Ultimato do Bacon

Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude – O Ultimato

Em 14 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude (3)

O Amigão da Vizinhança se vê no meio de uma briga envolvendo uma tábua que – teoricamente – tem o poder de conceder a vida eterna àqueles que a decifrarem. Esse é o mote da HQ Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude.

Apesar de ter sido lançada em 2001 (com o título Spider-Man: Lifeline), a obra traz um traço e uma linha narrativa que emula o estilo dos anos 70.

Vale dizer que isso é feito porque a obra é uma espécie de continuação de uma trama criada por Stan Lee em 1969 (que pode ser lida em “O Espetacular Homem-Aranha Vol. 5: Edição Definitiva” da Panini Comics) onde o Rei do Crime e outros chefões da máfia se digladiam pela posse da tal pedra. 

Se você nunca leu essa história, fique tranquilo! As duas primeiras páginas da HQ Homem Aranha A Tábula da Vida fazem um excelente resumo e nos preparam para curtir a nova narrativa.

Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude foi originalmente publicada no Brasil em 2001 na HQ “Homem-Aranha Premium” #16 da editora Abril. A obra foi republicada em 2022 pela Panini Comics em uma edição gigante e recheada de extras como entrevistas e um prefácio do editor original Ralph Macchio.

Dica para o leitor: Você é fã do cabeça de teia? Confira nossa lista de Melhores HQs do Homem-Aranha! 

Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude (2)

Peter Parker questiona eventos de sua vida na HQ Homem-Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude

A trama da HQ Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude

É preciso dizer, logo de saída, que a trama criada por Fabian Nicieza e Steve Rude não é particularmente potente por conta de seus vilões ou da ação que apresenta.

A história é bem linear e o que vemos é um “quebra-pau” entre o teioso e alguns de seus vilões “b” (bumerangue, enguia, Marko, lagarto..) por conta de novos fragmentos da tal tábua que possui os segredos da vida eterna.

A narrativa ainda coloca o Dr. Estranho ajudando nosso herói a decifrar as inscrições da vida eterna mas é seguro dizer que esses elementos não fogem do lugar comum.

A pergunta então é: O que torna Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude uma história memorável? Podemos responder que são justamente os detalhes.

A trama aproveita que suas raízes estão “fincadas” em uma história de 1969 e usa isso para “passear” por eventos importantes da vida do Aranha – com foco especial na morte dos Stacy.

As reflexões que Peter faz sobre seu relacionamento com o capitão Stacy e com Gwen são poderosas e a forma como ele relaciona isso com a vida eterna pode fazer os aracno-fãs mais fervorosos sintam seus olhos encherem de água.

Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude (1)

Dr Estranho auxilia nosso herói na HQ Homem-Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude

Vale destacar que os autores ainda conseguiram dar profundidade ao Lagarto e ao Cabeça de Martelo por conta de suas motivações para querer a pedra. Saem de cena o tradicional e vilanesco desejo de viver para sempre e dominar o mundo e entra em cena um sentimento muito mais relacionável.

Mas não vou estragar sua experiência com spoilers! Só posso dizer que a motivação dos dois vilões e as reflexões do nosso herói são o que fazem essa história ser realmente marcante.

Apesar de tudo que falamos, é importante deixar claro que Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude não é uma história reflexiva! A obra é cheia de ação do começo ao fim e vemos a pedra e seus fragmentos mudarem de mãos diversas vezes.

O ritmo é alucinante e proporciona inúmeras reviravoltas e confrontos, por mais que eu não ache particularmente empolgante ver o Aranha lutando com o Bumerangue e o Enguia. Vale dizer que é nítido o esforço dos autores em dar camadas na história: aventura no primeiro plano e reflexão no segundo.

Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude (4)

Peter reflete sobre as mudanças que a tábua causaria na sua vida na HQ  Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude

Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude é uma HQ que traz uma carga de homenagem muito bacana e que mexe com os fãs do cabeça de teia. Por mais que a trama principal da HQ não seja particularmente inovadora, podemos dizer que a obra se sustenta (e se destaca) pela sua execução.

A motivação de alguns vilões e as reflexões feitas por Peter (que acaba relembrando de momentos dolorosos da sua vida) fazem com que essa história conquiste seu lugar no coração dos fãs.

Uma obra que certamente vai agradar os leitores do Homem-Aranha!

Se você adora as HQs da Casa das Ideias, confira nossa lista de Melhores HQs da Marvel Comics!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Homem Aranha A Tábula da Vida de Fabian Nicieza e Steve Rude clicando na capa abaixo! .

Homem Aranha A Tábula Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

UB Escombros o Status de Knuckle 1 PRINCIPAL

Escombros o Status de Knuckle (2012) – O Ultimato

16 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade