Ultimato do Bacon

Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion – O Ultimato

Em 5 de Ago de 2021 3 minutos de leitura

O mito arthuriano ganha contornos completamente diferentes e surpreendentes na série de HQ´s Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion. Acompanhe a jornada de Merlin para buscar o rei que irá unificar a Bretanha! Desenhos incríveis, reviravoltas de tirar o fôlego e outras fortes emoções aguardam o leitor que embarcarem nessa série.

Excalibur – Chroniques foi uma série lançada em 5 volumes de 2012 a 2018. A HQ francesa chegou ao Brasil pela Mythos no selo Gold Edition em 2 volumes chamados Crônicas de Excalibur que compilaram as 5 edições originais.

a arte de Alain Brion em Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin
A arte de Alain Brion é um dos grandes atrativos da HQ Crônicas de Excalibur lançada pela Mythos

A trama da HQ Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion

É difícil falar da trama de Jean-Luc Istin sem entregar detalhes e spoilers. A trama possui 2 atrativos que vão agradar os leitores: a arte de Alain Brion e as inúmeras reviravoltas inesperadas do roteiro.

A arte de Alain Brion faz a trama crescer de maneira incrível! Cada uma das páginas merecem ser admiradas e as desventuras de Merlin, Avalon e da Excalibur ficam ainda mais magnéticas. O estilo de arte realista encaixa perfeitamente no conto de fantasia e acaba deixando tudo ainda mais épico e impressionante. 

O mito arthuriano ganha contornos celtas na HQ Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion

Se a arte de Alain Brion impressiona, o roteiro de Jean-Luc Istin não fica atrás. Na HQ vemos a busca de Merlin por um Rei que seja digno para unificar a Bretanha. A jornada começa com o mago elegendo Uther Pendragon como sendo o Rei que daria início a esse processo. Logo vemos a lendária Avalon e a Excalibur adentrando na história e os conflitos para unificação se intensificam.

A história se desenvolve colocando personagens famosos como Morgana, Lancelot, Arthur e outros na história – mas seus papéis são bem diferentes do que estamos habituados. A pegada voltada para cultura celta também é muito bem-vinda e dá um ar totalmente novo (e diferente do clássico) a HQ.

Merlin é o grande arquiteto do futuro da Bretanha na HQ  Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion

A história toda é contada sob a ótica de Merlin. O mago precisa antagonizar reis, homens que servem a outros deuses e até outras entidades para tentar garantir que a Excalibur chegue às mãos certas. Gigantes, monstros e outros seres mitológicos cruzam o caminho do mago – e do leitor – nessa jornada.

Vale salientar que a história é muito violenta e não tem medo de mostrar o “lado podre” da humanidade – seja através da crueldade ou do sexo. O Rei Luchar e seu filho são bons exemplos de psicopatas apegados ao poder que tem prazer em causar dor. A trama apresenta diversos personagens e cada um tem sua importância no decorrer da história, que avança bastante no tempo e, com o passar dos volumes, vai deixando mais claro o papel de cada um. 

O tom é sempre épico mas em nenhum momento ele suaviza os erros dos personagens – sejam eles protagonistas ou não. Merlin não é perfeito e os erros – e grandes decisões que ele enfrenta – só deixam ele e os outros personagens ainda mais interessantes.

Merlin precisa garantir que a lendária espada chegue nas mãos corretas na HQ Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion

Crônicas de Excalibur de Jean-Luc Istin e Alain Brion é uma HQ difícil de ser apresentada para os leitores. Não porque ela seja complexa, mas porque é difícil falar dela sem entregar detalhes que estragam a experiência.Você só precisa saber que a saga da Excalibur ganha uma roupagem Celta e que possui diversas modificações (muito interessantes) quando comparada com a história original.  A diversão é embarcar na proposta da trama e tentar descobrir para onde o autor está levando essa história – que só ganha contornos ainda mais épicos por conta da arte. Uma HQ incrível que – me arrisco a dizer – é uma das melhores adaptações dessa lendária história para os quadrinhos!

Avaliação: Excelente!

Quer conhecer uma HQ nacional que adapta o conto do Rei Arthur? Confira a HQ Lâmina Azulada!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade