Exterminador do Futuro Terra em Chamas é o primeiro quadrinho assinado por Alex Ross e o responsável por mostrar sua arte aos grandes da indústria

Exterminador do Futuro Terra em Chamas (Terminator: The Burning Earth, 1990) é uma HQ de Ron Frontier ilustrada por ninguém menos que Alex Ross – ou Alexander Ross, como ele assinava na época. Publicada originalmente em Terminator: The Burning Earth #1-5, essa saga marca a estreia de Ross nos quadrinhos.

No Brasil, Exterminador do Futuro Terra em Chamas foi publicado recentemente em capa dura pela Mythos Editora em 2018, reunindo todas as edições originais e mais alguns extras como textos de Ron Frontier e Alex Ross, além de esboços do artista e capas de outras edições. A edição brasileira se baseia na edição de 2013 da Dark Horse, que detém atualmente os direitos dos quadrinhos do Exterminador do Futuro.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas Capa

Capa da edição nacional de Exterminador do Futuro Terra em Chamas

.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas – bastidores

Na abertura da HQ temos um texto de 2013 de Ron Frontier, relembrando como chegou à revista mensal da Now Comics do Exterminador do Futuro. Até ali, o mundo só havia conferido o filme original e, sem internet, ninguém sabia da ideia de James Cameron para a continuação. Que dirá de toda a saga que veio depois!

A editora estava com um título meio ruim nas mãos e um autor que pesava a mão na ficção científica – sendo que a franquia do Exterminador do Futuro, diferente do sci-fi clássico, sempre foi cheia de ação. Frontier então foi chamado para assumir a publicação e conta que não tinha o menor interesse em escrever uma HQ de sci-fi, mas topou mandar uma ideia de roteiro.

A abordagem dele era o lado de guerra e ação que a franquia apresentava até então e a mudança de ares na revista fez sucesso. No entanto, a arte não era lá o que o autor queria – eu particularmente nunca havia ouvido falar de Robin Ator, o desenhista anterior da série.

A situação ficou assim por um ano, com uma HQ que melhorou as vendas, mas uma equipe criativa que não se dava lá muito bem. Então, a Dark Horse ficou com os direitos dos quadrinhos de Exterminador do Futuro, o título da Now foi cancelado, mas ainda poderiam fazer 5 edições para “fechar o ciclo”.

Foi aí que a ideia de Exterminador do Futuro Terra em Chamas surgiu e Alex Ross entrou no lugar de Ator. Ainda bem!

.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas – história

Como mencionamos acima, Exterminador do Futuro Terra em Chamas, leva em conta apenas O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984) e nada mais. A história se passa em 2031 e mostra a Resistência humana sobrevivendo a recorrentes ataques dos exterminadores.

Sem viagens no tempo. Sem grandes teorias sci-fi. Uma HQ de guerra. Um exército de máquinas, gigantesco, mais poderoso e numeroso, contra uma pequena resistência que tenta um plano de infiltração. Um plano final, decisivo. Desesperado e praticamente fadado ao fracasso. Um “tudo ou nada”.

Confesso que não é lá minha HQ preferida da franquia. Mas é empolgante ver esse universo quase “alternativo” de Exterminador do Futuro – e que lembra um pouco o bacana O Exterminador do Futuro: Salvação (Terminator Salvation, 2009).

Exterminador do Futuro Terra em Chamas – Baú de HQs 1

Um Cylon-Gort-T800: exterminadores da cultura pop

.

Alguns exterminadores parecem uma mistura dos Cylons – tanto os antigos dos anos 80 quanto o novos – de Battlestar Galactica (leia mais sobre a série aqui) com Gort de O Dia em Que a Terra Parou (The Day Earth Stood Still, 1951 e 2008) e os adorados T-800s.

Alguém na HQ compara com o visor do K.I.T.T., A Super Máquina (Knight Rider, 1982 – 1986). Mas isso é referência pros leitores mais velhos!

.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas – Baú de HQs 2

A arte de Alexander Ross: potencial para o sucesso.

.

O que é realmente incrível aqui é ver a arte do inexperiente Alex Ross. Como ele acerta em alguns quadros, mostrando o maravilhoso potencial que depois ele desenvolveu e dominou… e como ele desliza em alguns pontos, mostrando que todos, sem exceção, começam do zero e a perfeição só vem com a prática.

.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas – conclusão

Exterminador do Futuro Terra em Chamas não é uma HQ genial e se você só está buscando uma leitura espetacular, procure aqui no UB pelo nosso seletor outros títulos que certamente vão te proporcionar mais.

Mas se você gosta de Alex Ross ou da franquia de O Exterminador do Futuro, este volume é algo imprescindível. Pelo valor histórico do material ali presente, pela prova de um trabalho em desenvolvimento e pela “realidade alternativa” – um mundo bem diferente, uma versão bem diferente da que conhecemos nos outros produtos da franquia – que esta HQ proporciona.

E sim, a Mythos caprichou na edição que publicou, embora o preço de capa seja bastante salgado para o que recebemos – vale a pena esperar uma promoção bacana.

Por fim, o maior defeito da HQ é seu final, que apresenta uma “solução definitiva” no último segundo que mais parece uma certa preguiça do autor em concluir de melhor forma. Considerando tudo o que estava rolando nos bastidores, é perfeitamente compreensível.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas pode não ser a melhor história da franquia, mas sem dúvida não é a pior, nem a menos importante e por isso não dava pra deixar de mencioná-la aqui no Baú de HQs. A gente sinceramente espera que essa matéria ajude você a decidir se quer conferi-la ou não.

Curte os quadrinhos do Exterminador do Futuro?

Leia sobre Robocop versus Exterminador do Futuro aqui e a ótima O Exterminador do Futuro 2029 – 1984 de Zack Whedon aqui.

E confira outras matérias e guias das mais variadas HQs todo dia aqui no Ultimato do Bacon!

 


Créditos:

Texto e Edição: Alexandre Baptista
Sobrecapa Logo
Imagens: Reprodução
Matéria publicada originalmente em 15 de dezembro de 2020.

Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas (Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas Exterminador do Futuro Terra em Chamas

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: