Ultimato do Bacon

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso – O Ultimato

Em 21 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso (2)

A HQ Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso é uma daquelas histórias especiais que nos cativa pela temática, execução e pelas doses certas de aventura, humor, tragédia e ação que possui em suas páginas.

A trama narra a jornada da jovem Fulù que é capturada por traficantes de escravos na África e trazida para o Brasil colonial. A diferença é que a jovem possui poderes e um forte guia que sabe como levá-la de encontro a liberdade.

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso foi originalmente publicado na Argentina entre 1989 e 1992. A obra chegou ao Brasil em uma edição integral belíssima pela editora Trem Fantasma com mais de 250 páginas em preto e branco.

Dica para o leitor: Quer conhecer outras grandes obras desses autores? Confira nosso review sobre Viajante de Cinza de Breccia e Carlos Trillo e conheça mais da obra de Eduardo Risso nas matérias sobre as séries 100 Balas e MoonShine!

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso (3)

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso narra a jornada de uma escrava em busca da liberdade

A trama de Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso

Fulù é uma linda jovem que é retirada de sua terra natal na África por traficantes de escravos. A beleza da jovem é hipnótica e deixa a maioria dos homens completamente loucos de desejo, porém nenhum deles consegue tocá-la sem seu consentimento.

Isso porque Fulù não é uma pessoa comum: ela possui alguns poderes e uma relação muito forte com Nder Sabá (uma entidade que guia o caminho e a jornada da protagonista).

A grande atração da HQ – na minha visão – é ver Fulù invertendo a lógica escravocrata da época e quebrando paradigmas. Eu explico: a jovem é tão bela que rouba suspiros de todos os homens (brancos inclusive), o que deixa as mulheres brancas, que se sentem superiores, loucas de ciúmes.

O interessante é que a protagonista sabe disso e usa tanto seus poderes quanto sua inteligência para virar a situação em seu favor. A quebra de paradigmas e da lógica da época vem justamente do fato de Fulù ser mais inteligente e bela do que todos os outros personagens que aparecem na HQ!

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso (4)

Piratas aparecem na obra Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso

Além de ter um ritmo acelerado com um roteiro bem amarrado, a obra de Carlos Trillo e Eduardo Risso nos ganha por ser um verdadeiro passeio histórico pelo Brasil colonial.

Vemos o Quilombo dos Palmares, a forma como os escravos eram negociados, o dia a dia nas fazendas, os terríveis piratas que rondavam a costa, a busca pela identidade própria dos mulatos e muito mais.

Os personagens que aparecem na HQ são outro show a parte! Muito bem construídos e desenvolvidos, vemos esses coadjuvantes fazerem a diferença na jornada de Fulù e na leitura da história. Vale destaque para a robusta, maligna e divertida Aldaba – uma golpista que tem sua vida mudada (para pior na visão dela!) pela chegada da jovem protagonista.

As situações envolvendo Aldaba são sempre esquisitas e possuem um humor bem peculiar que me agradou bastante.

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso (1)

A beleza da protagonista impressiona os homens na HQ Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso

Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso é uma obra perfeita em todos os sentidos! A leitura é fluída e é simplesmente impossível parar; a temática é interessante e realmente agrega valor para quem está lendo; a arte de Risso está em um altíssimo padrão de qualidade (como sempre); a protagonista e os coadjuvantes são extremamente bem construídos.

Quer mais? A trama se passa no Brasil – o que para mim dá sempre um sabor especial às histórias. Sem falar do belo final que nos deixa com um gosto de “quero mais”!

Mais um baita acerto da Trem Fantasma. Uma leitura que vai realmente cativar os leitores!

Avaliação: Excelente!

Compre Fulù de Carlos Trillo e Eduardo Risso clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade