Ultimato do Bacon

Conheça a HQ BlackSad: Obra Completou 20 Anos!

Em 8 de Mai de 2020 3 minutos de leitura
conheça blacksad

BlackSad é um Quadrinho Policial diferente de tudo que você já viu!

Os amantes de boas histórias policiais e de detetive já tem um novo título obrigatório para ler: BlackSad. A HQ da Editora Dargaud é uma das leituras mais descompromissadas, divertidas e inteligentes que tive a oportunidade de apreciar nos últimos tempos. 

BlackSad começou a ser publicado em 2000 com o álbum “BlackSad Em algum Lugar entre as Sombras” e já ganhou 4 continuações: “Nação Ártica”, “Alma Vermelha”, “O Inferno, o Silêncio” e “Amarillo”. O sexto e o sétimo álbum da série dos espanhóis Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido (que tem na França seu mercado alvo principal) devem sair em breve.

Antropomorfismo é uma das marcas registradas da HQ BlackSad dos espanhóis Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido

Os pontos fortes da HQ BlackSad

A primeira coisa que chama a atenção em BlackSad são os desenhos e a representação dos personagens. Juanjo Guarnido utiliza-se de antropoformismo (atribuir características ou aspectos humanos a animais) e de um traço que lembra os desenhos antigos da Disney para dar vida a um mundo que de encantado não tem nada. O universo de Blacksad – apesar de apresentar tons claros e animais falantes – é sujo e sombrio. Intrigas, inimizades, violência e morte são constante nas histórias.

O personagem principal, John BlackSad, é um detetive particular que junto com seu amigo Weekly (uma doninha) resolvem as situações que se desenrolam nos álbuns. Vale salientar que cada álbum é uma história fechada e por mais que seja interessante ler os cinco álbuns da história de John BlackSad em sequência, isso não é necessariamente obrigatório e optar por qualquer um deles para iniciar não vai te deixar perdido ou te fazer não entender a história.

A arte de Juanjo Guarnido é um dos grandes atrativos da HQ que conta a história do detetive John BlackSad e também com excelente roteiro

Se você ainda duvida que BlackSad é uma excelente opção de leitura, saiba que o personagem já ganhou inclusive um jogo de videogame para XBox, PS4 e PC intitulado “BlackSad Under the Skin” que foi lançado no final de 2019. Nada mal para um personagem “obscuro” não é mesmo?

A história do detetive John BlackSad se passa nos Estados Unidos na década de 50 e é possível vermos diversas celebridades representadas na obra (a exceção de Hitler, todas tiveram seus nomes alterados). A escolha de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido pelos animais que representam cada personagem também é bem interessante e quando os mesmos aparecem em cena já podemos esperar o tipo de comportamento que eles terão.

Weekly, o fiel escudeiro de John BlackSad, aparece ao telefone em cena de “BlackSad O Inferno, O Silêncio”

O roteiro inteligente aliado ao cinismo do personagem – típico dos detetives de filmes noir que “já viram demais de tudo” – são os grandes pontos altos do roteiro de Juan Díaz Canales que sabe muito bem dosar o ritmo da história e entregar reviravoltas que não parecem forçadas ou feitas só para chocar. A sinergia entre roteiro e arte é simplesmente impressionante e é difícil imaginar o mundo noir de BlackSad com outros desenhos. 

Outro fato curioso da obra é como Canales consegue dar espaço para os coadjuvantes e suas histórias brilharem. Ao ler os cinco primeiros álbuns tive a sensação de que em nenhum momento a história era sobre BlackSad e sim sobre o universo que o rodeia. Suas certeiras intervenções só fazem as coisas andarem da forma como deveriam. É muito difícil ver uma boa história de detetive que não se perca no egocentrismo de querer fazer o personagem principal ser imbatível e super inteligente – mesmo que isso faça todos os outros parecerem idiotas completos. John BlackSad é falho e isso fica muito claro no decorrer da história.

O rabugento BlackSad em um de seus muitos trabalhos no álbum “BlackSad Alma Vermelha”

Um dos maiores acertos da editora Sesi-SP foi finalmente terminar de publicar tudo que já foi lançado de BlackSad lá fora aqui no Brasil – a quinta edição “BlackSad: Amarillo” havia sido publicada em 2014 em terras europeias e nada de chegar no Brasil. A Sesi-SP foi rápida e publicou os cinco álbuns entre 2017 e 2018 – todos facilmente encontrados em livrarias.

Conclusão: Vale a pena ler a história do detetive John Blacksad?

BlackSad é uma obra única porque reúne de maneira brilhante uma arte que poderia ser considerada infantil com uma história noir inteligente e cheia de reviravoltas. Cada um dos coadjuvantes tem algo a acrescentar a história e são verdadeiras figuras. Hewitt Mandeline (a tartaruga da imagem acima) é uma dos interessantes personagens que aparece em “BlackSad Alma Vermelha” e ver o detetive atuando como guarda-costas é bem divertido. Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido criam uma obra que sobrevive e não só completa 20 anos esse ano como ainda tem a capacidade de nos fazer desejar mais aventuras do cínico detetive John Blacksad!

Leitura obrigatória para os fãs de HQ´s policiais e suspenses noir!

Quer conhecer outros títulos interessantes? Confira nossa matéria sobre Cinema Purgatório e sobre os melhores mangás já lançados no Brasil!


Créditos:

Texto: Breno Raphael e Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Matéria publicada originalmente em 20 de fev de 2020. Atualizada em 08 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Os melhores mangás do CLAMP (3)

Os melhores mangás do CLAMP

23 de Mar de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade