A dica de hoje é o segundo capítulo da saga de John Wick, John Wick: Um Novo Dia Para Matar (John Wick: Chapter 2, 2017). Se você ainda não conhece a saga do personagem, confira antes nossa recomendação do primeiro capítulo. E não deixe de conferir nossa crítica de John Wick 3 – Parabellum.

Novamente, para quem não gosta de filmes de ação, tiroteio e perseguições de carro, pode procurar outra das Dicas de Streaming aqui.

Conheça mais sobre a história de Um Novo Dia Para Matar

E vamos lá. O segundo capítulo também é magistralmente dirigido por Chad Stahelski, que parece a cada filme do personagem se aperfeiçoar na direção, nos ângulos e coreografias de lutas, solicitadas para o elenco e produção. Stahelski aperfeiçoa a cada filme a violência das cenas e a plasticidade da obra… Até mesmo nas batidas de carro e atropelamentos!

Além disso, o clima neo-noir da saga é intoxicante. A escolha da ambientação dá um pequeno ar expressionista em algumas cenas que se favorecem ainda mais nas locações italianas da produção.

Nesse segundo capítulo, motivado pelo sucesso de bilheteria do primeiro, nota-se que o orçamento foi um pouco maior. E isso fez bem, não somente à produção, mas à mitologia do personagem. Aqui, vemos a introdução das promissórias.

Suponha que alguém salvou sua vida. Na mitologia desse universo, você deveria entregar uma promissória a essa pessoa: um medalhão marcado com seu sangue, simbolizando sua dívida eterna. E quando, por algum motivo, essa pessoa precisar de você, basta apresentar a promissória para que seja paga. Sem desculpas.

Esse é o mote de John Wick: Um Novo Dia Para Matar. O filme começa na esteira do primeiro e suas primeiras cenas parecem um pós-créditos do capítulo um. Em seguida, John é cobrado por uma promissória que ele entregou e aí o filme passa a ter uma nova característica. A Alta Cúpula é citada pela primeira vez; os elementos da mitologia Wick começam a aparecer mais e mais; o sommelier do Continental; o alfaiate; as moedas, mais evidentes; as promissórias; e o Continental Roma, mostrando a escala mundial da organização que controla a Camorra, a Cosa Nostra, a Vory V Zakone, a Tríade e outras grandes organizações criminosas do mundo.

Contrariando a “regra” de trilogias (mesmo porque, com o capítulo 4 confirmado, a franquia Wick não é uma trilogia), este segundo capítulo é talvez o mais fraco dos três. Ele funciona como um filme de transição entre a crueza e simplicidade do primeiro e a complexidade e escala do terceiro, ficando entre os dois mundos. No entanto, por incrível que pareça, o longa não se repete.

A nova escala e o maior orçamento mudam bastante o estilo do filme e a introdução de novos personagens também ajuda bastante a injetar novas linhas narrativas, ainda que a ação continue impressionantemente irrefreável. Evoluir sem perder a essência.

Embora o filme siga com fortes aspectos urbanos, sua escala já é bem maior. No entanto, o ponto forte continua sendo a coreografia das lutas e técnicas de tiro. Não perca John trocando o pente de um uma pistola com a perna e apenas uma das mãos, além de finalmente vermos o assassino duplicar seu famoso feito de “matar três caras com um lápis”.

Como sempre e especialmente após a presença do sommelier, múltiplas armas utilizadas e pequenas referências à Matrix (1999), que parece ser uma fixação do diretor.

Talvez a pequena previsibilidade de algumas cenas fizesse John Wick: Um Novo Dia Para Matar perder um bacon, mas a atuação exagerada exagerada e a presença de Laurence Fishburne como o “Morpheus Mendigo” e o canastríssimo Ian McShane como Winston recuperam o ponto perdido com louvor. 5 bacons: trilha sonora excelente, fotografia belíssima, locações que te convidam à visita e muito mais.

Sigo insistindo que é a melhor hora para se conferir os longas e correr pra ver a terceira parte nos cinemas.

 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais Dicas de Streaming!

 

John Wick: Um Novo Dia Para Matar está disponível na Amazon Prime Video! Atualização: Este título não está mais disponível nos serviços de streaming.

John Wick: Um Novo Dia Para Matar (Prime Video) - Dicas de Streaming 1

Trailer:

Confira nossas outras Dicas de Streaming!


Créditos:

Texto: Alexandre Baptista

Imagens: Reprodução

Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 14 de junho de 2019. Atualizado em 09 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!