Ultimato do Bacon

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri – O Ultimato

Em 16 de Dez de 2021 4 minutos de leitura
Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri - O Ultimato (5)

O clima de suspense e tensão das grandes histórias de detetives se mistura com o sobrenatural no sensacional fumetto Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri. A história acompanha o detetive Melvin Soul que se envolve em um grande mistério mesmo depois de morto!

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri é uma HQ italiana em 4 partes lançada pela Sergio Bonelli Editore entre 2015 e 2016. A obra chegou completa, em mais de 380 páginas, ao Brasil pelas mãos da Editora 85. 

Dica para o leitor:  Hellnoir mistura histórias de detetive com aquele clima noir com uma trama sobrenatural intensa que se passa em uma cidade dos mortos! Se a premissa te agrada, a HQ Dead Letters de Christopher Sebela é uma boa pedida já que executa uma ideia muito similar de uma maneira completamente diferente! 

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri - O Ultimato (1)

Rituais satânicos fazem parte da trama da HQ Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri

A trama de Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri

Seja bem-vindo a cidade dos mortos chamada Hellnoir! Todos que morrem de maneira violenta acabam neste local sobrenatural na HQ de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri. A trama acompanha o detetive morto Melvin Soul.

Ele é nosso guia e nos mostra como a cidade funciona: ninguém envelhece, não nascem bebês, mortes só ocorrem de forma violenta (mortes naturais, por doença por exemplo, não existem), existem os poderosos e ricos assim como no mundo terreno e temos demônios (Daens) poderosos “vivendo” no meio das almas atormentadas.

Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri fazem questão de deixar as regras do jogo claras desde o começo e fica nítido que eles vão criar uma trama que utilize bem essas regras – para o bem ou para o mal. As surpresas começam logo nas primeiras páginas quando descobrimos que Melvin, o nosso detetive morto, se comunica com sua filha viva (Inspetora Soul)  – ela buscou e encontrou um jeito de falar com o pai após vê-lo ser assassinado quando ainda era garota.

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri - O Ultimato (2)

Melvin Soul ajuda sua filha viva a resolver crimes na HQ Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri

Essa troca entre os dois é o grande diferencial e é o verdadeiro motor da trama. A Inspetora Soul utiliza-se desse contato com o pai para pedir ajuda e ele acaba falando com as vítimas de crimes que ela está investigando (mortos de forma violenta vão parar na cidade, lembra?).

O que parece uma rotina entre um pai morto e uma filha viva logo se torna algo maior quando a primogênita  de um senador é morta em algo que parece um ritual satânico.

Melvin se envolve no caso respondendo ao pedido de ajuda da filha, uma vez que na Terra não existe nenhuma pista concreta sobre o que aconteceu…

Decidido a ajudá-la, ele vai até o local de chegada dos mortos (uma espécie de terminal rodoviário) e descobre que a recém falecida já foi levada por uma limusine.. algo extremamente incomum!

Os dois mundos, dos vivos e dos mortos, parecem conectados por essa morte estranha e Melvin e sua filha precisam descobrir rápido o que está acontecendo já que a vida (ou não-vida no caso de Melvin) deles está em perigo!

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri - O Ultimato (3)

Os arredores da cidade estão cheios de criaturas estranhas no fumetto Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri

O ritmo da obra de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri é intenso e é bem difícil largar a trama antes da sua conclusão. Os eventos se desenrolam tanto na cidade de Hellnoir quanto na Terra e vemos Melvin e sua filha, cada um com seus recursos e jeito próprio, investigando a estranha morte.

O interessante é que esse fumetto consegue causar no leitor aquela sensação de não saber o que está acontecendo e ir, aos poucos, juntando as peças do quebra-cabeças – que chegam fora de ordem e completamente sem sentido em um primeiro olhar..

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri conseguiu criar uma mitologia muito interessante e é divertido descobrir as regras desse novo mundo ao mesmo tempo que entendemos também sua construção política e seus vários protagonistas – o que não falta em Hellnoir são personagens interessantes. Desde femme fatales demoníacas até seres amaldiçoados que ficam nas regiões onde a cidade termina, os autores conseguem unir a ideia bem estruturada da trama com uma construção de personagens profunda e bem feita. 

A HQ tem tudo que uma boa história de detetives tem: ação, mistério, romances proibidos e um desfecho explosivo!

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri - O Ultimato (4)

uma bela Daen procura Melvin com um caso para ser investigado na HQ italiana Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri é o tipo de HQ incrível que o leitor merece conhecer lendo – fuja de spoilers porque o grande atrativo da trama é poder descobrir (junto com Melvin e com a Inspetora Soul) o que está acontecendo! Uma história noir que mistura uma ótima trama de detetive (mistério magnético, ação, personagens cativantes) com um sobrenatural que foge do gore e da velha necessidade de chocar…

O recurso aqui é utilizado para dar mais possibilidades à trama – e elas são muito bem utilizadas pelos autores. 

Prepare-se para se apegar aos protagonistas e para temer pela vida até dos que já estão mortos. Uma das melhores leituras que fiz em 2021!

Fã de histórias de detetive? Conheça a HQ BlackSad!

Avaliação: Excelente!.

Compre Hellnoir clicando na capa abaixo! .

Hellnoir de Pasquale Ruju e Giovanni Freghieri - Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor 1

Conheça o Asa Noturna de Tom Taylor

1 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade