesar de estar numerado como volume 4, Justiceiro Equipe de Extermínio pouco tem a ver com a fase atual do personagem e seu combate com os Thunderbolts nas ruas de Nova York.

Em primeiro lugar, para entender a trama de Justiceiro Equipe de Extermínio é necessário entender o papel de Frank Castle na Guerra dos Reinos: nas ruas de Nova York, ele esteve combatendo as bizarras criaturas que invadiram nosso mundo. É nesse cenário que ao batalhar com o gigante de gelo Kasyckla, este joga um carro com passageiros para cima de Castle. Para o horror do Justiceiro, mãe e filha acabam morrendo e ele resgata o patriarca Frank Jones.

A dor de um pai que perdeu sua família em meio a brutalidade apela os recantos mais profundos de Castle que vê em Jones um reflexo de si. Ele jura vingança e segue a sua luta contra as forças de Malekith na terra. Depois do fim da guerra, ele tenta finalmente matar seu alvo, mas este escapa de volta presumivelmente para Jotunheim.

.

Justiceiro Equipe de Extermínio

.

Qual é a trama de Justiceiro Equipe de Extermínio

.

Quem está familiarizado com Castle sabe que ele é realmente obstinado. Justiceiro Equipe de Extermínio mostra o anti-herói literalmente indo além ao buscar vingança pelo seu xará. Mas a vida não é simples (sim, isso era a parte fácil). Frank Jones apresenta ao Justiceiro um grupo de crianças que teve suas famílias mortas pelos monstros invasores. Sim, Castle tem um coração mole.

O Justiceiro então se encontra em uma situação inusitada. Tendo viajado por todo o mundo perseguindo e matando mafiosos e supervilões, agora ele se vê frente a frente com a perspectiva de ter que cruzar mundos.

A premissa dessa história fantasiosa ao invés da costumeira batalha sangrenta pelas ruas não deve ser uma surpresa para quem já acompanhou o personagem por fases mais bizarras. Em Justiceiro vol 4, minissérie também conhecida como “Purgatório”, Frank foi revivido por anjos para servir como arma do céu.

Durante o Reinado Sombrio nos one shots da “Lista” de Norman Osborn, Daken se encarregou de dar um fim ao Justiceiro que foi resgatado e revivido pela sociedade dos monstros como o bizarro Franken-Castle em Justiceiro vol 8 11-16 e renomeado como Franken-Castle 17-21.

.

Justiceiro Equipe de Extermínio

.

Mais recentemente, conhecemos uma versão incrivelmente bizarra de Castle: um que eventualmente se tornou não apenas um arauto de Galactus, mas também o Motoqueiro Fantasma até que eventualmente acabou trabalhando para Thanos no fim dos tempos (conheça o Motoqueiro Fantasma Cósmico clicando aqui).

Mas esses exemplos servem apenas para demonstrar que o Justiceiro não é avesso a histórias sem pé nem cabeça. Entretanto, a motivação por trás de Justiceiro Equipe de Extermínio, ainda que envolva se tornar um caçador de monstros não difere tanto de seu modus operandi clássico, uma vez que ele está a serviço da vingança de um pai de família que lembra a si e também das crianças órfãs de guerra.

.

Justiceiro Equipe de Extermínio

.

Obviamente, uma dose de loucura e comédia estão presentes na história, afinal, é o Justiceiro caçando monstros. Além disso, a história não é apenas “Justiceiro”, mas sim Justiceiro Equipe de Extermínio, e quem são e como é recrutada essa equipe é uma parte importante da história, da qual não darei spoilers aqui, mas que servem para tirar ainda mais a história do curso natural.

Claro, Castle não é completamente avesso a equipes. Em seu run mais recente ele precisou recorrer a alguns aliados para conseguir lidar com a ameaça dos Thunderbolts nas ruas e ele até mesmo integra os novos Vingadores Selvagens (conheça clicando aqui).

.

Vale a pena ler Justiceiro Equipe de Extermínio

.

Se você é estritamente fã da guerra urbana de Castle e realmente prefere que ele se mantenha o mais longe possível de toda essa baboseira de capas e guerras dimensionais então você definitivamente não deve nem mesmo passar perto dessa revista.

Mas se você entende que com a motivação certa (que eu já repeti algumas vezes) o Justiceiro é capaz de cruzar as estrelas para conseguir sua vingança, então talvez você deva dar uma olhada nessa história absurda. Afinal, a moto cósmica pode ser interessante, mas quantas vezes você tem a chance de ver um furgão puxado por uma cabra?

.

Justiceiro Equipe de Extermínio

.

Gerry Duggan pula corda com a linha entre gênio e louco. Conforme já citamos aqui em outras matérias, sua última empreitada cósmica com Guerras Infinitas foi um tanto controversa, já seu estilo sanguinário e pé no chão em Vingadores Selvagens parece ser um golaço. Justiceiro Equipe de Extermínio consegue reunir os dois lados em uma única HQ fazendo você quase perder a cabeça.

No fim das contas, a escolha recai inteiramente na sua interpretação do personagem e no que você gosta de ver ele fazendo. Caso prefira o lado mais “pesado” do personagem, sugiro que veja nosso guia da fase MAX do personagem. Já se você acha que mesmo ele sendo um assassino frio ele vive num mundo fantástico e está fadado e encontrar problemas incomuns, mergulhe de cabeça nessa loucura e divirta-se

.

Justiceiro Equipe de Extermínio - O Ultimato 1

Avaliação: Bom!

.

Compre Justiceiro Equipe de Extermínio clicando na capa abaixo! 

.

Justiceiro Equipe de Extermínio - O Ultimato 2

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: