Ultimato do Bacon

Conan Omnibus Vol 1 – O Nascimento da Lenda – O Ultimato

Em 12 de Ago de 2021 3 minutos de leitura
Conan Omnibus Vol 1 - O Nascimento da Lenda O Ultimato (1)

Confira a review de Conan Omnibus Vol 1 – O Nascimento da Lenda, lançado pela editora Mythos

 

Durante um tempo, os direitos de publicação do Cimério saíram da Marvel e caíram nas mãos da Dark Horse. Foram 15 anos de publicação (de 2003 a 2018), contabilizando um 240 edições single issue (contando mini series e one shots). E é justamente esse material que a editora Mythos está trazendo aqui para o Brasil. Elas seguem os mesmos moldes dos omnibus do Hellboy (com exceção do papel que comentarei mais pra frente). Capa cartão com laminação, tamanho aproximado de 16×27 cm e quase 500 páginas. Serão 8 volumes, numa periodicidade semestral.

 

Conan Omnibus Vol 1 – O Nascimento da Lenda – O Ultimato

 

Esses omnibus foram organizados em ordem cronológica da vida do personagem. No prólogo, uma caravana de um príncipe árabe descobre uma estátua do cimério, e alguns manuscritos contando seus feitos. Então, acompanharemos, cronologicamente, esses fatos sendo contados por Wazir, o conselheiro do príncipe, que aos poucos vai traduzindo os papiros e relatando a seu soberano as aventuras de Conan. Logo na primeira história, intitulada Nascido no Campo de Batalha, você se deparará com o nascimento de Conan (e aqui eu falo literalmente), seus passos enquanto criança, sua adolescência e o começo de sua vida adulta.

É maneiro demais ver seu amadurecimento e acompanhar como ele se tornou um guerreiro ímpar. Nessa primeira história a arte fica por conta de Greg Ruth, e é boa demais! Tem uma pegada bem suja, com bastante textura e viradas de página excelentes. Gostei bastante!

Conan Omnibus Vol 1 - O Nascimento da Lenda O Ultimato (1)A excepcional arte de Greg Ruth em Conan Omnibus Vol 1

A segunda história, intitulada A Filha do Gigante de Gelo, é uma adaptação de um conto original de Robert E. Howard, criador do personagem. Esse conto está presente no livro 2 lançado pela editora Pipoca e Nanquim. A partir daqui quem toma as rédeas nos traços é Cary Nord, com uma arte deslumbrante e uma colorização magnífica de Dave Stewart.

Conan Omnibus Vol 1 - O Nascimento da Lenda O Ultimato (1)O lindo traço de Cary Nord em Conan Omnibus Vol 1

Ao longo de todo o material, Kurt Busiek apresenta uma narrativa bem focada no texto, fazendo você experimentar a sensação de que está realmente lendo os contos de Howard. Os roteiros são primorosos e tendem a explorar de uma forma mais filosófica o personagem e os ambientes em que ele se encontra, bem diferente do personagem na “era Marvel”, que tem uma pegada mais heroica.

Kurt Busiek, autor da já clássica Marvels, simplesmente arregaça! O texto que o ele entrega é primoroso, gostoso de ler, com peso e diálogos críveis. Apesar de ser bem carregado, em momento algum é enfadonho.

No entanto, como dizem por aí, nem tudo são flores. A edição tem alguns probleminhas: muitas vezes o balonamento está mal-feito, o texto vaza pra fora da caixa de recordatório ou do balão de falas. O papel escolhido foi o couché, mas de uma gramatura bem baixa. Por vezes chega a dar sombra na páginas de trás.

Eu entendo que, para conseguirem chegar nesse valor bem acessível, tiveram que optar por esse papel mais fininho…, mas fato é que o gibi fica molengão. Na minha edição, a laminação da quarta capa veio meio solta, e conforme fui lendo e manuseando, ela saiu ainda mais…

Conan Omnibus Vol 1 - O Nascimento da Lenda O Ultimato (1)

Enfim, esse primeiro omnibus da Mythos é uma boa porta de entrada se você nunca leu Conan. Os contos que Busiek desenvolveu são muito legais e eu recomendo bastante. Apesar de ter bastante texto, nem de longe ele chega a ser verborrágico e a leitura flui!

Confira nossas outras matérias sobre quadrinhos clicando aqui!

Avaliação: Excelente!

Compre Conan Omnibus Vol 1 – O Nascimento da Lenda clicando na capa abaixo! 

Conan Omnibus Vol 1 - O Nascimento da Lenda O Ultimato (1)

Assista essa análise no canal do Review Express:

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Kim Martins
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade