Ultimato do Bacon

Os 9 Futuros do Batman

Em 4 de Nov de 2021 7 minutos de leitura
futuros do Batman (2)

Você já se pegou imaginando os futuros do Batman? Será que ele vestirá o manto até a velhice? Será que ele terá algum substituto? Qual o fim de Bruce Wayne?

Todas essas perguntas já foram respondidas nos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas, embora nem todas no universo canônico do herói. Ou seja, algumas estão em realidades paralelas em que os autores têm mais liberdade para inovar nas histórias.

Independentemente de em que universo aconteceram os futuros do Batman, eles são muito interessantes. Alguns mais sombrios que outros. Abaixo, você confere cada um.

Índice

Os Futuros do Batman

Batman da Terra-2

futuros do Batman (3)

Na Terra-2, o futuro dos heróis, já grisalhos, é o presente

A estreia do Batman aconteceu em 1938, na revista Detective Comics (1937) #27. Outros heróis do Universo DC também surgiram na primeira metade do século XX, como o Super-Homem, que apareceu pela primeira vez na Action Comics (1938) #1. Se supormos que Bruce Wayne tinha seus vinte e tantos anos no fim da década de 1930, nos anos 1980 ele já teria mais de 60 anos. Hoje, mais de 100!

Foi uma das razões que os editores e roteiristas da DC criaram as Terras paralelas. Em 1961, Barry Allen, o Flash, com sua velocidade, conseguiu atravessar da Terra-1 para a Terra-2, onde encontrava-se o Flash da Era de Ouro, Joel Ciclone. Isso aconteceu na revista The Flash (1959) #123. A Terra-2, então, passou a ser a realidade dos heróis mais velhos, que surgiram na década de 1930 e, assim, foram envelhecendo com o tempo.

Se pensarmos que o agora é sempre um futuro, a velhice de Bruce Wayne já estaria acontecendo na Terra-2 há um bom tempo. Mas vale esclarecer que a megassaga Crise Nas Infinitas Terras (1985) deu um fim – provisório – ao multiverso. Portanto, a Terra-2, após a criação do universo Novos 52, não é mais esta dos super-heróis grisalhos.

O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller

futuros do Batman (4)

No futuro de Frank Miller, Bruce Wayne volta da aposentadoria, mesmo sentindo o peso da idade

O Cavaleiro das Trevas (1986), do aclamado Frank Miller, retrata possivelmente o futuro mais emblemático do Batman. É tido por muitos como um dos melhores quadrinhos de todos os tempos e ajudou – junto de Watchmen (1986) – a mudar a forma como os quadrinistas e o público viam os super-heróis. A partir dali, as revistas teriam um ambiente mais adulto, com roteiros densos e complexos.

A história de O Cavaleiro das Trevas se passa 10 anos após a aposentadoria do Batman, em um Estados Unidos distópico, onde a função de super-herói foi proibida por lei, com exceção do Super-Homem, que se torna um agente do governo norte-americano. A Guerra Fria ainda existe e a iminência de um ataque nuclear é real.

Gotham está mais violenta do que nunca. Bruce Wayne, de cabelos brancos, decide voltar à ativa, desta vez mais agressivo, obsessivo e amargurado. A mídia manipula a população, que fica polarizada com relação ao super-herói. Com o retorno do Batman, o Coringa e o Duas Caras, até ali longe da criminalidade, também retornam.

O momento mais famoso de O Cavaleiro das Trevas é o confronto entre Batman e Super-Homem – o agente da lei de um governo opressor –. Kent continuava em sua melhor forma enquanto Bruce sofria com o peso da idade. Por isso, uma armadura tecnológica e a inteligência foram as armas do Homem Morcego.

Essa realidade não é tida como canônica, não influenciando diretamente as series tradicionais do Batman. Vale um destaque para uma das Robins mais carismáticas de todos os tempos: Carrie Kelley. O Cavaleiro das Trevas foi publicado originalmente em quatro volumes e é facilmente encontrado de forma completa em encadernados da Panini.

Batman de DC Um Milhão

Futuros do Batman Luc (1)

Uma das versões mais sombrias do Batman aparece na saga DC Um Milhão

DC Um Milhão foi uma saga que levou os heróis da editora para o futuro no século 853. Obviamente, os heróis se deparam com suas versões futuristas e podemos dizer que a do Batman é uma das mais interessantes.

Criado em um planeta prisão, essa versão do Batman viu seus pais – e os pais de mais 1.500 crianças – serem mortos durante um motim. Ao invés de reprimir as memórias, como a maioria das crianças, ele faz um juramento de vingança. Assumindo o manto do Batman, ao lado do robô Robin, ele assume a responsabilidade de ser o guardião solitário desse planeta prisão.

DC Um Milhão foi lançado originalmente em 1998 e foi republicado no Brasil em 2019 em duas edições capa dura da Eaglemoss.

Batman do Futuro

futuros do Batman (5)

Batman do Futuro apresentou um herdeiro do manto que até então não conhecíamos: Terry McGinnis

Em 1999, surgia a série animada Batman do Futuro, da Warner Bros. Durou 52 episódios. A história se passa em Neo-Gotham, uma cidade futurista cyberpunk com carros voadores e alta tecnologia. Em 2039, Bruce Wayne, setentão, havia se aposentado há 20 anos, após sofrer um infarto em combate.

Tanto seus aliados quanto seus inimigos também estavam fora de combate, seja por já terem falecido, se aposentado, estarem presos ou afastados. Wayne, um tanto quanto alienado, permite que sua empresa seja dirigida por Derek Powers. Basta falar que ele parece um novo Lex Luthor.

Terry McGinnis, jovem de 17 anos que teve o pai assassinado, acaba descobrindo a Batcaverna e usando o traje do Morcego para impedir uma operação criminosa a mando de Powers. Wayne, então, o aceita como seu sucessor.

Barbara Gordon é uma das personagens que se mantém em Batman do Futuro, agora como comissária. Max é outra personagem que ganha destaque, uma inteligentíssima hacker que dá apoio a McGinnis.

Na época da animação, uma série em quadrinhos servia como uma extensão daquele universo, trazendo aventuras inéditas de McGinnis. Posteriormente, o Batman do Futuro foi integrado ao Universo DC com aparições em séries próprias e de outros super-heróis. Em Countdown (2007) #21, publicada pela Panini em Contagem Regressiva #8 em 2009, é apontado que McGinnis pertence à Terra-12.

Uma das mais interessantes sequencias do super-herói teve sua última publicação em 2021, após 50 edições com o título Batman Beyond (2016), com roteiros de Dan Jurgens. Nela, temos a participação de Dick Grayson, Damian Wayne, a volta do Coringa, e o ressurgimento do Robin. A série completa foi publicada em sete encadernados pela Panini.

Batman Tim Drake de Geoff Johns

Futuros do Batman Luc (4)

O Batman “Tim Drake” tem uma abordagem mais agressiva em sua luta contra o crime!

Geoff Johns criou, em seu run nos Titãs, um vislumbre do que seria o futuro dos heróis da DC em um período de 10 anos. Essa versão do Batman é Tim Drake, que acaba assumindo o manto do morcego e dando uma abordagem mais agressiva e “definitiva” aos criminosos.

Nesse futuro, Bruce Wayne foi morto durante uma das Crises e Tim e seu time de Titãs assumem a responsabilidade de cuidar do mundo em um cenário onde os EUA foi dividido em Leste e Oeste.

A história pode ser vista no run de Geoff Johns no arco Titãs do Amanhã que foi lançado nas edições nacionais da Panini “Novos Titãs” (2005) #18 – #20. Esse futuro alternativo também foi revisitado mais recentemente na HQ Super Filhos de Peter Tomasi.

Batman Ano 100 de Paul Pope

futuros do Batman (1)

O Batman de Paul Pope é mais humano, sangra e perde o folego na Gotham City de 2039

O ano é 2039, centenário da primeira aparição do Batman. Nesta Gotham City, a polícia e a população sequer lembram quem é o justiceiro, que se tornou um mito. Em contraposição ao universo tecnológico criado em Batman do Futuro, aqui temos uma realidade mais suja, realista, com cara de megalópole abandonada.

Roteiro e arte são de Paul Pope, que possui um traço marcante, underground, com influências das mais diversas. Nesta realidade, o Batman sangra, perde o fôlego e é mais humano.

O enredo de Batman Ano 100 (2006) tem início com o ressurgimento do super-herói em uma perseguição. Ele é suspeito do assassinato de um agente federal. O comissário Gordon – neto do original – percebe que há algo errado e começa a investigar o caso. O próprio Batman busca entender o que há por trás do assassinato – uma conspiração muito mais complexa do que aparenta – e tem a ajuda de três personagens: Dra. Goss, a filha – ótima com tecnologia – e Robin.

Pope não se preocupa em responder diversas questões, como quem usa os uniformes de Batman e Robin, se ele é Bruce Wayne, como está vivo e ativo após cem anos e qual o objetivo de seu retorno. Os registros do GCDP pouco ajudam, pois aparentemente não há qualquer registro de quem foi o Morcego.

Os quatro capítulos da história foram publicados em dois volumes pela Panini em 2006 e relançados em 2019 no encadernado de capa dura Batman Ano 100 e outras histórias.

Batman Damian Wayne de Grant Morrison e Andy Kubert

Futuros do Batman Luc (2)

Grant Morrison e Andy Kubert criam um futuro distópico onde Damian assumiu o manto!

Lançada em 2007, a HQ americana Batman (1940) #666 fascinou os leitores ao mostrar o recém-criado Damian assumindo o lugar de seu pai como Batman em um futuro bem menos animador do que gostaríamos.

Na história descobrimos que Bruce morreu e que Damian fez um pacto com o demônio pela salvação de Gotham, em um mundo que sofre com aumento de temperaturas, efeitos de bombas atômicas e outras tragédias. A trama ainda estabelece uma rivalidade de Damian com a comissária Bárbara Gordon e mostra ele enfrentando uma cópia do Batman.

Um futuro sombrio que foi lançado no Brasil na mensal “Batman” #68 e no encadernado capa dura DC Deluxe: Batman e Filho. Ambas da Panini Comics. O mesmo Damian apareceu em Batman (1940) #700, na história O Tempo e o Batman, que tem ainda uma interessante participação de Terry McGinnis.

Batman do Futuro de Fim dos Tempos

Futuros do Batman Luc (3)

Uma excelente ideia que acabou não sendo tão bem executada dá as caras na HQ Fim dos Tempos da DC

Terry McGinnis, o Batman do Futuro, dá as caras nas HQs do Universo DC em uma história onde tudo deu errado no futuro. Na trama, Terry é mandado para o passado pelo próprio Bruce Wayne após a inteligência artificial O.M.A.C. tomar o futuro e derrotar os heróis.

A missão do Batman do Futuro é impedir o surgimento do grande vilão. A HQ se torna ainda mais interessante porque mostra o herói voltando no tempo 5 anos na frente das histórias que nós estamos acompanhando nas HQs mensais.

Muitos mistérios e reviravoltas acontecem nessa HQ que tem só um problema. Não termina! A saga de Fim dos Tempos continua na revista do Batman do Futuro e, em dado ponto, é resolvida de maneira pouco climática e voltamos a ter um futuro similar ao do desenho da DC. Não quer dizer que é ruim, mas dose bastante sua expectativa.

A minissérie Fim dos Tempos foi lançada no Brasil pela Panini Comics em 10 edições e 8 especiais no ano de 2015.

Batman: Último Cavaleiro da Terra de Scott Snyder

A loucura de Scott Snyder ganha asas em uma HQ que mostra um possível futuro do Homem Morcego!

Se Scott Snyder já faz o que quer nas séries regulares da DC Comics (leia nosso review de Death Metal), imagina o que o autor é capaz de fazer em uma história livre de amarras!

Batman: Último Cavaleiro da Terra (2019) mostra Bruce Wayne despertando no Asilo Arkham e a vida que Alfred narra para ele é muito diferente da que ele se recorda. Bruce decide sair do asilo e acaba se deparando com um mundo destruído onde seu único companheiro é uma cabeça decepada do Coringa. Aos poucos, Batman descobre que o mundo possui um novo e poderoso vilão: Ômega!

A história mostra uma realidade apocalíptica onde o futuro do Batman – e do Universo DC – é muito sombrio. Confira nosso review completo de Batman: Último Cavaleiro da Terra aqui!

E você, já conhecia todos esses futuros do Batman? Qual seu preferido? Comente no nosso grupo de WhatsApp do Ultimato do Bacon e em nossas redes sociais!


Créditos:
Texto: David Horeglad (@hq_ano1) e Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade