Ultimato do Bacon

Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo – O Ultimato

Em 9 de Ago de 2023 3 minutos de leitura
Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (3)

Uma das duplas de quadrinistas mais amadas dos fumettis entrega uma incrível coletânea com 5 histórias curtas nessa obra. Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo se destaca pela sensibilidade das tramas e pela diversidade de temas: cinema, cotidiano, acontecimentos históricos, ficção científica e mais ganham espaço. Esses breves contos tem aquela característica de virada final de roteiro que é capaz de ressignificar toda a leitura – tudo extremamente bem pensado e bem feito!

Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo chegou ao Brasil em 2003 na quinta edição da extinta coleção Opera Mundi. A obra foi originalmente publicada na Itália no ano 2000 na publicação Luci e Ombre.

Dica para o leitor: A extinta coleção Opera Mundi é uma ótima pedida para os fãs de Berardi e Milazzo que não conhecem trabalhos da dupla fora do clássico Ken Parker. Temos, além de “Contrastes”, os títulos: “Marvin – O Caso de Marion Colman”, “Tom´s Bar”  e “Noturno”. Ótima oportunidade de ver os dois quadrinistas trabalhando juntos em obras com temática diversa!

Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (4)

O Gordo e o Magro protagonizam uma das histórias da HQ Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo

As Tramas da HQ Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo

As cinco histórias presentes nesta edição são boas e tem a capacidade de nos fazer refletir. Mas é inegável que a narrativa mais longa que abre a edição, “O Hino”, é a que conquista o coração dos leitores. A obra resgata os icônicos Gordo e o Magro e os coloca em uma trama cotidiana que arranca risadas e lágrimas com a mesma eficiência até culminar em um final inesperado mas que faz muito sentido.

Nessa trama de 24 páginas vemos os dois personagens se conhecendo e se metendo em situações divertidas e tristes. Os marcantes diálogos entre os dois impressionam por misturar melancolia com uma praticidade que é comum nas ruas. O companheirismo que vai nascendo no decorrer das páginas é a grande estrela de um roteiro que mostra o encontro de duas pessoas que não tem nada até que conectam-se um ao outro.

Vale repetir e ressaltar o que dissemos acima: trama de uma sensibilidade fora do comum!

Contrastes Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (2)

O cotidiano de dois personagens “práticos” ganham as páginas da HQ Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo

As outras 4 narrativas da HQ são bem curtinhas e a exceção de “Superfly” (que tem 8 páginas) se desenrolam em apenas 4 páginas. Apesar de curtas, é interessante perceber que elas são totalmente diferentes umas das outras e que conseguem causar uma impressão forte mesmo em tão pouco espaço.

“A Conquista do México”, segunda trama da edição, é um ótimo exemplo. Na narrativa acompanhamos um ritual de sacrifício que está sendo feito por um dos povos locais. Esse sangrento ritual contrasta com um outro “ritual” que está sendo feito pelos europeus conquistadores/libertadores. Não falarei mais para não dar spoilers, mas o curto conto é um “soco no estômago” e fica na cabeça.

A terceira história de destaque na minha opinião é a chamada “Superfly”. Apesar de contar com 8 páginas, a narrativa é tão curta quanto as outras e ela é um verdadeiro espetáculo com o movimento do traço de Ivo Milazzo ganhando os holofotes.

A trama mostra um garoto fazendo acrobacias e brincando após ler uma edição da revista Superman. Apesar de não ter uma mensagem tão “forte” quanto as duas histórias que citei acima, a leitura é válida demais pelos belos quadros de Milazzo que dão vida a essa história muda.

As duas histórias restantes “Driiinn” e “A Sombra Chinesa” são difíceis de serem definidas sem spoilers. Podemos dizer que elas mantêm a ideia de “virada final de roteiro que ressignifica a leitura” enquanto abordam situações mais próximas do cotidiano. São boas histórias e não deixam o nível cair!

Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (1)

Vemos um ritual de sacrifício na HQ Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo

Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo é uma ótima pedida para os leitores que são fãs da dupla de Ken Parker. A versatilidade das tramas é acompanhada por roteiros potentes e arte impressionante. Uma leitura ágil e curta que agradar leitores que buscam narrativas capazes de gerar impacto e fazer refletir. 

Se você é fã de Ken Parker e da dupla Berardi/Milazzo, confira a entrevista exclusiva que fizemos com Ivo Milazzo em Uma Conversa com Ivo Milazzo (Ken Parker).

Avaliação: Excelente!

Compre Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo Clicando na Capa Abaixo:

Contrastes de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade