Ultimato do Bacon

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev – O Ultimato

Em 24 de Abr de 2023 4 minutos de leitura
Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev (1)

O selo Black Label da DC Comics tem a proposta de dar liberdade para autores criarem histórias sem amarras cronológicas e “medo” das consequências no universo regular. A HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev é mais uma narrativa desse selo. Na obra vemos um novo Esquadrão Suicida, liderado pelo Capuz Vermelho, receber a missão de dar um fim no Palhaço do Crime. Mas com o arquiinimigo do Batman nada é tão simples quanto parece.

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev foi originalmente lançado nos EUA em formato minissérie em 3 edições. A obra chegou ao Brasil em 2022 em um encadernado capa dura da Panini Comics que compila toda a história. Se você sabe que o Coringa matou Jason Todd e se você conhece o conceito do Esquadrão Suicida, dá para mergulhar na obra sem medo – ela não pede nenhum outro conhecimento prévio.

Dica para o leitor: Se você é fã de Azzarello e quer conhecer outros trabalhos do autor, recomendamos conferir nossos reviews sobre Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert, MoonShine de Eduardo Risso e Brian Azzarello e 100 Balas – As Melhores Séries da Vertigo.

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev (3)

Capuz Vermelho e Arlequina tentam dar cabo do Coringa na HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev

A trama da HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev

A trama proposta por Brian Azzarello e magistralmente desenhada por Alex Maleev tem uma premissa simples e direta: Amanda Waller reúne um novo Esquadrão Suicida que tem como líder o Capuz Vermelho.

Por conhecer e já ter sofrido nas mãos do vilão, Waller entende que ele tem o que é necessário para comandar o time e ter êxito na missão de matar o Coringa. O desajustado time de Jason Todd conta ainda com nomes como Arlequina, Vagalume e Cão Raivoso.

Preciso começar dizendo que a premissa me agrada muito! Ver o Palhaço do Crime sendo confrontado pelo Capuz Vermelho e pela Arlequina (pessoas que ele feriu de forma irremediável) é interessante e pode gerar bons debates e narrativas.

Infelizmente, achei que o desenvolvimento proposto por Azzarello ficou truncado e confuso em alguns momentos. Ele tenta desenvolver a premissa de uma forma pouco convencional e utilizando-se frequentemente de plot twists. Eles funcionam em boa parte do tempo, mas em alguns momentos acredito que outros leitores – assim como eu – vão ficar perdidos.

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev (2)

Capuz Vermelho se preocupa com as ações do Palhaço do Crime na HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev

Waller decidiu virar o “canhão” do Esquadrão Suicida para o Coringa porque ele está sendo financiado pelos russos para causar o caos nos EUA. Na obra, Azzarello retrata o vilão como sendo um louco desvairado que entende a psique das pessoas e usa isso para controlá-las e fazê-las ter medo.

Essas características aparecem quando a missão – que começa bem tradicional e mostrando os vilões do Esquadrão entrando em Gotham – tem uma reviravolta por conta de um ataque a Waller que faz com que o controle das bombas que ficam na cabeça dos membros do grupo acabe nas mãos do Coringa!

Essa reviravolta funciona bem e faz com que os membros do esquadrão passem boa parte da jornada temendo que o palhaço do crime simplesmente exploda suas cabeças!

Comentei acima que algumas situações parecem um pouco “truncadas e mal explicadas” e podemos dizer que é nesse primeiro encontro com o vilão onde vemos mais essa característica. Os heróis são convocados para um bar em uma parte barra pesada de Gotham.

O convite e toda a sequência dentro do bar parecem ter sido mal desenvolvidas (talvez tenha faltado páginas para que elas funcionassem de fato). Não vou dizer que isso estragou a experiência mas confesso que me tirou da leitura algumas vezes.

Por outro lado, a sequência final traz surpresas e mostra mais a loucura e a crueldade do Coringa. O diálogo de encerramento do vilão com o Capuz Vermelho é muito interessante (com pitadas de metalinguagem e direcionamento de fala para o leitor) e funciona bem.

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev (4)

Arlequina enfrenta capangas armados em sequência da HQ Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev é uma tentativa de trazer um confronto psicológico e envolvente que oponha Coringa e dois dos personagens que mais foram afetados por suas loucuras.

A narrativa funciona na maior parte do tempo mas em alguns momentos a sensação é que Azzarello tentou fazer algo complexo demais que ficou pouco explicado e pouco fluido – o que não invalida a leitura, que continua divertida, mas fica aquela sensação de que a HQ poderia ser bem melhor do que foi (principalmente por não ter amarras cronológicas).

No fim, A HQ de Brian Azzarello e Alex Maleev ganha o leitor pelos bons diálogos e pela estupenda arte. Dose sua expectativa (que tem potencial de ser a grande vilã do leitor nesse caso) e você sairá satisfeito – mesmo sabendo que Azzarello tem potencial para entregar muito mais.

É fã da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics!

Avaliação: Bom!

Compre Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev clicando na capa abaixo! .

Esquadrão Suicida Alvo Coringa de Brian Azzarello e Alex Maleev Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade