Ultimato do Bacon

Haikyuu!! Anime: 1ª Temporada – O Ultimato

Em 28 de Mai de 2021 4 minutos de leitura
Haikyu!! Anime 1ª Temporada – O Ultimato

Já ouviu falar de Haikyuu!!, não? Como assim? Onde você estava este tempo todo? Até outras dimensões já ouviram a respeito “daquele anime de vôlei”, conforme um amigo pessoal costuma dizer. No entanto, seria demasiado reducionista ou simplista designar Haikyuu!! a estes termos, afinal, o anime adaptado da obra original do mangaká Haruichi Furudate (e que será lançado no Brasil pela Editora JBC) traz à tona a nostalgia das quadras de vôlei que assistíamos na televisão durante a década de 90 e até hoje fazem tremendo sucesso no Brasil e Japão.

Além disso, o anime produzido pelo estúdio Production I.G (Ghost In The Shell, Psycho-Pass e Kuroko No Basket, dentre outros) aprofunda em temáticas como amadurecimento, espírito de equipe, relações interpessoais, amizades, rivalidades e ação, muita ação nas quadras. Confira com a gente a análise da 1ª temporada de Haikyuu!!

Índice

Apresentando Haikyuu!!

Em Haikyuu!!, Hinata Shouyou e Tobyo Kageyama (dois protagonistas principais) possuem talentos e defeitos que deverão ser confrontados dentro e fora das quadras, afinal, ambos detêm uma força de vontade que ultrapassa barreiras. Hinata, ao assistir uma partida de vôlei pela televisão, nutre uma imensa paixão pelo esporte e deseja se tornar o melhor das quadras. No entanto, seu grande adversário é Kageyama (também conhecido como “Rei das Quadras”), talentoso jogador egocêntrico e de pavio curto.

Haikyuu!! Anime 1ª Temporada – O UltimatoHinata vs Kageyama: quem é o melhor?

Numa mistura bem-vinda de shonen (categoria de mangás destinados ao público adolescente, reconhecido por lutas grandiosas e personagens poderosos) e realismo, Haikyuu!! apresenta uma história de companheirismo e amadurecimento, possuindo o mérito de ser algo mais “pé no chão” e concentrando seu foco numa narrativa que capta a atenção de quem assiste ao explicar as motivações por trás dos personagens de maneira emocionante.

Uma Jornada Além das Quadras de Vôlei

Outro grande acerto do anime pode ser encontrado na evolução e crescimento dos demais personagens coadjuvantes: Daichi, Sugawara, Asahi, Nishinoya, Tanaka, Tsukushima e Yamaguchi, dentre outros, formam uma equipe tão carismática que dá gosto ver cada um deles em seus momentos de brilho – o protagonismo dos jogadores explora várias camadas que podem até mesmo ser percebidas como reais.

Afinal de contas, gerar catarse e identificação é um processo notório em produções que primam pelo apelo emocional na hora de alcançar o espectador.

Durante os episódios, o time do Colégio Karasuno busca reintegrar os jogadores (até então, afastados) no intuito de enfrentar outros times de vôlei nas quadras. A primeira temporada de Haikyuu!! consiste, portanto, na jornada destes personagens para superar suas próprias barreiras e dificuldades de relacionamento no intuito de conseguir a vitória nos campeonatos estaduais contra os demais colégios.

Haikyu!! Anime 1ª Temporada – O UltimatoO time do Colégio Karasuno em Haikyuu!!

Enquanto o time vai se formando, podem ser vistos os pontos altos e baixos da Karasuno durante os treinos, cenas cômicas de descontração e flashbacks que retratam o dia a dia de cada personagem. Medos e ansiedades são apresentados de maneira fabulosa, fazendo com que a gente se sinta no lugar dos jogadores e isto acaba despertando um sentimento de empatia – me peguei várias vezes, durante o anime, vibrando a cada saque, cortada de bola ou torcendo pela evolução destes garotos (confesso que Hinata e Nishinoya se tornaram meus xodós).

São 25 episódios que exploram a máxima do espírito de equipe, com sementes plantadas de amizade, rivalidade, solidariedade e competição que darão a tônica do anime, permitindo observar o desenvolvimento de cada integrante e surpreendente por abordar temas como aceitação, solidão, união e trabalhar egos inflados nos maiores momentos de tensão nas quadras (um dos episódios retrata muito bem o peso que Kageyama carrega nas costas devido ao fato de ser tão egoísta e não agir em equipe contra os times rivais, o que faz com que obtenha a alcunha de “Rei Solitário”).

Haikyu!! Anime 1ª Temporada – O UltimatoKageyama, o rei solitário em Haikyuu!!

Animação e Trilha Sonora Contagiantes

Embalado por uma animação fluída e trilha sonora que envolve desde o primeiro minuto, Haikyuu!! oferece uma imersão nas quadras de vôlei como nunca antes vista, é como que se o espectador estivesse dentro dos jogos e se emocionando a cada saque ou corte dos personagens – é impressionante o som que sai da palma das mãos dos jogadores e atinge a bola, bem como os gritos de torcida.

As músicas de abertura, “Imagination” (produzida pela banda japonesa Spyair), “Ah Yeah!!” (produzido por Sukima Switch) trazem uma pegada de rock/pop com riffs de guitarra e letras inspiradas que traduzem a essência de Haikyuu!! Além disto, a sonoplastia presente no anime – sons de saques, cortes de bola, corridas pela quadra e vôos realizados pelos jogadores durante os lances – são um deleite para quem ouve e presta atenção aos detalhes.

Um Anime Marcante

Umberto Eco disse, certa vez, que a ficção “nos proporciona a oportunidade de utilizar nossas faculdades para perceber o mundo ao redor” e isto Haikyuu!! tem de sobra, pois aponta para aquilo que nós buscamos: histórias de origens, protagonismo, jornadas de desenvolvimento e superação para vencer os maiores desafios da vida. Haikyuu!! extrapola as partidas das quadras para ir ao coração do espectador apresentando personagens e cenários tão críveis quanto nossa própria realidade.

Certamente, Haikyuu!! é um anime que ficará marcado na memória por muito tempo, quiçá para sempre. Se ainda não assistiu ou se emocionou com estes personagens, dê uma chance. O saldo final será positivo de todas as formas, seja entretenimento, diversão ou reflexão. Se gostou da temática esportes e animes, não perca as outras matérias presentes no Ultimato do Bacon.

Não deixe de conferir nossas listas com As Melhores Obras de Junji Itoos melhores mangás de Akira Toriyama, os melhores mangás de Osamu Tezuka, a lista de melhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: André “Brasuka” – @brasuka10 e @comunicafic
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade