Ultimato do Bacon

Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere – O Ultimato

Em 3 de Nov de 2023 4 minutos de leitura

Uma vez mais o Universo DC enfrenta um problema cósmico de proporções épicas! A Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere é essencialmente um grande evento multiversal da DC que tem tanto impacto (em termos de narrativa!) quanto suas antecessoras mas aqui temos uma diferença fundamental: Batman, Superman e Mulher-Maravilha cedem o protagonismo para uma nova geração de heróis que precisa descobrir como lidar com um problema dessa magnitude antes que seja tarde demais!

Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere teve originalmente 7 edições que foram lançadas entre 2022 e 2023 – isso sem contar o grande volume de tie-ins que complementam a história. A Panini Comics lançou tudo isso, tie-ins incluídos, em 7 edições capa cartão que contém entre 112 e 150 páginas cada. Tudo que você precisa do evento está nessas edições!

Dica para o leitor: Estamos falando de uma das grandes crises da DC e por isso mesmo é importante que o leitor tenha alguma bagagem de leitura para entender o que está acontecendo. Confira nossa matéria O que ler para entender a Crise Sombria das Infinitas Terras e saiba o que ler antes de mergulhar nesse mega evento!

Crise Sombria 2

Jon Kent assume o papel de protagonista na HQ Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere

A Trama da HQ Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere

Se você pertence ao grupo de leitores que estava sentindo falta de uma “crise” mais tradicional, depois da incomum Death Metal, vale dizer que o trabalho de Joshua Williamson e Daniel Sampere tem tudo para te agradar. O tema legado e os elementos clássicos das crises voltam ao coração da história e o que temos é uma trama bem executada com todos os elementos reconhecíveis que tanto gostamos. É bem verdade que a história peca no quesito inovação, mas esse é aquele “feijão com arroz” bem feito, sabe? Entrega tudo que o leitor de quadrinhos da DC espera!

A trama começa após a morte da liga da justiça e o que temos é um mundo em ebulição: os vilões estão testando os limites e os heróis ainda estão descobrindo o que fazer – dividindo-se entre o pesar da perda e a incerteza do caminho que deve ser seguido. Jon Kent, o filho do Superman, decide que o mundo não deve permanecer sem uma Liga e tenta formar um novo grupo – atividade que é interrompida por um ataque massivo de Slade aos Titãs. É tudo muito rápido e nossos heróis estão tendo claras dificuldades para se reagruparem.

Slade acaba sendo, em um primeiro momento, o grande antagonista mas ele não está normal: comanda uma irmandade de vilões e parece mais cruel do que nunca – e é aqui que descobrimos que não é só a falta da Liga que está atiçando os vilões: um novo vilão cósmico está fazendo seus planos se desenvolverem e ele tem ligação direta com a 1ª grande crise!

Crise Sombria 3

Uma formação da Liga inusitada aparece na HQ Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere

Enquanto o mundo vai de mal a pior e a nova Liga de Jon recorre a Adão Negro, descobrimos que a Liga da Justiça original não morreu (você sabia que eles estavam vivos né?) e estão presos em mundos criados especialmente para eles. Alguns tie-ins mostram os mundos de cada um dos heróis e é interessante perceber que a tática do misterioso vilão se assemelha muito a de Mongul na lendária HQ Para O Homem Que Tem Tudo de Alan Moore.

E a partir desse ponto a história se desenvolve em várias frentes com alguns heróis tentando conter os danos, outros tentando salvar a Liga e outros tentando derrotar o misterioso e poderoso oponente. O bacana é que Joshua Williamson deixa o clima sempre com aquele ar aventuresco que tem pitadas de esperança em seus diálogos. O debate sobre legado volta ao centro da “crise” e temos Asa Noturna e Jon Kent participando ativamente da história com Lanternas Verdes, Flashes e outros heróis – todos tendo um bom espaço para brilhar – em especial nos tie-ins (bons e interessantes em sua maioria).

A arte de Daniel Sampere entrega o que é esperado com um traço icônico e bem definido que me remeteu muito a Crise Infinita de 2005 (uma de minhas favoritas). O desenvolvimento da trama é muito bem feito e os heróis agem dentro daquilo que se espera de cada um deles.

Crise Sombria 4

Slade é um dos grandes vilões da HQ Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere

É inegável que essa crise tem uma estrutura idêntica aos grandes eventos anteriores com vilões se aproveitando de fraquezas dos heróis e o caos sendo “coroado” com um grande inimigo cósmico. A diferença aqui é justamente a ausência da Liga. Esse vácuo de liderança gera bons debates e boas interações que são sempre acompanhadas de muita ação – o evento é frenético e não há muito tempo para calmaria. Vale elogiar o esforço de Joshua Williamson em explicar o máximo possível do universo cósmico da DC de forma a deixar novos leitores menos perdidos.

Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere é uma HQ que entrega exatamente aquilo que se espera dela: ação, bons momentos heróicos, esperança e debates sobre legado – tudo isso regado a muitos elementos clássicos da editora e cenas icônicas que vão marcar o leitor. Vale repetir o que dissemos no começo: essa obra é uma espécie de volta às origens no que diz respeito às crises e a excelente execução faz com que ela funcione mesmo sem grandes surpresas ou inovações.

Crise Sombria 5

Jon Kent tenta segurar alguns dos mais poderosos vilões da DC em Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere

Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere é uma carta de amor ao legado da DC e ao começo dos grandes eventos. Os leitores antigos, como é o meu caso, irão se divertir revendo personagens e objetos clássicos voltarem ao centro de uma grande trama. A nostalgia provocada pelo tema se soma a um ótimo desenvolvimento para entregar uma trama funcional que, mesmo sem surpreender, é capaz de entreter e emocionar aqueles que têm conexão com esse universo.

Se você é um fã das crises da DC, mergulhe sem medo nessa aventura!

Conheça as grandes histórias da editora das lendas na nossa matéria Melhores HQs da DC Comics

Avaliação: Bom!

Compre Crise Sombria das Infinitas Terras de Joshua Williamson e Daniel Sampere Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade