Em 2003 o lendário artista Joe Kubert recebeu um convite da editora da Vertigo Karen Berger para voltar a um icônico personagem que ajudou a criar e moldar: o Sargento Rock. Disposto a retornar ao personagem como desenhista em um álbum, o artista recebeu a companhia de Brian Azzarello para criar uma excelente e atraente história da companhia da Moleza e assim nasceu a HQ Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno.
A HQ foi originalmente lançada em 2003 mas só chegou ao Brasil em 2005 em um álbum capa dura da editora Opera Graphica. A edição trouxe a história completa em preto e branco e em 144 páginas.
Dica para o leitor: Se você é fã de Joe Kubert e do Sargento Rock, não deixe de conferir nosso review de Sargento Rock A Profecia – outra excelente história fechada do personagem. Aliás, as duas histórias não pressupõem nenhum conhecimento prévio sobre o universo da companhia da moleza!
E se você quiser ver uma participação do Rock ao lado do Superman confira nosso review de Superman para o Alto e Avante clicando aqui!
A Companhia da Moleza consegue capturar 4 oficiais alemães na HQ Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert
A Trama da HQ Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert
Brian Azzarello, uma das brilhantes mentes por trás da série 100 Balas, nos presenteia com uma trama de guerra que fala sobre crimes, vingança e desconfiança.
Tudo isso em um ambiente caótico que coloca todos os personagens em perigo frequente e constante! A familiaridade que os leitores mais antigos têm com Rock e seus companheiros só torna a narrativa ainda mais especial.
Na HQ vemos a Companhia da Moleza envolvida com a 2ª Guerra e com problemas para avançar e empurrar as linhas inimigas. Após receber, a contragosto, novos recrutas, Rock se depara com uma guarita militar alemã que tem 4 oficiais da SS.
Após um breve combate a unidade consegue aprisionar os 4 oficiais inimigos. É no caminho de volta que a história começa de verdade!
Combates intensos esperam o leitor na HQ Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert
Retornando com os prisioneiros para o quartel, a Companhia da Moleza é surpreendida por uma unidade alemã e no meio da confusão os quatro oficiais fogem. Após o confronto, três dos quatro oficiais são encontrados mortos – assassinados.
Disposto a encontrar o fugitivo, e querendo saber quem dos seus homens cometeu um crime de guerra, Rock começa uma perseguição que deixa todos os seus companheiros de unidade pensativos e a desconfiança começa a aparecer em um cenário onde a confiança deveria ser absoluta.
Apesar de ter uma ação contínua e frequente que impressiona, a realidade é que o grande motor da trama é o embate silencioso e filosófico que começa a acontecer nas fileiras da Companhia da Moleza.
Soldado desconfia de soldado e começam a existir questionamentos sobre a natureza do crime de guerra que foi cometido. Afinal, eles não estavam ali para matar alemães nazistas?
Vale dizer também que temos diversos momentos marcantes e emocionantes na obra. Destaque para a interação entre dois soldados da companhia (não direi quem são para não gerar spoilers) após um deles pisar em uma mina terrestre.
Cidades destruídas e florestas são os cenários da HQ Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert
Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert é mais do que uma HQ da Companhia da Moleza: é uma história de guerra que vai além da ação e nos mostra questões filosóficas que se passam no front de batalha.
Qual é o custo de desconfiar de seus companheiros durante um longo e perigoso combate? A narrativa traz ainda um desfecho surpreendente que fala sobre uma outra ação humana muito presente na guerra: a crueldade.
Se você é fã de histórias de guerra, Sargento Rock Entre a Morte e o Inferno de Brian Azzarello e Joe Kubert vai te agradar em cheio!
Quer conhecer outros trabalhos icônicos de Joe Kubert? Confira nossos reviews sobre Abraham Stone e Tarzan!

Avaliação: Excelente!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!