Ultimato do Bacon

Grandes Aventuras do Fantasma – O Ultimato

Em 17 de Ago de 2023 4 minutos de leitura
Grandes Aventuras do Fantasma - O Ultimato (1)

Entre 1960 e 1970 a editora italiana Fratelli Spada (hoje extinta) produziu muitas aventuras do Espírito-Que-Anda. Essas tramas acabaram se perdendo no tempo já que a editora não possui registros adequados para republicação da maioria delas. Em 2022 chegou ao Brasil a bela edição capa dura Grandes Aventuras do Fantasma lançada pela Mythos Editora. A publicação, que conta com mais de 350 páginas, resgata 10 histórias do herói que foram produzidas na Itália!

Segundo o que é contado no prefácio de Grandes Aventuras do Fantasma da Mythos Editora, as histórias foram selecionadas por disponibilidade dos arquivos necessários para a publicação. Mesmo tendo sido uma seleção “aleatória”, é importante dizer que as histórias escolhidas são boas e entregam narrativas com muitos elementos criativos que as diferenciam umas das outras.

Vale dizer também que a editora original, Fratelli Spada, não creditava aos autores suas histórias e por isso mesmo é difícil reconhecer até hoje os responsáveis por cada trama. Na ótima matéria de abertura são elencados alguns nomes que provavelmente criaram as narrativas.

Dica para o leitor: As tramas que se encontram nesse encadernado da Mythos são divertidas mas simples e ingênuas em algumas passagens. Para os leitores de HQs mais clássicas é uma boa pedida, mas para aqueles que buscam tramas mais dinâmicas e atuais a leitura pode não ser indicada.

Se você é fã do Fantasma e busca leituras mais atuais do herói, vale indicar O Fantasma O Espírito de Nat Turner de Claes Reimerthi e Kari Leppänen e O Último Fantasma de Scott Beatty e Eduardo Ferigato

Os Singhs cruzam novamente o caminho do Espírito-Que-Anda na HQ Grandes Aventuras do Fantasma da Mythos Editora

As tramas da HQ Grandes Aventuras do Fantasma da Mythos Editora

Uma diversão com ares clássicos espera pelo leitor nas 10 histórias que compõem a HQ lançada pela Mythos. As histórias levam o fantasma para seus ambientes tradicionais, como a selva e os oceanos, e conseguem entregar aventuras interessantes e que empolgam do começo ao fim.

A obviedade que a maioria das tramas traz não é um problema pois o ritmo é sempre veloz e o Espírito-Que-Anda está constantemente tendo que lidar com algum plano maluco ou perigo iminente.

O que mais chama atenção nessas histórias é a representação certeira que o herói tem em cada uma delas. Seja lidando com piratas Singh ou com soldados de outros países, a atitude heróica do Fantasma está intacta.

Confesso que ver o personagem mal representado era um receio, afinal estamos falando de histórias antigas produzidas por outra editora em outro país. Fico feliz em dizer que meus medos não se concretizaram!

Grandes Aventuras do Fantasma - O Ultimato (4)

Diana é figura constante nas tramas da HQ Grandes Aventuras do Fantasma da Mythos Editora

Dentre as 10 histórias apresentadas, temos 3 que realmente me divertiram e fizeram a experiência valer muito a pena. A primeira é chamada “Espadas Cruzadas” e é o meu tipo de história favorito do Fantasma – onde vemos o personagem ler contos de seus ancestrais.

A trama contada pertence ao 4º Fantasma e o retrata vivendo na França e sendo um Mosqueteiro. A narrativa se desenrola mostrando o herói encontrando o amor e tendo que assumir seu papel como defensor de Bangalla após a morte de seu pai. Ágil e cheia de referências históricas, “Espadas Cruzadas” me cativou!

“O Ano da Grande Chuva” talvez seja a história que apresenta o personagem mais complexo dessa coletânea. A narrativa mostra que o alcoolismo acabou com a carreira do Doutor Birdie. O infeliz médico deixou um paciente morrer pois não estava apto a cumprir suas funções por conta do abuso de bebidas alcoólicas. Fugindo de seu tenebroso passado ao lado de sua irmã, ele acaba indo parar em Mawitaan.

Não vou falar mais para não estragar a história, mas vale dizer que o Doutor Birdie tem atos heróicos, atos covardes e sua jornada quebra todos os paradigmas que eu esperava. Em uma edição com histórias das décadas de 60 e 70 não esperava encontrar nada além do famoso “bem x mal” e aqui temos uma jornada muito humana que é realmente capaz de nos fazer refletir. Extremamente interessante e bem executado!

Grandes Aventuras do Fantasma - O Ultimato (3)

Capeto e o Espírito-Que-Anda aguardam Diana na HQ Grandes Aventuras do Fantasma da Mythos Editora

“Ataque Diversivo” é a narrativa que encerra o meu Top 3. A trama mostra o Espírito-Que-Anda em 1943 tendo que intervir em um ataque japonês ao Rajá de Rawapur – que foi marcado com a “marca do bem” de um dos ancestrais do Fantasma.

A história se destaca por dois motivos: primeiro por mostrar táticas de guerrilha da selva contra inimigos poderosos e bem equipados – a criatividade das soluções propostas é muito bacana! O segundo motivo fica a cargo da interação do Rajá de Rawapur com o Major Holmet. O Rajá insiste que o Fantasma existe e virá salvá-lo enquanto o Major é um descrente nato – o que gera ótimos diálogos. Ritmo frenético e muita ação!

Grandes Aventuras do Fantasma da Mythos Editora é uma publicação que vai agradar em cheio os fãs das histórias clássicas do Espírito-Que-Anda. Além de trazer algumas tramas desconhecidas e memoráveis (como as que citei acima) a publicação ainda nos ajuda a conhecer mais uma leva de histórias produzidas em outros países que narram os feitos do Fantasma!

Uma daquelas leituras que nos mostra que a simplicidade pode surpreender e entregar bons momentos de diversão.

Avaliação: Bom!

Compre Grandes Aventuras do Fantasma Clicando na Capa Abaixo:

Grandes Aventuras do Fantasma - O Ultimato (2)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade