Ultimato do Bacon

Frankenstein de Junji Ito – O Ultimato

Em 24 de Nov de 2021 4 minutos de leitura
Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato (2)

Um dos contos de terror mais famoso de todos os tempos ganhou uma ótima releitura pelas mãos de um mangaká que é especialista no gênero. Frankenstein de Junji Ito é um mangá assustador que adapta o livro de Mary Shelley de forma interessante, inteligente e assustadora!

Frankenstein de Junji Ito foi aclamado pela crítica e chegou a ganhar o Eisner em 2019 na categoria “Melhor Adaptação de Outra Mídia”. A obra chegou ao Brasil em 2021 em uma edição do Pipoca e Nanquim que traz ainda outros contos curtos do autor (alguns deles relacionados ao aluno Oshikiri vão ser comentados nesse review) que vão agradar o fã de terror!

Fã de Terror? Não deixe de conferir nossa lista de HQ´s e Mangás de Terror que Você precisa Conhecer.

Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato (3)

Um médico é atormentado pelo monstro que criou no mangá Frankenstein de Junji Ito

Índice

Frankenstein de Junji Ito: Vale a pena ler mais uma adaptação?

A história de Frankenstein é amplamente conhecida pelo público. A primeira pergunta que nos vem à cabeça é: Porque eu deveria conhecer a versão de Junji Ito? Acho que a resposta passa pela forma como o mangaká, especializado no horror, conta histórias.

Os contos criados e/ou adaptados pelo artista tem uma estética própria e é seguro dizer que ele consegue despertar no leitor – de maneira contundente – sentimentos como repulsa, medo, ansiedade e afins.. 

Além de toda a ambientação, Junji Ito é mestre em criar criaturas e situações com visual grotesco. Esqueça o monstro com o pino na cabeça que vimos nos filmes clássicos. O mangá conta com uma criatura tão estranha que consegue causar repulsa real. Os momentos onde o monstro sorri conseguem me deixar “de cabelo em pé”. 

Porque vale a pena conhecer a versão do mangaká para a história de Mary Shelley? Porque o autor respeita a obra original ao mesmo tempo que dá sua própria interpretação (e deixa sua marca) dos eventos que ocorreram no livro (o fim tem uma variação mas não é nada que vá incomodar os fãs mais puristas). 

Respondendo de forma direta? Sim, vale a pena!

Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato (4)

Um médico é atormentado por sua própria criação no mangá Frankenstein de Junji Ito

A trama do mangá Frankenstein de Junji Ito

Junji Ito mantém uma adaptação com um nível de fidelidade grande à obra original e no mangá acompanhamos a história do Dr. Frankenstein. Vindo de uma família rica, ele ingressa em uma universidade na Alemanha onde começa a desenvolver seus estudos.

O personagem logo se interessa em estudos relacionados com a própria vida e seus mistérios. O Doutor começa a desenvolver então seu terrível experimento..

A trama do mangaká consegue nos passar, em todos os momentos, uma sensação de inquietude e quando o monstro realmente começa a figurar na história, e ela se torna um conto de terror propriamente dito, somos contemplados com cenas de terror fortes e grotescas – acho que essa é a representação mais perturbadora (visualmente falando) que já vi da criatura que Frankenstein cria.

Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato (5)

O monstro ganha vida no mangá Frankenstein de Junji Ito

A trama se desenrola mostrando a criação do monstro e deixando claro que a sua horrenda aparência, que faz com que ele seja rejeitado pelas pessoas, é o motivo de ele ter se tornado um ser amargo e mal – Junji Ito explica a origem da maldade no coração do monstro mas deixa claro que ela existe e que não tem retorno…

Um grande ponto forte da adaptação é dar espaço para que as relações pessoas se desenvolvam. Vemos o jovem obcecado com os mistérios da vida interagindo com pais, amigo e até um par romântico. Isso é um acerto pois nos faz sentir mais os problemas que ocorrem quando a criatura resolve se vingar….

A adaptação de Frankenstein de Junji Ito é muito competente e consegue nos envolver durante toda a leitura.

Um extra incrível do mangá Frankenstein de Junji Ito: As histórias curtas de Oshikiri

Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato (6)

As histórias curtas de Oshikiri são contos curtos que foram publicados juntos com Frankenstein de Junji Ito

Um dos pontos altos da edição nacional de Frankenstein de Junji Ito (lançado pela Pipoca & Nanquim) são as histórias do estudante Oshikiri. Todos falam muito bem da adaptação premiada do mangaká mas confesso que as histórias curtas do jovem estudante acabaram me impressionando mais do que o conto principal.

Talvez pelo seu ineditismo e por serem situações bizarras criadas pelo autor que pode mostrar todo seu potencial sem ter que se prender a nenhuma narrativa feita anteriormente.

As histórias trazem sempre situações inusitadas que acabam, de um jeito ou de outro, impactando (ou sendo causadas) na vida de Oshikiri. A princípio as histórias parecem não ter nenhuma conexão real, até o momento em que a mansão onde o jovem mora aparece.

A partir desse ponto é que os contos ficam bizarros de verdade e o autor explora conceitos como outra dimensão, duplicatas malignas e por aí vai…

Se você quer ver a essência real do trabalho de Junji Ito, me arrisco a dizer que esses contos são uma ótima amostra!

Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato (1)

Oshikiri muda de acordo com as dimensões que estamos no mangá Frankenstein de Junji Ito

Para os fãs de um terror mais perturbador e bizarro, Frankenstein de Junji Ito é uma excelente pedida. Seja pela ótima adaptação do conto de Mary Shelley ou pelas histórias curtas, em especial as de Oshikiri. 

Essa edição é ainda um ótimo ponto de partida para os que nunca leram nada do aclamado autor pois mostra um terror mais contido, tradicional e racional (que acredito que vá agradar a esmagadora maioria dos leitores) e também traz contos perturbadores (de verdade!) do autor. 

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.

Compre Frankenstein de Junji Ito clicando na capa abaixo! .

Frankenstein de Junji Ito - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade