Ultimato do Bacon

O Último Dia no Vietnã de Will Eisner – O Ultimato

Em 31 de Jan de 2022 3 minutos de leitura
O Último Dia no Vietnã de Will Eisner - O Ultimato (2)

No ano 2000, o lendário artista Will Eisner brindava o mundo com a HQ O Último Dia no Vietnã. A obra apresenta uma coletânea de contos que mostram a história de soldados que o autor conheceu (ou ouviu sobre) no tempo que esteve envolvido com o exército.

Vale salientar que o autor começou o serviço militar em 1942 e seguiu envolvido com o exército até um pouco depois de 1967 – Eisner esteve presente na Coréia e no Vietnã e chegou a fazer uma longeva publicação em quadrinhos, “Army Motors”, que ajuda os soldados a aprender situações básicas de guerra como: consertar cadarços do coturno, passar informações sobre zonas de pouso de helicópteros e até como limpar e manter sua arma bem preservada.

A HQ O Último Dia no Vietnã de Will Eisner conta com 06 contos curtos que se passam durante a guerra (não necessariamente no Vietnã). São eles: “O Último Dia no Vietnã”, “A Periferia”, “A Baixa”, “Um Dia Monótono na Coréia”, “Trabalho Pesado” e “Um Coração Púrpura para George”.A HQ foi publicada no Brasil pela Devir em 2001. 

Confira também nosso review de Um Contrato com Deus de Will Eisner!

O Último Dia no Vietnã de Will Eisner - O Ultimato (3)

O conto sobre o militar que está prestes a voltar pra casa é um dos mais cativantes da HQ O Último Dia no Vietnã de Will Eisner

As Tramas de O Último Dia no Vietnã de Will Eisner

Por mais que o tema da HQ O Último Dia no Vietnã de Will Eisner seja a guerra, não é a ação dos fronts de batalha que ganham as páginas dessa obra. Eisner está mais preocupado em explorar o psicológico dos soldados que enfrentam, dia após dia, situações estressantes.

Temos desde soldados loucos para retornar para casa até soldados que, inconscientemente ou conscientemente, desejam realizar atos de bravura e estar no centro do combate. O moral das tropas e as relações de amizade e companheirismo desenvolvidas durante a guerra também são alvo dos roteiros do autor.

Por mais que todas as histórias sejam, de uma forma ou de outra, impactantes (principalmente se pensarmos que são experiências que o autor viveu) vale dizer que temos duas que se destacam e mostram todo o potencial do autor

O Último Dia no Vietnã de Will Eisner - O Ultimato (1)

A história muda de 6 páginas “A Baixa” mostra um soldado que não aprende com seus erros

“O Último Dia no Vietnã” é o conto de 28 páginas que dá nome a HQ e mostra um militar que leva um civil (aparentemente o próprio Eisner) para conhecer uma base no Vietnã. Esse militar, que parece super confiante em uma vitória americana, está empolgado para voltar para casa e aquele é seu último dia e sua última missão.

O que parecia simples se complica rapidamente com um ataque à base que está sendo visitada… Além do roteiro surpreendente, a HQ inova ao mostrar a história sob o ponto de vista do militar que acompanha a visita de forma que o tempo todo ele dialoga diretamente com o visitante (e com o leitor).

“Um Coração Púrpura para George” é o conto de 10 páginas que fecha a edição. Nele vemos a história de um soldado que estava no quartel general onde nada acontece. Esse soldado tinha o (péssimo) hábito de se embebedar todo domingo, e com a bebedeira ele sempre comete o mesmo ato irresponsável.

Consistemente, todo domingo. Para sua sorte, seus amigos sempre o salvam, mas o que acontece quando eles não puderem ajudar George? Um conto magnético que, para mim, é o melhor de toda a publicação!

O Último Dia no Vietnã de Will Eisner - O Ultimato (4)

George se embebeda e comete um ato irresponsável no conto da HQ O Último Dia no Vietnã de Will Eisner

O Último Dia no Vietnã de Will Eisner é uma HQ de guerra que não está preocupada em mostrar os combates e a ação no front de batalha. Eisner cria contos simples e lineares que mostram mais do estado psicológico de cada soldado e militar que aparece na trama.

Vemos as emoções desses soldados mudarem de acordo com a situação e é incrível como o autor consegue nos mostrar a fluidez de sentimentos que as pessoas podem ter em situações constantes de estresse. 

Uma ótima pedida para quem quer ver um trabalho de Will Eisner com uma pegada menos urbana mas que ainda trata e fala muito do cotidiano.

Avaliação: Excelente!.

Compre O Último Dia no Vietnã de Will Eisner clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

UB Escombros o Status de Knuckle 1 PRINCIPAL

Escombros o Status de Knuckle (2012) – O Ultimato

16 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade