Ultimato do Bacon

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel – O Ultimato

Em 8 de Set de 2021 3 minutos de leitura
Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)
 

O gênero de Espada e Feitiçaria ganha uma icônica e – mesmo assim – completamente diferente do habitual com a adaptação definitiva do personagem de Michael Moorcock. Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel é uma adaptação dos livros de Moorcock que começaram a ser lançados nos anos 70.

Vale destacar que Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel possui uma arte incrível feita por Didier Poli, Robin Recht e Jean Bastide – a arte é, sem sombra de dúvida, um dos grandes atrativos dessa obra que recebeu elogios até do criador do personagem – Michael Moorcock.

Segundo ele, essa adaptação adiciona elementos incríveis na obra que ele mesmo só não havia adicionado por não ter vislumbrado a oportunidade antes. A obra ainda recebe muitos elogios de Alan Moore.

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)

O mundo de Elric passa longe de ser comum e sua cidade natal, Melniboné, trata humanos como gado.

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel foi originalmente publicado em 2013. A obra chegou em 2017 no Brasil pelas mãos da Mythos. A publicação traz 2 edições européias: Trono de Rubi e Stormbringer.

As duas tramas, juntas, formam um arco fechado que – obviamente, deixa pontas soltas para a continuação e fechamento da série (já lançado pela Mythos em 2021 na HQ “Elric: Lobo Branco).

Dica para o leitor: Apesar de ser do mesmo gênero, o personagem de  Michael Moorcock não tem nenhuma semelhança com outros grandes personagens do gênero como Conan. A obra é mais visceral e possui elementos fortes de terror e cenas que podem ser consideradas chocantes.

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)

Cenários belos e cenas fortes são constantes na HQ Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel

A trama e o universo da HQ Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel

O universo criado por Michael Moorcock nos livros, e adaptado por Julien Blondel na HQ, nos mostra uma visão de mundo muito diferente da nossa. Somos apresentados à grandiosa cidade de Melniboné e conhecemos seu melancólico Imperador – Elric.

O personagem-título é um albino descendente de uma linhagem de mestres de dragões e feiticeiros. Seus súditos são uma espécie de vampiros cruéis que usa os humanos como gado de corte. 

Como qualquer soberano, Elric enfrenta opositores que acham o Imperador fraco e entendem que a falta de vontade de guerrear e anexar novos territórios é um problema.

Yrkoon, irmão da mulher de Elric, é o mais ferrenho opositor do atual soberano e a história deixa claro – desde a primeira página – que ele está disposto a tudo para ter a coroa e o Trono de Rubi para si.

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)Elric e Yrkoon se preparam para a Guerra em Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel

As belas paisagens do Palácio de Melniboné dão lugar aos mares e outros locais do reino quando bárbaros tentam invadir a cidade e cabe a Elric defendê-la ao mesmo tempo em que precisa parar as maquinações de Yrkoon – essa disputa é o motor da trama e faz com que a história vá se tornando cada vez mais empolgante.

Se analisarmos essa premissa de “traição na corte”  podemos ficar com a sensação de que Elric não apresenta nada realmente muito inovador – e eu digo tranquilamente que essa é uma sensação errada. A história mistura profecias (que dizem inclusive que Elric será responsável pela destruição de Melniboné), invocações mágicas, avatares da Terra e do Mar, espadas lendárias e outros elementos.

E o próprio roteiro se desenvolve de maneiras bem fora do tradicional. Elric passa longe de ter o estereótipo do herói e mais parece um soberano perdido que luta contra o destino do que o protagonista forte e implacável que esperamos ver nesse tipo de trama.

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)
 
A rivalidade entre Elric e Yrkoon cresce com o desenvolvimento da história da HQ Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel nos apresenta um universo sombrio, decadente e cruel – somos constantemente lembrados que esses personagens não são justos e honrados. O que não impede que eles tenham seus anseios, convicções e um nível de profundidade incrível!

As cenas de combate, tortura ou vistas panorâmicas se tornam verdadeiros quadros na arte de Didier Poli, Robin Recht e Jean Bastide e contribuem para que a história seja ainda mais magnética. O roteiro é bem amarrado e é difícil parar de ler antes do fim – principalmente com a sequência de novos elementos e reviravoltas que nos são apresentados com frequência no decorrer da leitura. 

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel é uma tremenda adaptação que mostra o potencial de diversificação do gênero Espada e Feitiçaria. Uma HQ que não vai decepcionar os fãs da obra original de Michael Moorcock e vai agradar em cheio os aficionados por fantasia e RPG.

Quer conhecer outra trama que trabalha muito bem o gênero de Feitiçaria e Espada com uma história adaptada? Confira nossa matéria sobre Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion

Avaliação: Excelente!

Compre Elric O Trono de Rubi clicando na capa abaixo! 

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)

Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel (1)


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade